Uma ferramenta como o CRM (Customer Relationship Management) contribui muito para as estratégias de marketing e vendas de uma empresa. Neste artigo, vamos trazer algumas dicas para implementar o CRM na organização. Acompanhe!
A solução oferece inúmeros benefícios para o negócio. Entre eles, estão os seguintes:
- Fidelização de clientes.
- Aumento da produtividade.
- Informações centralizadas.
- Aumento de ticket médio.
Vantagens de usar o CRM no seu negócio
Antes das dicas de como implementar o CRM na sua empresa, é interessante saber a importância e as vantagens da solução. Existem muitos benefícios de um sistema como esse para o negócio.
Aliás, a solução tem os objetivos de melhorar o relacionamento e de fidelizar os clientes existentes. Do mesmo modo, facilita também a prospecção de novos negócios. Ela funciona como uma base de dados que contém todas as informações dos seus contatos e armazena suas interações com eles.
Além disso, com um CRM, você pode registrar as necessidades e os problemas do cliente. Isso facilita o entendimento sobre o momento certo de oferecer seu produto ou um upgrade.
A ferramenta também permite que você acompanhe todas as interações do cliente ou lead com a empresa. Assim, torna-se mais simples analisar as preferências e saber como resolver os problemas dele. Entre as vantagens, podemos apontar ainda que ela:
- otimiza o tempo;
- melhora a produtividade;
- monitora a sua equipe de vendas;
- cria uma relação mais próxima com os contatos;
- promove a integração de equipes;
- é utilizado remotamente;
- centraliza informações;
- fideliza clientes;
- integra marketing e vendas;
- potencializa o aumento do ticket médio dos clientes;
- oferece mais poder gerencial ao líder de vendas.
Dicas para implementar o CRM
Certamente, é um grande desafio para os gestores implementar uma nova ferramenta na empresa. Principalmente se ela impactar a maioria das áreas. No entanto, o CRM traz vantagem competitiva para quem atua no mercado.
Ele também ajuda a aumentar as vendas sem perder a qualidade do atendimento. Por isso, algumas dicas para implementar o CRM podem ser úteis para ajudar a construir sua estratégia, evitando possíveis problemas.
Mapeamento do negócio e dos processos de vendas
Muitas empresas já têm seu negócio e seu processo de vendas mapeados. No entanto, uma das dicas para implementar o CRM é transformar essas informações em uma visão orientada para a solução. Além disso, é necessário identificar as reais necessidades da empresa e o contexto da ferramenta para o negócio.
Definição dos objetivos
Outra dica para implementar o CRM é definir os objetivos que a empresa deseja alcançar com a ferramenta.
- Reter clientes.
- Crescer em qualificação e rentabilidade.
- Reduzir custos.
Essas e outras metas precisam estar bem estabelecidas e alinhadas para que o processo final fique claro.
Apresentação da estratégia para a equipe
É muito importante que a nova cultura empresarial seja apresentada para todos os colaboradores. Contudo, a equipe envolvida no CRM precisa ser definida, assim como as responsabilidades que cada um terá no processo.
Além disso, é necessário estabelecer os níveis de acesso à ferramenta. E, por fim, organizar o ambiente: inserir dados e informar a todos os que utilizarão a ferramenta sobre os novos hábitos.
Escolha do tipo de CRM que será implementado
Aqui, a dica para implementar o CRM é escolher por qual você vai optar para a sua empresa. Existem dois tipos de ferramenta: a que funciona na nuvem e a local. Nesse caso, é interessante que você avalie as necessidades do negócio. Decida por aquela que melhor se encaixe no seu orçamento e no seu perfil.
A diferença entre os dois é que o sistema do CRM na nuvem é mais prático. Por ser totalmente online, não necessita de instalação. Além disso, esse modelo dispensa a necessidade de uma equipe de TI para manutenção. No entanto, é necessária uma ótima conexão com a internet para que a solução funcione adequadamente. Assim, ninguém corre o risco de perder o acesso durante a utilização.
Por outro lado, o CRM local tem um custo maior. Isso porque necessita de um servidor físico na empresa para que a ferramenta seja mantida. A solução também precisa de uma equipe de TI exclusiva para manutenção. No entanto, esse modelo garante um maior controle, assim como a segurança do servidor.
Mapeamento e configuração de processos
Nessa etapa, a dica é organizar as ideias e criar um esquema de atividades para cada processo. Aqui, será necessário identificar o responsável por cada área, os prazos e os resultados obtidos.
Essa dica para implementar o CRM é importante para entender o papel da ferramenta nas áreas envolvidas. Dessa forma, é possível criar o fluxograma das atividades de forma descomplicada.
Capacitação e treinamento dos membros da equipe
Todos os processos estão definidos, e a equipe foi dividida por responsabilidades. Chegou a hora de capacitar todos para compreenderem a dinâmica do negócio. Aqui, a dica para implementar o CRM é fazer o treinamento de acordo com o perfil comercial, operacional e administrativo. Afinal, cada time vai utilizar a solução para estratégias diferentes. Assim, precisa compreender como isso vai impactar a rotina e o alcance de resultados.
Nesse sentido, também é importante que cada área conte com os chamados superusuários. São colaboradores que devem dominar a solução da forma mais hábil possível.
Esse indivíduo terá papel fundamental para orientar a equipe. Isto é, será referência quando houver qualquer dúvida rotineira referente à utilização da ferramenta.
Implementação e monitoramento
Essa dica para implementar o CRM é muito importante e precisa de atenção. Essa fase é uma das mais desafiadoras para o negócio, pois impacta diretamente a rotina das equipes envolvidas. Além disso, trata-se de uma nova cultura a ser estabelecida na empresa.
Por isso, é necessário monitorar os indicadores de desempenho específicos para essa etapa. Eles indicam a evolução dos processos e da utilização da ferramenta, além do engajamento e das dúvidas mais comuns dos usuários. Com os ajustes finais, será possível garantir a eficiência do sistema.
Manutenção e monitoramento
Mais uma das dicas para implementar o CRM ou qualquer outra solução: é fundamental fazer a manutenção e o monitoramento da ferramenta para ter certeza de que está tudo funcionando perfeitamente.
Analise os resultados, verifique os processos e reduza as chances de prejudicar as estratégias. Se necessário, não hesite em fazer ajustes para acelerar o processo de vendas.
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