Eventos são sempre uma ótima forma de conseguir um aumento nas vendas e engajamento com leads e clientes. Como eles podem ser de diversos tipos, formatos e cabem em vários orçamentos, viram uma ótima opção para diversos mercados.
Ainda não sabe como gerar mais vendas para sua empresa por meio de eventos? Neste artigo vamos te mostrar diversas maneiras de fazer isso.
Vamos lá?
O que são eventos?
Eventos podem se resumir como encontros de um determinado grupo de pessoas que têm interesses e objetivos em comum. No caso dos eventos corporativos, geralmente o foco fica no compartilhamento de informações e conhecimentos para uma audiência específica.
Como formato, existem três diferentes: online, híbrido ou presencial. A definição é a mesma para os três, mudando apenas o ambiente em que o evento irá acontecer.
Para não restar dúvidas de qual o melhor evento para você, conheça as diferenças entre eles.
Online
O evento online é aquele que acontece através de plataformas digitais, como a Evnts. Neste formato, webinars, seminários e workshops são modelos comuns que as empresas costumam adotar.
Seus custos podem ser menores se comparados aos de um evento presencial. Isso se deve à ausência da necessidade de se alugar um espaço físico, além de outros custos que não se fazem necessários, como equipamentos, decoração, buffet, staff, entre outros.
Ainda assim, vale lembrar que essa não é uma regra absoluta, dado que grandes produções online podem exigir investimentos de outros tipos, como estúdios de transmissão, plataformas e demais tecnologias para garantir o sucesso do evento.
Uma outra vantagem do modelo online é o seu potencial analítico. Contratando uma plataforma para rodar seu evento, é possível medir quase, ou todos, os passos do espectador.
Presencial
O evento presencial é aquele que acontece de forma física. Workshops e feiras são os eventos corporativos mais comuns nesse formato. Nele se encaixam também shows, orquestras e outros.
Como vantagem, destaca-se o fato da proximidade com os clientes em um ambiente físico. Você consegue fazer networking mais facilmente e facilitar uma futura venda.
Sobre dados, já é mais difícil de medir. É complicado entender o tempo de participação no evento e outras métricas.
Híbrido
Por fim, o híbrido é o que reúne os dois mundos: presencial e virtual. Nele, uma parte do evento está presente em um local físico, enquanto outros estão participando por meio de plataformas online.
Esse modelo torna-se muito interessante para aumentar o número de participantes do evento, já que pessoas de outras cidades ou países conseguem participar sem estar necessariamente na cidade base do evento.
Como vender por meio de eventos
Eventos podem ter diversas finalidades, e uma delas são as vendas ou geração de leads.
Para que esse objetivo atinja o sucesso, tenha bem claro todas as etapas do seu funil bem estabelecidas, pois ele será a base para criação de todas as estratégias e dicas a seguir. Vamos conhecê-las?
Conteúdo do evento
O que mais atrai sua audiência? Lembre-se que seus clientes ou futuros clientes não irão se interessar por algo que eles não gostam ou que não façam sentido para seus negócios.
Portanto, leve isso em consideração para atrair as pessoas e conseguir o máximo de participantes em seu evento.
Todas as palestras, dinâmicas ou bate papos devem ser direcionadas para eles, sempre levando em conta o seu funil e o estágio que cada lead ou cliente está ali dentro.
Lembrando que tanto em eventos presenciais como nos online, é possível ter diferentes palcos ou stands para atrair pessoas diferentes. Para um cliente mais avançado ou C-level presente, o palco com um tema sobre negócios pode fazer mais sentido, enquanto para um analista, uma apresentação mais prática pode ser mais interessante.
Ações de engajamento
Além da programação ser atrativa, um outro ponto merece atenção: o engajamento e participação no evento.
Ninguém prepara um evento para a pessoa assistir metade de uma palestra e ir embora, não é mesmo? Por isso, ações de engajamento devem ser criadas para reter a atenção do público e fazer com que eles fiquem e queiram fazer parte do que está acontecendo.
Rodas de conversa, dinâmicas em grupo e stands funcionam muito bem nesses casos. As pessoas aprendem muito quando trocam experiências, e vão querer participar desses momentos para aumentar seu networking e tirar insights para seus negócios.
Ponto de contato direto
Agora é uma das dicas principais quando o assunto é venda. Você precisa disponibilizar um ponto de contato direto com sua empresa durante todo, ou quase todo o evento.
Um stand com vendedores para eventos presenciais ou uma sala com um especialista em seu produto no caso de eventos online são a melhor forma de conseguir se aproximar do seu cliente.
Certifique-se de que a todo momento tenha um ou mais vendedores e consultores disponíveis para atender as pessoas. E claro, treine bem sua equipe para que eles consigam aproveitar o máximo das oportunidades que surgirem.
Chamada para ação
Depois que o público está bem engajado e gostou do seu evento, oferecer uma promoção ou desconto especial para quem está ali pode te trazer belos resultados.
Prepare essa oferta com antecedência e garanta que ela seja feita em um momento de muita atenção dos participantes, para que todos entendam a proposta e vejam que aquele é o momento certo para realizar a compra.
Dica bônus – Evento de lançamento
Está lançando um novo produto? Os eventos de lançamento são perfeitos para esse momento e ficaram ainda mais comuns após a pandemia. Nele, a programação toda é voltada para conversar e apresentar um novo produto da sua empresa.