Você deseja que a sua instituição tenha maior facilidade para atrair e reter alunos? Então é hora de pensar em estratégias para fortalecer e posicionar a sua marca. O branding escolar é uma excelente alternativa para criar a conexão que você almeja com os estudantes e os pais.
A estratégia é uma das maneiras mais eficazes de trabalhar sua marca para gerar valor, engajamento e autoridade no mercado. Dessa forma, fica muito mais fácil estabelecer uma forte conexão com o seu público-alvo.
Siga a leitura e entenda o que é e como aplicar o branding escolar. Confira ainda exemplos para guiar o planejamento das suas próximas ações!
O que é branding escolar?
Naturalmente, a sua escola tem uma marca, certo? Mas você sabe que sentimentos e sensações ela desperta no seu público?
Como uma instituição de ensino, o ideal é que sua marca transmita credibilidade, seriedade, inovação, segurança e conhecimento, entre outros valores. Quando isso não acontece, é aconselhável recorrer ao branding escolar. A gestão de uma marca envolve todo o trabalho de:
- adotar o melhor posicionamento;
- traçar um planejamento de comunicação uniforme;
- padronizar tom de voz e abordagem;
- definir propósito, valores e diferenciais.
Isso tudo permite que a sua marca fale por si só e encante a persona durante toda a jornada de compra.
Para gerar valor à sua instituição, o branding escolar envolve todos os processos para a captação de alunos. Também tem impactos bastante positivos no atendimento e no relacionamento para a retenção dos estudantes.
Parece ótimo, e é! Trabalhar a sua marca no mercado vai render excelentes vantagens. Entre elas:
- maior motivação para o seu público;
- aumento do conceito da sua instituição no mercado;
- maior visibilidade para sua instituição;
- incentivo à tomada de decisão dos seus leads.
Por onde começar?
Gostou da ideia, mas não sabe por onde começar a trabalhar o posicionamento da sua marca? O branding escolar é uma boa alternativa para analisar o seu planejamento de comunicação.
De que forma a sua escola conversa com as personas – atuais e potenciais alunos e pais? Durante toda a jornada do cliente, é preciso envolvê-los e encantá-los. Para ter sucesso, invista na qualidade e na relevância dos seus conteúdos. Eles devem cativar, educar e atrair os seus leads em todas as etapas do funil.
Para medir a “temperatura” das suas ações, você pode também pode pensar em uma pesquisa de satisfação. Esse recurso identifica seus pontos fortes e o que é preciso para aprimorar a assertividade do seu posicionamento no mercado.
Além disso, tudo o que sai da escola precisa ser padronizado. Não adianta estabelecer um posicionamento de marca se as comunicações da instituição estão em desacordo. A secretaria comunica de uma forma, e a direção, de outra; a fachada reflete modernidade, mas o logotipo está ultrapassado. Isso acaba confundindo, ao invés de dialogar com seu público-alvo.
Aqui, cabe avaliar a identidade visual da sua escola. O logotipo, o slogan, a paleta de cores, a tipografia e os demais elementos estão de acordo com seu posicionamento? Se não, pense em renovar e modernizar a sua marca. Mantenha-a alinhada com a inovação que você mesmo propõe e com os avanços do próprio mercado.
Agora, você pode estar se perguntando: “Ok, faço tudo isso, mas como mensurar o branding escolar?”. Bem, uma das formas é monitorar o brand awareness, que permite compreender o grau de reconhecimento das marcas. Se você perceber um aumento nesse indicador, provavelmente também terá melhores resultados na conversão.
Exemplos de branding escolar
#DontBeLoro
A rede de escolas de idiomas CNA apresentou uma campanha muito bem-humorada, desenvolvida pela Talent Marcel. A campanha explora a imitação, característica dos papagaios, e fortalece o posicionamento da marca: “Ninguém tem o que o CNA tem”.
O foco da comunicação está em afirmar que, ao contrário do que muita gente pensa, aprender inglês pode ser divertido.
Assista: #DontBeLoro
Leonardo Da Vinci
No ano em que completou 50 anos de história, o Colégio Leonardo Da Vinci, de Brasília, investiu no futuro. A instituição apostou na mistura de narração e depoimentos para conversar com o público, humanizando a marca e gerando conexão.
Confira: O que você quer ser?
Colégio Paulo Freire, você confia!
A Elévon realizou a campanha para o novo posicionamento de marca do Colégio Paulo Freire. A ação gerou mais matrículas e maior engajamento nas redes sociais da instituição.
A primeira etapa envolveu mais de 30 pessoas para chegar ao conceito “Colégio Paulo Freire, você confia!”. O segundo passo foi a atualização do site institucional, tornando-o responsivo, rápido, com conteúdos relevantes e novas fotos e vídeos. Além disso, foi estabelecido um planejamento de condições especiais, de acordo com o cronograma. Isso envolveu:
- estratégias de endomarketing para incentivar a indicação e o compartilhamento dos materiais;
- condições para indicações;
- mídia em outdoor/busdoor;
- anúncios nas redes sociais e no Google.
Como resultado, obtivemos mais de mil pessoas interessadas em conhecer o Colégio Paulo Freire e as condições de matrícula. A taxa de conversão foi de 33% entre quem visitou o colégio e se matriculou. Além disso, houve o crescimento do número de matrículas em anos finais e no ensino médio.
Gostou das nossas dicas? Ficou clara a importância do branding escolar a fim de gerar conexão e valor para a sua marca? Para aumentar o engajamento dos alunos e melhorar a atração e retenção de estudantes, que tal contar com uma agência que entende seu negócio?