O Colégio Paulo Freire sempre teve um foco gigante com a educação dos alunos, ensino e relacionamento com os pais. E de fato, vinha tendo ótimos resultados com relação à essa postura. As aprovações nos vestibulares públicos estavam aumentando, as pesquisas de satisfação com os pais com respostas ótimas… Mesmo assim, buscaram a Elévon com a intenção de entender como comunicar isso da melhor forma e por consequência, aumentar o número de alunos na próxima campanha de matrículas.
Assim, em nossas reuniões de diagnóstico, identificamos 2 desafios a serem trabalhados: uma comunicação voltada ao ensino forte e a geração demanda somada a um processo de vendas mensurável. Assim, o objetivo seria mensurado pela percepção de marca dos anos finais e ensino médio e matrículas, por segmento.
A primeira etapa do projeto foi uma imersão com todos os professores para discutirmos e alinharmos um conceito para a campanha. Qual a mensagem queremos passar? De que forma podemos tangibilizar essa mensagem? Foram mais de 30 pessoas envolvidas nas dinâmicas, até que chegamos no conceito:
Nessa comunicação, trabalhamos a confiança no material didático, nos professores, depoimentos de pais, alunos e colaboradores. E claro, RESULTADOS do ensino médio. Que, por sinal, foram os melhores da história da escola.
De acordo com o Pedro Paulo, Diretor do Colégio, “Um conceito que pegou muito bem com relação a alunos, família e colaboradores!”
O segundo passo foi a atualização do site institucional. Tornando-o responsivo, mais rápido, com conteúdos importantes para a jornada de escolha de um colégio e focado em conversão.
Para o novo site, foram feitas também novas fotos e vídeos.
Esta é a fase mais crítica, pois é o momento de executar muito bem as estratégias e refazer rapidamente planos que se mostraram não tão certeiros.
Criamos juntos um planejamento de condições especiais de acordo com o cronograma, estratégias de endomarketing para incentivar a indicação e compartilhamento dos materiais, condições para indicações, mídia em outdoor/busdoor e anúncios nas redes sociais e Google.
As campanhas de anúncios foram muito segmentadas, levando em conta a idade dos filhos (para mostrar o anúncio da série correta), região geográfica, interesses e palavras-chave. A segmentação por região é muito importante para um colégio, pois um dos fatores mais levados em consideração pelos pais é o fato de o colégio ser próximo da residência ou trabalho.
Os objetivos das campanhas era gerar formulários de matrícula, ligações ou mensagens no WhatsApp. Além dar visibilidade para as comunicações relacionadas à resultados do vestibular.
Um grande diferencial da Elévon, é que não somos apenas uma agência, mas também executamos estratégias comerciais. Nesse sentido, implementamos um Pipeline de vendas, para acompanhar a abordagem de TODOS os leads. Garantindo que o processo de contato, agendamento, apresentação e negociação pudesse ter um acompanhamento metrificado por etapas. Assim, ao longo do projeto, pudemos ajustar o pitch de venda, criar conteúdos que ajudassem na escolha do colégio pelos pais e criar métodos de incentivo às vendas para os responsáveis pelo processo.
Mensalmente, realizamos reuniões com a equipe de matrículas e direção do colégio para ajustar as campanhas e avaliar as taxas de conversão do pipeline de vendas. Nessas reuniões era discutido por exemplo: motivo pelo qual um lead não matriculou, quantos leads agendaram, quantos visitaram, quantos fecharam, de onde estão vindo esses leads? Facebook, Instagram? Google?
“Tivemos um desempenho bem legal, principalmente se compararmos com outras escolas. Tivemos um ganho no número de alunos no regime integral e uma redução nos descontos em comparação com o ano passado. Sem falar nas melhorias de comunicação e imagem, que trarão resultados no longo prazo. Ressalto o foco em dados e resultado quantitativos. Isso é uma pegada que a agência tem, que eu acredito muito e que é muito bom! Inclusive aprendi novos pontos que são muito importantes serem analisados numa campanha de matrículas.”
Pedro Paulo da Silva Neto - Diretor do Colégio Paulo Freire
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