Audio Marketing: 5 maneiras de começar uma estratégia

[Guest Post] Audio Marketing: 5 formas de sua marca começar a usar

Audio Marketing: 5 maneiras de começar uma estratégia

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O rádio é uma plataforma de marketing clássica, mas o Audio Marketing está em alta e dominando o cenário digital.

Enquanto o marketing de vídeo ao vivo está na vanguarda da cena do marketing de conteúdo, o conteúdo em áudio está sendo consumido cada vez mais de maneiras novas e inovadoras.

Por exemplo, a quantidade de empresas que publicam posts em áudio rotineiramente mais do que dobrou no primeiro semestre de 2018, em relação a Dezembro de 2017.

Se você não quer perder nenhum minuto desse cenário promissor, aqui estão cinco maneiras de adicionar o Audio Marketing à sua estratégia de marketing de conteúdo.

5 maneiras de começar a usar o Audio Marketing

1. Posts em áudio

Se o usuário busca por conveniência na hora de consumir conteúdo online, dar isso a ele já não é um problema.

O Audio Marketing elevou os posts em áudio a uma nova categoria de relevância nas estratégias de marketing de conteúdo. Os players com as narrações dos posts são uma forma de chamar a atenção do usuário e fazê-lo ouvir o conteúdo mesmo que esteja na estação esperando o próximo metrô ou em casa preparando o jantar.

Assim, a maioria dos leitores hoje em dia, que afirmam não ter tempo para ler tudo que gostariam online, ganham uma oportunidade de acessar o conteúdo através de uma interface simples que facilita a interação do usuário.

Além de manter os visitantes por mais tempo na página, os posts em áudio ajudam na captura de leads e na atualização de sites de empresas com conteúdo consolidado e focado em ranquear.

Todos os fatores acima interferem no sucesso da otimização de sites para SEO e no ganho de posições orgânicas nos mecanismos de busca.

2. Podcasts

Os podcasts não são produtos novos na internet, mas sua popularidade está crescendo constantemente graças, principalmente, ao fator conveniência. Além disso, ainda existem muitos nichos e indústrias sem podcasts relevantes.

A vice-presidente de marketing e apresentadora do The Growth Show da HubSpot, Meghan Keaney Anderson, revelou o que atraiu a gigante do software de marketing para o mundo do podcasting: “Marketing significa estar onde seus clientes potenciais estão, um bom marketing é estar lá e adicionando algo de valor”.

De acordo com Anderson, a Hubspot entendeu que cada vez mais seus usuários consumiam conteúdo em áudio.”Optamos por financiar um programa em oposição à publicidade em outros programas porque temos uma história única e convincente para contar”, afirma.

Pesquise no seu mercado como os concorrentes estão trabalhando essa estratégia de Audio Marketing em seus conteúdos. Essa observação e uma breve pesquisa com seu público-alvo vão te ajudar a criar uma estratégia, se o podcast for um formato com apelo para seu público.

3. Webinars

O webinar é outra ferramenta de Audio Marketing poderosa para clientes e clientes em potencial que merecem ter um pouco da experiência e da expertise da equipe da sua empresa.

Você pode pensar em um seminário online como uma apresentação ou programa online que pode ser usado para demonstrar produtos ou serviços, hospedar uma sessão de perguntas e respostas ou até mesmo ter uma discussão em formato mesa redonda.

Com webinars, o usuário pode aprender como tirar mais proveito de uma ferramenta e, em troca, a empresa obtém um usuário mais ativo.

A ideia é agregar valor ao espectador e resolver seu problema. Trazer especialistas renomados aos webinars é uma ótima opção, porque a ideia é ir além da conscientização da marca e dar um passo adiante na fidelidade do cliente à marca.

Você pode vender ou não algum produto com uma condição especial durante a sessão.

Uma estratégia interessante utilizada pelo SEMrush para seus webinars é, primeiro, fazer sessões conduzidas por especialistas convidados, já o segundo, envolve os próprios funcionários do SEMrush demonstrando o produto.

