Algumas estratégias de marketing digital costumam levar um pouco mais de tempo para engrenar e gerar resultados. Com uma campanha Ads, você pode alcançar os seus objetivos muito mais rápido.
Atualmente, o Google possui a maior plataforma para patrocinar links na internet, e isso ocorre de forma bastante democrática. Você pode definir e controlar qual será o orçamento das suas campanhas e anúncios. Também é possível escolher como prefere que a cobrança seja realizada.
Conforme o próprio Google, mais de um milhão de empresas utilizam a estratégia para atingir novos clientes. Você vai ficar de fora?
Descubra agora mesmo como obter os melhores resultados, além de um checklist para elaborar uma campanha Ads de sucesso!
O que é o Google Ads?
Antigamente conhecido como Adwords, o Google Ads é a plataforma para anúncios pagos do Google. A ferramenta tem sido muito útil para impulsionar os resultados de empresas de todos os portes.
Como diferencial, o anunciante consegue criar os seus próprios anúncios e, ainda, indicar onde deseja que eles sejam exibidos. É possível escolher entre a rede de pesquisa, sites da rede de display, dispositivos diferentes e locais ou idiomas selecionados.
Para entender melhor como tudo funciona, basta fazer qualquer pesquisa no Google. Os primeiros resultados das páginas de resultados correspondem aos links patrocinados.
Que tal exibir anúncios para usuários que estão buscando exatamente o que a sua empresa tem a oferecer? Conheça agora os tipos de anúncios para criar uma eficiente campanha Ads.
Tipos de anúncio do Google Ads
O Google Ads permite que o anunciante faça quatro tipos de anúncios. Para isso, basta criar a sua conta na plataforma e escolher entre as opções de pagamento. Então, você poderá selecionar o tipo de campanha Ads que deseja elaborar.
Anúncios de busca
Os anúncios de busca são aqueles links que aparecem nas quatro primeiras posições das páginas de resultados. Eles aparecem marcados como “anúncio” quando o usuário faz uma pesquisa no buscador.
Normalmente são usados para aumentar o tráfego, leads e vendas de um site e compostos exclusivamente por textos. Para determinar sua exibição, o Google Ads considera as configurações de palavras-chave, localização e público-alvo.
A maior vantagem de investir em anúncios de busca na sua campanha Ads é que eles serão exibidos para quem está realmente interessado.
Como ter certeza disso? Bem, para que o seu anúncio apareça, é preciso que alguém busque informações relacionadas ao seu negócio. Dessa forma, as chances de cliques aumentam.
Anúncios Display
Os anúncios display são importantes em uma campanha Ads porque podem ser exibidos em outros sites e aplicativos pela internet.
Aqui você pode caprichar no design do anúncio. Utilize imagens que chamem a atenção para estimular a interação e o engajamento do público-alvo.
Se você ainda não sabe do que se trata, preste atenção ao acessar uma nova página. Quando for ler um texto ou assistir a um vídeo na internet, repare na publicidade que há ao redor. São estes os anúncios display.
A segmentação traz especificidades como palavras-chave, canais, remarketing e tópicos, que permitem atingir um público ainda maior e mais qualificado.
Google Shopping
Ideal para quem deseja vender produtos pela internet, o Google Shopping é como uma vitrine. A ferramenta aumenta o tráfego do seu site, gera leads mais qualificados e impulsiona as vendas.
Esses anúncios constam na aba “Shopping” do Google, com informações completas sobre o produto pesquisado. Trazem ainda uma imagem, nome do produto, preço e condições de pagamento.
Em uma campanha Ads, essa estratégia permite que clientes a um passo da tomada de decisão possam comparar preços e possibilidades de parcelamento. Essa é uma etapa importante e auxilia a efetuar a compra.
Para estar no Google Shopping, o anunciante paga apenas quando acontece o clique.
Anúncios em vídeo
Os anúncios em vídeo são exibidos no Youtube e em outros sites da rede de display do Google.
Utilizar os vídeos na sua campanha Ads pode trazer benefícios como melhor segmentação, maior alcance e resultados mensuráveis.
Você pode utilizar vídeos da própria conta no Youtube para ampliar o reconhecimento da sua marca. Assim, vai permitir que mais pessoas conheçam o seu negócio.
Por que anunciar no Google Ads?
Você provavelmente já sabe que atualmente há uma grande quantidade de ferramentas para links patrocinados, não é? Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, e ainda, outros buscadores além do Google.
