As mudanças de comportamento estão cada vez mais aceleradas. A economia precisa se adaptar rapidamente a essa aceleração e um reflexo disso é o comportamento do consumidor. E a geração de demanda moderna faz parte dessa tendência. Ela é fundamental para o processo de vendas.
Por isso, neste artigo, você vai entender que esse processo envolve muito mais do que uma estratégia. Envolve um compromisso de longo prazo entre empresas e clientes. Saiba como criar uma relação fiel. Leia agora!
O que é geração de demanda moderna?
Resumidamente, a geração de demanda moderna trata, entre outras coisas, de resolver um problema real do seu cliente. É preciso mostrar isso para os leads, para consumidores em geral e também para outras empresas.
Para que isso seja possível, algumas etapas devem ser cumpridas: atração, nutrição e qualificação de leads. Ou seja, como forma de impulsionar essa estratégia, é necessário agir constantemente. Essa ação vai desde os pontos de contato até as últimas fases da jornada do consumidor.
O principal objetivo deve ser sempre a conversão em vendas, isso é verdade. Mas também é fundamental tornar o consumidor fiel à marca e ao produto, mantendo um longo e duradouro relacionamento. Dessa forma, ele vai continuar comprando, e pode até virar embaixador da sua empresa, recomendando-a para outros consumidores.
Para construirmos essa estratégia, precisamos de três principais funções críticas de Marketing que se complementam, que é um mix específico de: Inbound/Outbound Marketing, Conteúdo e Automação de Marketing.
Assim como em outras áreas da vida, as pessoas também buscam segurança nas compras. Por isso, ter um cliente que indique sua marca é de grande valor. E essa é a principal diferença da geração de demanda em relação a outras táticas, além de uma mentalidade estratégica.
A abordagem moderna
O consumidor vem mudando seu comportamento ao longo do tempo e da evolução dos mercados. Atualmente, ele não busca apenas um produto do qual necessita, mas uma nova experiência em sua vida.
Esse é o grande desafio: atualizar estratégias é uma questão de sobrevivência. Principalmente em meio a esse mercado repleto de informações que chegam a qualquer momento e em todo lugar.
Essas novas ferramentas, utilizadas para atrair clientes, precisam ser planejadas e oferecer conteúdos relevantes. Para isso, mais do que nunca você deve conhecer seu cliente, investir em segmentação e em personalização no atendimento. Mas como fazer isso?
Com campanhas em tempo real, uso de informações detalhadas e, especialmente, engajamento de clientes por vários canais de comunicação. Seu cliente em potencial pode estar em qualquer um deles. Abaixo, separamos alguns componentes essenciais para uma abordagem de geração de demanda moderna. Acompanhe!
1) Mais qualidade e menos quantidade
Uma diferença expressiva entre a geração de demanda moderna e outras táticas é o marketing de precisão. Nesse aspecto, a priorização é para os leads e as contas qualificados.
Em vez de um grande volume de consumidores, o que se tem é um conhecimento mais profundo de cada um. E isso acontece pela análise dos dados fornecidos por ele. Assim, temos segmentação, personalização e um engajamento mais preciso.
2) Estratégia em conjunto
Quando temos conhecimento aprofundado dos nossos possíveis clientes, podemos trabalhá-lo em conjunto com decisores e influenciadores. Ou seja, o marketing não atua sozinho. Ele atua em parceria com o planejamento de vendas, as vendas e o pós-vendas. Aliás, todos seguem uma estratégia e operam em múltiplos canais: mídias sociais, e-mail, telefone, entre outros.
3) Marketing preditivo
Antes de saber como ele contribui para a geração de demanda moderna, vamos entender de onde vem esse termo:
- Ciência de dados é quando se extrai informações dos dados – seja por estatística, Inteligência Artificial, Analytics e outros.
- Marketing é o planejamento de produtos e serviços que podem interessar os consumidores. A partir disso, cria-se uma estratégia para usar em vendas, em comunicações e no desenvolvimento do negócio como um todo.
Então, a junção das duas coisas é o que chamamos de marketing preditivo. Trata-se da estratégia em que as empresas recebem recomendações do que fazer com base nessas análises. É como prever o que pode acontecer e tomar medidas antes que aconteça.
4) Marketing de conteúdo
Cada vez mais, os profissionais de marketing adotam tecnologias para criar conteúdo personalizado, interativo, atrativo – e o melhor de tudo: assertivo. A análise preditiva gera insights para a construção de novas estratégias que cativam o consumidor.
Além disso, toda a jornada de engajamento dos visitantes que acessam o material pode ser mapeada. Relatórios trazem muito mais que números de leitura do conteúdo. Trazem também detalhes como quais tópicos foram mais relevantes, tempo de permanência, entre outras métricas.
5) Abordagem integrada
Profissionais de marketing integram todos os canais digitais e até ações offline para gerar mais engajamento dos compradores. É preciso ser ágil e criativo. Afinal, a tecnologia permitiu uma infinidade de pontos de interação diferentes, e o desafio é atingir todos eles. Por isso, a importância de unir inbound e outbound.
6) Métricas
Poder mensurar e gerar relatórios eficientes para identificar se uma campanha está de acordo com seu consumidor é imprescindível. E a geração de demanda moderna proporciona mais do que isso. As métricas – como contatos, alcance, engajamento e velocidade – oferecem às equipes precisão sobre o impacto do trabalho.
Não ter essa visão detalhada da performance é o mesmo que não saber para onde está “atirando”. Assim, nenhuma estratégia pode ser eficaz: os profissionais de marketing estarão apenas gastando tempo e dinheiro.
7) Canais de natureza receptiva
Os canais de natureza receptiva tem como objetivo atender uma necessidade e em geral reflete em taxas de conversão muito superiores se comparado a outros. Por exemplo, o contato que do cliente de forma voluntária com a empresa para comprar algum produto ou também para esclarecer dúvidas, fazer elogios ou reclamações.
Essa é uma excelente oportunidade para a conversão em venda, já que diferente do atendimento ativo, que veremos abaixo, a pessoa já está interessada tendo a sua empresa como uma das opções claramente. Outra forma de atendimento através de canais de natureza receptiva é quando o cliente precisa de suporte técnico. Esse é um ótimo momento para garantir a satisfação dele.
Uma das maiores vantagens desse canal é que, durante o fluxo de atendimento, você pode descobrir a percepção dos consumidores sobre sua empresa e tirar como lição do que melhorar.
8) Canais de natureza ativa
Os canais de natureza ativa são muito importantes para a jornada inteira de compra. Eles podem criar uma memória funcionando como lembrança na cabeça dos consumidores. Ou seja, todos vão lembrar da sua marca, produto ou serviço quando quiserem resolver algum problema. Ou até mesmo quando não sabem que tem um problema a ser resolvido.
Aqui está o grande objetivo: criar o desejo. Com essa estratégia a empresa apresenta o conteúdo certo, na hora certa. Para isso, usamos por exemplos as redes sociais: Instagram, Spotify, Linkedin, youtube e por aí vai.
Quer saber como aplicar a geração de demanda moderna no seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas.