A pandemia de COVID-19 mudou o comportamento de consumo no mundo inteiro. Os hábitos se transformaram, e isso fez com que todos se adaptassem ao novo normal. Agora, comprar envolve uma série de práticas que eram incipientes ou desconhecidas antes do coronavírus.
Com essa reviravolta na economia, todos foram desafiados, e quem não conseguiu se adaptar teve que fechar as portas. O novo comportamento de consumo agora faz com que as pessoas olhem para produtos, serviços e marcas de forma totalmente diferente.
No entanto, engana-se quem pensa que após a pandemia tudo voltará ao que era antes. A crise fez com que esses hábitos fossem criados, e eles provavelmente devem permanecer no pós-coronavírus. O novo comportamento de consumo abrange todas as áreas da vida, desde como trabalhamos até como buscamos entretenimento.
Novo comportamento de consumo
Muitos hábitos novos ainda devem surgir, gerando novas oportunidades para quem tem visão e procura estar sempre à frente. Aliás, o coronavírus já acelerou muitas tendências, como, por exemplo, a transformação digital.
Mesmo com o caos que se instalou na economia, ainda há formas de explorar essas mudanças. É possível, sim, se preparar para o que está por vir. E até mesmo aproveitar o momento para inovar e superar a crise.
O coronavírus transformou a vida do consumidor, fazendo com que décadas fossem transformadas em meses. No entanto, temos que ter em mente que nem tudo deve permanecer. A mudança de comportamento de consumo é linear, e só se mantêm as experiências que realmente geram satisfação.
Complemente sua leitura com:
Como se tornar autoridade dentro do seu segmento?
Valores da empresa: o que são e como criá-los?
Novas prioridades de consumo
Com o isolamento social e a crise causada pela pandemia, os consumidores criaram novas exigências de consumo. As prioridades passaram as ser baseadas nas necessidades mais básicas. Isso fez com que as demandas por produtos de higiene e limpeza, por exemplo, tivessem um aumento significativo.
O comércio digital também teve um aumento expressivo. Empresas já presentes online conseguiram se manter em crescimento e passaram a explorar ainda mais a internet para faturar. Por outro lado, quem não investia em marketing digital teve que correr contra o tempo e se adaptar à transformação.
De acordo com a McKinsey & Company, os novos comportamentos de consumo emergiram em oito áreas da vida:
Trabalho:
- Desemprego.
- Trabalho remoto.
- Redução de consumo.
Aprendizado:
- Aulas remotas.
- Gastos com aprendizagem complementar.
Comunicação e informação:
- Mudança no consumo de mídia para o meio digital.
Viagem e mobilidade:
- Redução de gastos com turismo e compras de viagem.
- Aumento do turismo doméstico.
- Redução de 80% em viagens internacionais.
Compras e consumo:
- Aumento no comércio eletrônico.
- Preferência por marcas confiáveis.
Brincadeira e entretenimento:
- Mudança de canais de entretenimento para o digital.
- Tempo de reprodução adicional.
Saúde e bem-estar:
- Foco na higiene e na saúde.
- Busca por orgânicos, naturais e frescos.
- Treinamento físico sob demanda.
- Farmácias e médicos com atendimento online em grande escala.
Vida em casa:
- Acomodação em casa.
- Mais pessoas online.
Conhecendo o novo consumidor
Assim como o comportamento de consumo mudou, o consumidor mudou também. Ele está profundamente preocupado com o impacto do vírus na saúde e na economia. O medo aumenta conforme os indivíduos entendem o que a crise significa para eles e para a sociedade em geral.
Ou seja: alguns se sentem ansiosos e preocupados, alimentando o pânico com a compra de alimentos básicos e produtos de higiene. Ainda assim, outros consumidores permanecem indiferentes à pandemia e continuam seus negócios normalmente.
Neste momento, é muito importante reavaliar suas personas. Baseie-se no novo comportamento de consumo e desenvolva estratégias de marketing para cada tipo de consumidor que está surgindo. Aliás, o vírus acelerou três principais tendências de longo prazo. Vamos elencá-las para você agora.
Foco na saúde
Marcas que trabalham com bens de consumo devem considerar essa mudança e apoiar o novo estilo de vida saudável. Ter uma estratégia voltada exclusivamente para esse público é um diferencial para o futuro.
Aumento no consumo consciente
A pandemia despertou nos consumidores uma nova forma de pensar. Eles estão mais atentos ao que vão comprar, limitando o desperdício de alimentos. Procuram diminuir os custos e optar por produtos mais sustentáveis. Por isso, é importante que as marcas explorem novos modelos de negócios ou novas ofertas para esses consumidores.
Prioridade por consumo local
O desejo de consumir produtos locais ou comprar do comércio local também é uma tendência em ascensão. Dessa maneira, as marcas precisam explorar modos de se conectar localmente. Algumas dicas:
- Destaque a procedência local do seu produto ou serviço.
- Personalize-os para as necessidades locais.
- Envolva-se em ações que sejam relevantes localmente.
Como se conectar com o novo comportamento de consumo
Como mencionamos, a pandemia de COVID-19 gerou uma crise econômica que tem impacto direto nos comportamentos e hábitos de compra. Para adaptar-se a essas mudanças, as empresas precisam tomar as medidas certas. É necessário responder, redefinir, renovar e se posicionar no mercado, criando uma marca ainda mais forte.
Responder
Faça um rastreamento de todos os KPIs gerados por suas ações e por seus consumidores. Aproveite os dados para reformular seu plano de marketing de acordo com a nova demanda e o propósito da marca.
Redefinir
As relações com consumidores, clientes e colaboradores precisam ser redefinidas. Reimagine as formas de trabalho de sua organização. Reconsidere o seu portfólio de produtos e serviços para o novo consumidor. Não se esqueça de repensar e redefinir também as relações com todos os envolvidos na sua cadeia de negócio.
Renovar
Acelere e adapte-se à mudança utilizando um novo modelo operacional inteligente baseado em dados. Priorize também os planos de investimento empresarial para a era pós-COVID, criando um novo planejamento. Lembre-se, ainda, de estar sempre estudando e atento às oportunidades de mercado.
Conclusão
É fato que a pandemia mudou totalmente o comportamento de consumo. Para quem trabalha com marketing digital há certo tempo, algo já havia ficado evidente com o passar dos anos: a internet será cada vez mais indispensável na estratégia de marketing das empresas.
O que os clientes precisam é que as marcas estejam mais próximas, mostrando-se úteis e prestativas. Elas devem entender suas necessidades e ajudá-lo a resolver seus problemas.
Quer saber como definir novas estratégias de crescimento para sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas.