O que Anitta pode nos ensinar sobre experiência do usuário mobile

O que Anitta pode nos ensinar sobre experiência do usuário mobile

Downtown, o novo single de Anitta com participação do colombiano J. Balvin mal foi lançado e já está na lista das músicas mais tocadas do mundo! Que a Anitta é um fenômeno de sucesso mundial, todo mundo sabe. Porém, dessa vez, ela resolveu inovar ainda mais em sua estratégia para mobile. O single Downtown veio acompanhado com o primeiro clipe vertical do Brasil!

Entenda como e porque essa estratégia pode impactar suas ações de marketing digital.

O mobile e o usuário digital

Em 2016, o Brasil ultrapassou a marca dos 160 milhões de smartphones ativos. E até 2018, estima-se que esse número suba para nada menos que 236 milhões!

Além disso, somente entre 2014 e 2015, as taxas de conversões realizadas em smartphones aumentou 450%. Atualmente, as transações efetuadas através de dispositivos móveis são responsáveis por cerca de 11% das vendas do comércio eletrônico nacional.

Pode parecer uma fatia ainda modesta, mas, neste percentual, não estão inclusas as pesquisas realizadas em dispositivos mobile, durante a jornada de compra. Isso significa que, milhares de pessoas que compraram no computador ou em lojas físicas, iniciaram a compra através de pesquisas no Google ou Apps de seus smartphones.

Nesse contexto, é indiscutível que os dispositivos mobile possuem cada vez mais importância no processo de compra. Quem ganha com isso são as empresas que estão alertas à essa tendência e se atualizando para atender à demanda.

A experiência do usuário mobile

Pesquisar, ler, assistir, comprar, se relacionar… tudo através de uma pequena tela. Essa é, sem dúvida, uma das principais questões que envolvem a experiência do usuário mobile. Com um tamanho de tela reduzido, os sites comuns tornam-se difíceis de se navegar. E, por esse motivo, mostra-se imprescindível para as empresas terem um site responsivo. Um site responsivo é aquele que detecta o tamanho do dispositivo que irá acessar ao site (smartphone, tablet, computador…) e adapta-se para proporcionar uma melhor experiência de navegação.

Atualmente, cerca de 60% dos usuários que acessam através de dispositivos móveis, abandonam sites não responsivos. E mais! Uma pesquisa recente revelou que 43% dos usuários abandonam sites que demoram mais de 4 segundos para carregar.

Por isso, preocupar-se com a experiência do usuário é tão importante em uma estratégia de marketing digital. Quanto melhor for a experiência, maiores são as chances de engajar e converter o público-alvo. Consequentemente, ações com um bom design de UX (User Experience), possuem maiores chances de obterem excelentes resultados.

E o que isso tem a ver com a Anitta?

Bem, a experiência mobile não se resume somente à navegação em sites. Hoje, os consumidores utilizam dispositivos móveis para realizar centenas de tarefas. Com isso, o uso de aplicativos também vem crescendo vertiginosamente.

Devido a isso, ações de marketing digital vêm sendo pensadas para, cada vez mais, impactar o usuário da melhor maneira possível. E uma das formas de se fazer isso é através de experiências compatíveis com o formato e a dinâmica dos smartphones. É aí que a onda do vídeo vertical entra em cena.

As pessoas sempre foram acostumadas a filmar, fotografar e visualizar fotos e vídeos na horizontal. Bem, é assim que sempre foi na TV, no cinema e nas câmeras analógicas. Lembra quando virávamos a câmera fotográfica, para a foto ficar na vertical? Hoje, muita gente nem percebe, mas a quantidade de fotos tiradas na vertical é muito maior que antigamente. As selfies são um exemplo disso.

Atualmente, alguns profissionais de audiovisual já estão “deitando” suas filmadoras em sets de filmagem. Por que? Porque a tela do smartphone é vertical!

Uma mudança natural e inevitável

Com a ascensão do Snapchat, Instagram Stories e similares, o usuário passa a gostar cada vez menos de ter que deitar o celular para assistir a um conteúdo. Porém é a saída quando queremos assistir a um vídeo em tela cheia no YouTube, por exemplo. Afinal, se assistirmos com o aparelho na vertical, o vídeo ficará pequeno e centralizado na tela.

Com isso, a onda dos vídeos verticais vem se espalhando pelo mundo. O clipe vertical não é invenção da equipe de marketing da Anitta. Cantoras como Celina Gomez e Camila Cabello já lançaram clipes neste formato. Porém, no Brasil, a Anitta foi a primeira.

O single Downtown também conta com um clipe em formato horizontal, que é o clipe oficial da música. O vídeo, dirigido por Bruno Ilogti, foi gravado em Nova Iorque. Confira:

Porém, a equipe da cantora resolveu ir além e encantar os usuários mobile com algo exclusivo. Assim, produziram um novo clipe, diferente do que você assistiu acima. O clipe extra foi filmado pensando naqueles que assistem através da pequena tela do celular. Com isso, usuários de aplicativos como o Spotify, contam com uma versão mais agradável de assistir, sem precisar deitar o aparelho.

O vídeo foi “encaixado” no formato horizontal para poder ser postado no YouTube. Para experienciar o clipe sob a perspectiva correta, você pode acessar a música no Spotify, na Playlist da Warner. Para isso, no app, clique no ícone em formato de lupa para iniciar uma pesquisa e digite o nome da música na parte superior da tela. Depois é só selecionar a opção em que está escrito “Warner” abaixo do título da música. Conforme destacado em verde na imagem abaixo:

Como assistir ao clipe vertical de Downtown no Spotify

Boas experiências geram bons resultados

As novas tecnologias estão mudando o comportamento do consumidor. Vivemos a era da experiência. Hoje, os consumidores esperam, tanto no digital quanto no offline, viver experiências únicas e personalizadas com as marcas que se relacionam. Com isso, empresas que se dedicam a proporcionar um bom atendimento, satisfazer e encantar seus clientes, estão colhendo ótimos frutos em vendas e em imagem de marca.

No que tange a onda dos vídeos verticais, algumas marcas já começaram a apostar neste formato em suas campanhas audiovisuais. Como é o exemplo da campanha Skolors, da Skol, lançada este ano. Além de apoiar uma causa social – o respeito à diversidade de raças e cores de pele (assunto para um outro post) – também conta com vídeo nas duas versões: horizontal e vertical.

A concorrência é grande e o poder de escolha está nas mãos do consumidor. Nesse sentido, apostar na experiência do cliente torna-se um dos principais caminhos para destacar-se dos concorrentes e garantir sua fatia de mercado.

E é por isso que aqui na Elévon, qualquer site, anúncio ou conteúdo produzido para nossos clientes, são desenvolvidos (e testados) para funcionarem nos principais formatos de dispositivos. Como diz o ditado: se não for responsivo, a gente nem faz. Haha! XD

E a sua empresa, já está adaptada para proporcionar uma boa experiência para seus clientes no ambiente digital? Seu site é facilmente navegável em uma pequena tela de smartphone? Quais são seus planos para atender às novas exigências do consumidor mobile? Conte-nos! Deixe seu comentário.

Fontes: Revista Exame, Hostgator Brasil, Forrester, E-bit, comScore e Harvard Business Review.