Embora os webinars online sejam principalmente meios visuais, existem os webinars transmitidos somente em áudio e o conteúdo de áudio pode ser facilmente extraído e reutilizado em outro lugar.

4. Anchor App

O Anchor é um aplicativo crescente para iOS e Android que atrai constantemente podcasters e hosts de estações de rádio.

Com ele, você pode gravar e gerenciar uma estação com conteúdo de áudio que expira depois de vinte e quatro horas. Você também pode arquivar conteúdo antes que ele expire, o que o transforma em um podcast com episódios que estão sempre disponíveis para o seu público.

O conteúdo âncora – ou “Ondas” – também pode ser acessado por meio de assistentes domésticos inteligentes – Google Home, por exemplo – ou por meio de interfaces internas nos painéis de carros.

O Anchor também fornece um serviço que permite configurar um podcast em plataformas populares de podcasting, como o iTunes e o Google Play, usando o conteúdo de âncora arquivado. O Lifehacker aproveitou esse serviço, lançando seu podcast nativo Anchor.

5. Audiogramas

Se sua equipe ainda não estiver pronta para uma campanha de vídeo completa ou um conteúdo de áudio de formato longo, você poderá experimentar os audiogramas.

Um audiograma é um conteúdo de áudio sobreposto em uma imagem ou conteúdo audiovisual simplista (como um visualizador de áudio ou legendas em um fundo bonito, por exemplo).

O aplicativo Âncora, mencionado anteriormente, facilita a audiometria, já que você pode exportar suas “ondas” de âncora junto com legendas transcritas.

Os audiogramas tornam o conteúdo de áudio mais fácil de ser compartilhado nas mídias sociais e dão um pouco de vitalidade ao seu conteúdo que, de outra forma, não daria aos ouvintes nada para olhar enquanto ouvem.

A WNYC, a estação de rádio e podcast desfruta do uso de audiogramas, liberando seu próprio gerador de audiograma que é gratuito e acessível via Github.

A estação publicou um post do Medium pouco depois de tornar sua ferramenta pública, afirmando que sua pesquisa no Twitter mostra que o nível médio de engajamento de um audiograma é “8x maior do que um tweet não audiograma.”

No Facebook, eles estão vendo alguns audiogramas superarem fotos e links em 58 e 83%, respectivamente.

6. Pesquisa por voz

De acordo com a Comscore, 50% de todas as buscas na web serão buscas por voz até 2020, e isso é novamente graças, em parte, aos assistentes domésticos inteligentes, bem como assistentes virtuais inteligentes como Google Assistente e Siri.

Assim, a otimização da pesquisa por voz surgiu como uma forma de as marcas garantirem que, quando os consumidores perguntarem à Siri sobre uma questão, é a sua página da web que aparece com a melhor resposta.

A renomada empresa de SEO, Yoast, estabeleceu algumas bases para uma otimização de busca por voz, explicando que os redatores de conteúdo devem levar em consideração os “Cinco Ws” ao escrever conteúdo destinado a buscas por voz:

Os cinco Ws abrangem as cinco principais formas pelas quais os humanos fazem perguntas quando se trata de pesquisar com a voz deles: quem, o quê, quando, onde, por que e como – who, what, when, where, why and how.

Exemplos desses cinco Ws em ação incluem:

  • Quem projetou a ponte Golden Gate?
  • O que eu preciso para fazer um churrasco?
  • Quando a Vila Sésamo foi ao ar pela primeira vez?
  • Onde posso comprar a pizza mais barata no lugar X?
  • Por que os pássaros aparecem de repente?
  • Como o Google começou?

 

Como você planeja adicionar o Audio Marketing à sua estratégia de conteúdo?

Este post foi escrito pelo Vooozer, uma startup de Audio Marketing que já ajudou a Rock Content a aumentar seu tempo médio na página em até 43% e a Resultados Digitais a aumentar sua captação de leads mensal em 7%.