Hoje em dia milhares de empresas estão presentes na rede social, mas muitas delas não aproveitam as ferramentas disponíveis para potencializar o negócio. Ao anunciar no Facebook sua empresa pode atrair novos clientes, aumentar o reconhecimento da marca, realizar vendas, entre outras ações.
O investimento na rede social vale ainda mais a pena quando somado a uma estratégia de marketing digital completa com ações de marketing de conteúdo e SEO. Com isso, as chances de atrair o público-alvo e gerar leads qualificados são ainda maiores. Além disso, há outros motivos para anunciar no Facebook, veja abaixo quais são eles!
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1 – A ENORME quantidade de usuários
O Facebook possui uma grande audiência, são mais de 1 bilhão de usuários em todo mundo. Além disso, essa é a rede social preferida dos brasileiros, um sinal disso é que 8 em cada 10 pessoas estão conectadas à ela. São 99 milhões de usuários ativos mensais de acordo com dados de janeiro de 2016.
O perfil do público presente nas redes sociais é diverso, sendo a grande maioria composta por pessoas entre 15 e 44 anos, que permanecem conectadas por mais de 9 horas semanais de acordo com dados do relatório Futuro Digital em Foco Brasil 2015.
Diante desses números fica claro que a quantidade de potenciais clientes na rede social é enorme, o que torna o Facebook uma plataforma atrativa para anúncios e negócios.
2 – Investimento acessível
Engana-se quem pensa que anunciar no Facebook só é possível para grandes empresas. Pequenas e médias empresas também encontram espaço por lá, e o investimento é acessível, visto que a taxa mínima para um anúncio é de U$ 2,50. Contudo, o retorno será condizente ao valor aplicado.
Nós já falamos aqui quanto custa anunciar no Facebook, mas é preciso ter em mente que o investimento irá variar de acordo com o objetivo e a otimização da campanha. Para garantir que o dinheiro seja aplicado corretamente e traga resultados satisfatórios é importante ter uma boa estratégia, utilizar os filtros para segmentação do público e analisar os resultados frequentemente.
3 – O alcance orgânico é baixo
A quantidade de usuários ativos no Facebook é enorme, e para alcançar uma parcela desse público sua empresa precisa ter um fan page e fazer um trabalho contínuo e duradouro com publicação de conteúdo relevante.
No entanto o alcance orgânico das postagens é baixo. Nos últimos anos o Facebook diminuiu o alcance das páginas priorizando as publicações de amigos e conteúdo considerados mais relevantes para os usuários. Desse modo, para conseguir visibilidade dentro da rede é necessário investir em anúncios para impulsionar o crescimento da página.

Com o aumento no número de curtidas e conteúdo relevante, sua página gera maior engajamento com os fãs, o que faz com que suas postagens sejam visualizadas por outros usuários.
Além disso, a fan page é um bom canal de relacionamento. Com ela você esclarece dúvidas, interage com seu público e o educa. Mesmo que o usuário não esteja em um estágio de compra, a curtida na página se torna um vinculo com ele, e futuramente você poderá levá-lo até a próxima etapa do funil de vendas.
4- Alto poder de segmentação
A segmentação é uma das ferramentas mais relevantes aos criar uma campanha de anúncios dentro do Facebook, sendo possível direcionar seus anúncios de acordo com o perfil dos usuários.
Entre as opções de segmentação estão: a faixa etária, renda, formação, região e interesse, tais como moda, viagens, culinária, atividades físicas, etc.
Também há a possibilidade de criar um público personalizado a partir de dados de clientes ou de fãs da página, o que deixa sua campanha ainda mais direcionada.
A segmentação correta faz com que seus anúncios cheguem até um público qualificado com chances reais de interesse pelo seu negócio. Portanto, com a estratégia adequada, os anúncios no Facebook apresentam alta taxa de conversão.
5 – Geração de Leads
O Facebook também é excelente plataforma para gerar leads, isso porque, a criação de anúncios apresenta um alto poder de segmentação e formatos propícios para isso.
Se a sua empresa já trabalha com marketing de conteúdo, a rede social é uma ótima plataforma para divulgar o conteúdo e aumentar o trafego do site. Para gerar novos leads você também pode optar por anúncios para impulsionar o download de ebook, infográfico, webinar, etc.
Outra opção para gerar leads é utilizar o recurso do Leads Ads, um formato de anúncio no qual o usuário fornece dados pessoais sem sair da rede.
6- Diversos formatos de anunciar no Facebook
Além do Lead Ads, o Facebook possui outros formatos de anúncio para diferentes objetivos de marketing.
Por lá você tem a oportunidade de criar campanhas para aumentar o envolvimento com sua página e publicações, cliques e conversões no site, vendas, participação em eventos, instalação de aplicativos, entre outros.
Outra funcionalidade são os anúncios em vídeos que rodam automaticamente na timeline do usuário. Os vídeos geralmente têm alcance orgânico alto e esse formato de anúncio também pode trazer bons resultados dependendo da sua estratégia de marketing.
Outro formato de anúncio, utilizado principalmente por e-commerce, é o Remarketing. Esse tipo de anúncio consiste na oferta de algum produto ou desconto feito para usuários específicos que visitaram seu site, porém não concretizaram a compra.
7 – Informações sobre seu público
A rede social possui recursos de relatórios e métricas para que você analise o desempenho da fan page e dos anúncios.
Com esses relatórios é possível analisar o período que os fãs estão mais conectados, os tipos de publicações que despertam maior interesse e envolvimento, entre outros dados. Ao analisar e entender o perfil do seu público você tem condições de criar ações mais assertivas para sua estratégia digital.
Conhecer seu público-alvo também é essencial para otimizar campanhas e garantir melhores resultados com os anúncios.
Como vimos, há diversos motivos para sua empresa anunciar no Facebook. Independente de qual for o seu objetivo – seja para aumentar o alcance da sua fan page, gerar leads ou vender um produto – se utilizada corretamente, a plataforma irá apresentar bons resultados para o seu negócio.
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