Como colocar um site na primeira página do Google

Como colocar um site na primeira página do Google?

Ter seu site na primeira página do Google é o que qualquer marca deseja, independentemente do tipo de negócio em que atua. Esse posicionamento melhora muito a visibilidade da marca. Além disso, aumenta as visitas no site, gera leads e traz vendas.

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Exige muito trabalho e conhecimento quanto às técnicas aplicadas. Aliás, existem duas formas de fazer isso, e são elas:

 

Google Ads

Os links patrocinados são uma forma eficiente de colocar seu site na primeira página do Google. Ao investir em Google Ads, você cria campanhas de anúncios baseadas nas palavras-chave do seu negócio. Além disso, é considerado também o valor de investimento que deseja aplicar.

Ou seja, o Google Ads é uma forma de conseguir retorno mais rápido para colocar o site na primeira página do Google. No entanto, necessita de investimento.

 

SEO

Outra maneira de conseguir posicionar sua página entre os 10 primeiros do Google: trabalhar na otimização do site através do marketing de conteúdo.

Para isso servem as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para os Mecanismos de Busca). Com elas, é possível melhorar o posicionamento de uma página nos resultados de pesquisa orgânica

O segredo está em produzir conteúdos de qualidade e que despertem o interesse do seu público. No entanto, esse tipo de estratégia demanda um pouco mais de tempo e de trabalho, embora exija menor investimento financeiro.

 

Invista em Google Ads + SEO

Por mais que as duas estratégias sejam diferentes, trabalhar em conjunto é uma ótima forma de melhorar seus resultados. Esse é um modo de colocar seu site na primeira página do Google muito mais rapidamente. Além disso, a combinação contribui para que seu custo em Google Ads diminua conforme o site vá melhorando o posicionamento. 

Existem inúmeras técnicas que podem ser aplicadas no site para colocar em prática a otimização. Conheça algumas delas a seguir.

 

O segredo das palavras-chave

Não importa por qual das duas opções você opte como estratégia, ambas dependem da escolha de boas palavras-chave. No entanto, não é tão simples como parece.

Você precisa entender e pesquisar profundamente: quais termos mais procurados por suas personas têm a ver com o seu negócio? Isso fará com que consiga colocar o site na primeira página do Google mais rapidamente.

Também é necessário saber, entre muitos outros aspectos:

 

  • com qual frequência os usuários procuram por determinados termos;
  • qual é a intenção da busca realizada;
  • quais concorrentes utilizam as mesmas palavras.

 

Por isso, é necessário estruturar muito bem a pesquisa. De nada adianta investir em palavras-chave se elas não vão te trazer resultados relevantes.

 

Conteúdo de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade para o blog é uma das principais técnicas de SEO. É o que vai agregar valor à sua marca e atrair mais visitantes para o seu site. Para isso, você precisa:

 

  • utilizar as palavras-chaves corretas;
  • saber organizar as informações;
  • inserir links úteis;
  • entregar o que o usuário procura.

 

É assim que o algoritmo do Google rastreia os melhores conteúdos para entregar primeiro aos visitantes. 

 

Link building

Utilizar a estratégia de link building certamente é uma ótima oportunidade para conseguir colocar o site na primeira página do Google. Isso porque o buscador considera a quantidade e a qualidade de links que direcionam para o seu site. 

Trata-se de uma técnica para aumentar o número de links externos que levam para a sua página. Ou seja, é quando outros sites fazem menção ao seu serviço e utilizam links para levar até o seu. Quanto mais links estiverem apontando para o seu site, mais o Google entenderá que seu conteúdo é relevante.

 

Otimizando o título

O título é o primeiro item que convida o leitor a ler o artigo do blog. Quando é atraente, faz toda a diferença. Por isso, é muito importante que você tenha cautela ao escolhê-lo. Ele precisa ser matador para ajudar a colocar o site na primeira página do Google.

Além de estar relacionado com o conteúdo, você também precisa inserir a palavra-chave no título. Aliás, de nada adianta colocar no título uma frase que não condiz com o que está escrito no artigo. Essa técnica também é muito importante para conseguir relevância e ranquear no Google.

 

Meta description

A meta description, ou metadescrição, nada mais é do que um breve resumo do que será abordado no artigo. Ou seja, é a descrição que fica logo abaixo do link do seu site ou blog quando aparece no Google.

Para ser eficiente, a meta description precisa conter a palavra-chave principal e ser atrativa para o leitor. Isso ajuda a colocar o seu site na primeira página do Google.

 

Utilize imagens e vídeos no seu conteúdo

Imagens e vídeos são ótimas ferramentas para ajudar a contextualizar os artigos do blog. Aliás, quanto mais atrativo e relevante for seu conteúdo, mais fácil será ranquear seu site na primeira página do Google.

O apelo visual do uso de imagens é muito importante para prender a atenção do leitor. Ele dá mais vida ao seu texto. Links de vídeos também são um recurso que ajuda a otimizar a página.

 

URL otimizada

Cuidado com a sua URL. Para que a otimização seja eficaz, você precisa ter um endereço de página totalmente amigável. Aliás, ele precisa dizer exatamente o que você está entregando de conteúdo naquele link, de forma clara e objetiva.

Uma URL composta por vários números e letras sem sentido pode atrapalhar seu ranqueamento. Os buscadores favorecem os endereços que facilitam a compreensão do usuário.

 

Certificado de segurança SSL/HTTPs

O certificado de segurança é um item essencial em qualquer página da internet. É ele que garante a segurança digital entre um site e um navegador. Além disso, mostra que você se importa com a privacidade e a integridade dos dados dos seus usuários.

Aliás, o Google está sempre verificando os sites e dando prioridade para aqueles que habilitam esse certificado. Por isso, você deve ver a ferramenta como aliada para colocar seu site na primeira página do Google.

 

Conclusão

Colocar o site na primeira página do Google não é tarefa simples. A estratégia demanda algumas técnicas que devem ser aplicadas no site para garantir o ranqueamento no buscador. 

Ter experiência e conhecer as ferramentas certas acelera o processo e poupa tempo. Com as dicas que passamos neste artigo, é possível dar passos fundamentais para alcançar esse objetivo.

Quer ler mais conteúdos como este? Então aproveite para conferir o artigo Por que investir em anúncios na busca do Google?

 

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