Atualmente, o LinkedIn possui mais de 260 milhões de usuários ativos mensalmente. Assim, se consolidou como a maior rede do mundo para networking e conexões de negócios. O crescimento acelerado demonstra que investir em estratégias de LinkedIn para empresas B2B é essencial para obter inúmeros benefícios.
Até bem pouco tempo, era comum que o LinkedIn despertasse a curiosidade de alguns e a desconfiança de muitos. Afinal, qual é o objetivo dessa rede? Como utilizá-la? Aos poucos, fomos aprendendo. E hoje já sabemos que, como tudo na vida, cada coisa tem seu lugar, não é verdade? Amizade, namoro, piada, meme e, por que não, assuntos profissionais e negócios!
Então, ao invés de se perguntar por que utilizar a rede, é hora de dominar as estratégias de LinkedIn para empresas B2B. Vamos lá?
Estratégias de LinkedIn para empresas B2B
Produza conteúdo social
Entre as diversas estratégias de LinkedIn para empresas B2B, está a produção de conteúdo. A rede permite compartilhar de artigos a slideshows e vídeos.
Quer uma motivação para isso? O LinkedIn é responsável por mais de 50% do tráfego social para sites B2B. Ademais, é considerado a fonte de conteúdo mais verossímil. Por isso, 98% dos profissionais de marketing de conteúdo utilizam a rede, especialmente para marketing B2B e geração de leads.
Mas, claro, é preciso criar conteúdo de valor, prestando atenção aos interesses de quem faz parte dessa rede. Felizmente, o próprio LinkedIn aponta um norte:
- 60% dos membros estão interessados em insights do setor.
- 53% estão interessados em notícias da empresa.
- 43% estão interessados em novos produtos e serviços.
Lembre-se: as melhores estratégias de LinkedIn para empresas B2B dependem de direcionar o seu conteúdo.
Estude o seu público e a sua persona, seja consistente e mantenha a periodicidade das postagens. Não se esqueça de explorar o recurso das imagens. E, como se trata de uma rede voltada para negócios, aposte em um tom mais corporativo – sem ser enfadonho ou sério demais.
Como exemplo, dê uma conferida nos conteúdos do Pedro Costa.
Publique artigos
A publicação de artigos é uma das mais importantes estratégias de LinkedIn para empresas B2B. Escolha temas relevantes para o seu nicho, conteúdos educativos e análises de mercado. Inclua um saldo dos seus melhores artigos de blog, ofertas e notícias relacionadas à indústria.
Dica de ouro: é essencial falar de temas pertinentes às dores e necessidades do seu consumidor, e não sobre quão incrível é sua empresa.
Use a newsletter do LinkedIn
Tem novidade entre as estratégias de LinkedIn para empresas B2B. Em março deste ano, a plataforma liberou o recurso de newsletter para empresas. Trata-se de uma extensão dos artigos do LinkedIn Pulse.
Com a newsletter, seus leitores se tornam assinantes e recebem notificações toda vez que houver novos conteúdos. Você pode definir a frequência – diária, semanal ou mensal. O artigo também é enviado para a caixa de entrada do endereço de e-mail vinculado à conta do LinkedIn.
Por enquanto, apenas páginas qualificadas conquistaram acesso ao recurso de newsletter. Os requisitos incluem:
- possuir mais de 150 seguidores;
- ter compartilhado conteúdo original recentemente;
- cumprir as Políticas para Comunidades Profissionais.
As vantagens da newsletter do LinkedIn incluem:
- relacionamento recorrente e duradouro com o leitor;
- fixação da marca no dia a dia do cliente;
- entrega de conteúdo relevante, auxiliando na jornada de compra;
- aumento das visitas em conteúdos do blog e outros canais.
Confira a newsletter do Bill Gates:
Invista em anúncios
Assim como outras redes, as estratégias de LinkedIn para empresas B2B incluem uma ferramenta para criar e gerenciar campanhas de anúncios na plataforma: o LinkedIn Ads.
Aliás, o LinkedIn Ads permite aprofundar a segmentação dos anúncios. É possível filtrar o seu público de acordo com diversos fatores:
Localidade: único campo obrigatório.
Público: selecione seu público combinando vários filtros de segmentação. Veja os critérios:
- Empresa: conexões, seguidores, setor, nome e tamanho da empresa.