Mesmo diante da ampla concorrência, o Google Ads ainda é a melhor alternativa para chegar até o seu público-alvo. Com o grande número de pesquisas realizadas no motor de busca, o alcance do seu anúncio é muito maior.
Além disso, há recursos importantes na plataforma para segmentar anúncios, controlar o valor investido, mensurar e otimizar resultados. Tudo isso contruibui para fortalecer a marca e aumentar o faturamentode acordo com o seu orçamento.
Checklist para uma campanha Ads de sucesso
Agora, que tal conferir o checklist que preparamos para que você possa criar uma campanha Ads de sucesso? Acompanhe!
Trace um objetivo
O primeiro passo para uma campanha Ads de sucesso é definir qual é o seu objetivo. Estabelecer metas é a melhor forma para mensurar os seus resultados e verificar se os seus anúncios estão tendo um bom desempenho.
Se você deseja aumentar as vendas, por exemplo, estabeleça a quantidade de novos negócios que deseja alcançar.
Ter um objetivo definido também permite determinar qual será o investimento da sua campanha.
Conheça seu público
Conhecer o seu público também é determinante para uma campanha Ads eficiente. As informações obtidas pelo Google Analytics podem render insights valiosos para guiar a sua estratégia.
Configure o anúncio
O terceiro passo é configurar o seu anúncio na plataforma. Para isso, siga o passo a passo:
- Faça login na sua conta do Google Ads.
- No menu à esquerda, clique em “campanhas”.
- Clique no botão adicionar e selecione “nova campanha”.
- Escolha seu objetivo de publicidade para a campanha.
- Role para baixo, defina as suas metas de conversão e clique em “continuar”.
- Se desejar, clique em “adicionar outra meta” para incluir mais metas.
- Para remover as metas, basta clicar no botão “excluir”.
- Escolha o tipo de campanha e clique em continuar.
Você será direcionado para uma nova página, onde poderá selecionar suas configurações, definir grupos de anúncios e criar os anúncios. Confira a verba
Escolha um orçamento diário para a sua campanha Ads com base nas suas metas. Pense também no valor médio que gostaria de gastar por dia. Lembre-se que é possível mudar a verba dos seus anúncios a qualquer momento e sempre que desejar. Para isso, basta editá-lo na página “campanhas”.
Organize as palavras-chave
Uma boa dica para organizar as palavras-chave da sua campanha Ads é trabalhar com grupos menores e bem específicos. Essa estratégia costuma render resultados melhores do que utilizar uma grande e genérica lista de termos.
Evite o uso de palavras-chave duplicadas para não correr o risco de fazer com que seus anúncios concorram entre si. Por fim, indique as palavras-chave negativas. Ou seja, termos que devem ser excluídos dos resultados de busca na campanha que você está veiculando.
Direcione corretamente os seus anúncios
Se os seus clientes clicam em um produto e são direcionados para a página inicial do seu site, pode ser que esfriem. Por isso, direcionar os anúncios para as páginas específicas pode aumentar as taxas de conversão.
Analise o conteúdo do anúncio
Depois que você cria ou edita o seu anúncio, ele precisa passar por uma revisão para garantir a conformidade com as políticas do Google Ads.
Isso também assegura que esteja adequado para todas as pessoas. Geralmente, o processo leva até um dia útil. Passam pela revisão o título, a descrição, as palavras-chave, o destino e todos os vídeos e imagens.
Quando aprovado, o status muda para “qualificado” e ele passa a ser exibido. Se reprovado, você receberá uma notificação sobre a violação da política e instruções sobre o que precisa ser feito em seguida.
Defina mensuradores
Analisar os resultados da sua campanha Ads é fundamental para entender o que está funcionando e o que pode ser aprimorado.
Veja as principais métricas oferecidas pelo Google Ads:
- CTR (Taxa de Cliques): revela o número de vezes que o público clicou no anúncio.
- Índice de qualidade: é uma nota que o Google dá, entre 0 a 10, para medir a qualidade das palavras-chave, considerando o destino dos anúncios.
- Taxa de conversão: mostra a frequência de interação e como o anúncio resulta em conversão.
- Taxa de impressões: indica o número de vezes que os usuários visualizaram o anúncio.
Deseja saber mais sobre métricas? Acesse Melhores métricas e KPIs para direcionar seu investimento em marketing.
Uma última dica: aproveite as campanhas para identificar as palavras-chave que trazem maior retorno. Utilize essas informações para criar conteúdos e otimizar o SEO dos seus canais.
Agora você já sabe como criar uma campanha Ads de sucesso e conhece as vantagens que a plataforma oferece. Então, é hora de planejar os seus anúncios!
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