- Dados demográficos: faixa etária, gênero e localização do profissional.
- Formação acadêmica: formação, áreas de estudo e instituições de ensino dos usuários.
- Experiência: função, nível e anos de experiência, cargo e competências do usuário.
- Interesses: interesses de grupos e usuários.
Há ainda outras funções a serem exploradas na ferramenta. Uma delas é o retargeting dos visitantes do site, por exemplo. Além disso, você pode carregar listas de transmissão para a plataforma. E ainda há o recurso de seleção de contatos com base nas ações deles em relação à sua marca.
Quanto aos formatos disponíveis para anunciar no LinkedIn Ads, você pode optar pelos que listamos abaixo.
Sponsored Content
O Sponsored Content aparece no feed do usuário, intercalado com as postagens de pessoas que ele segue. A tag “patrocinado” vem logo abaixo do nome da marca. São diversos os recursos que podem ser empregados nesse modelo, incluindo vídeos, imagens estáticas ou carrosséis. Desse modo, aumentam as conversões, a quantidade de leads qualificados e a reputação da marca.
Sponsored InMail
O InMail é um canal de comunicação privado do LinkedIn. Entre os objetivos dessa ferramenta, podemos citar:
- divulgação de eventos;
- testes gratuitos de produtos;
- instrução do público sobre o produto.
Quanto às possibilidades do InMail, há os botões com CTAs nas mensagens, além de conteúdos interativos – por exemplo, links ou formulários para geração de leads. Ademais, é possível monitorar quem interage com o material.
Text Ads
Você já ouviu falar dos Text Ads? Esses anúncios se localizam na coluna direita do LinkedIn. Consistem numa miniatura de imagem, num título e num breve texto descritivo. O recurso produz tráfego para sites, redes sociais e outros conteúdos.
Dynamic Ads
Com essa ferramenta, há a possibilidade de criar anúncios individualizados em grande escala. E como funciona? Tais anúncios incluem tanto a sua imagem como os dados do seu perfil, e têm os seguintes objetivos:
- Divulgar sua marca ou seu conteúdo.
- Gerar tráfego.
- Converter novos clientes.
São quatro formatos do Dynamic Ads:
- Follower Adsense: obtém novos seguidores, para que seus posts apareçam organicamente no feed.
- Anúncios de conteúdo: gera leads a partir de materiais disponibilizados para download.
- Spotlight Ads: produz tráfego por meio da divulgação de eventos e cursos, por exemplo.
- Anúncios de vagas: conquista novos talentos.
Para encontrar as soluções ideais e analisar os resultados, é importante fazer o teste A/B. O próprio LinkedIn assegura o melhor gerenciamento das campanhas, para otimizar o uso do tempo e do orçamento com os leads certos.
Linkedin Sales Navigator
O Linkedin Sales Navigator também faz parte das estratégias de LinkedIn para empresas B2B. Essa é uma ferramenta específica para B2B, aliás. O intuito é criar relacionamento e converter vendas.
Conheça os recursos oferecidos pelo LinkedIn Sales Navigator:
- Mensagens de InMail: possibilita o envio de mensagens (inbox) para potenciais clientes, mesmo que não sejam uma conexão.
- Pesquisa avançada de Lead Builder: aqui começa a sua prospecção de clientes. No menu de navegação, você obtém todas as opções de filtro/busca inteligente – como palavras-chave, empresa atual, cargo, entre outros parâmetros para refinar sua busca e extrair resultados relevantes.
- Recomendações de potenciais clientes e potenciais clientes salvos: permite descobrir pessoas e “armazená-las” para trabalhar uma ação posterior.
- Otimização do recurso de quem viu o seu perfil: visualize o perfil dos usuários que se interessaram pelo seu perfil nos últimos 90 dias.
- Pesquisa de perfis ilimitada: esse recurso vale ouro! Mas só vale até conexões de terceiro grau.
- Informações de vendas em tempo real: receba um panorama de vendas e potenciais clientes.
Como vimos, as estratégias de LinkedIn para empresas B2B são poderosas e sob medida para atingir o público certo para seu negócio. É hora de começar a inseri-las em seus esforços de marketing digital, concorda? Se precisar de ajuda, conte com a Elévon.
Entre em contato com a gente, e juntos vamos definir as melhores estratégias para o seu negócio!
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