Veicular anúncios no Facebook Ads é uma excelente maneira de ampliar o conhecimento da sua marca, atrair mais leads, divulgar promoções e, claro, incrementar o faturamento.
Para que a sua campanha seja efetiva, no entanto, é preciso conhecer a estrutura da ferramenta. Além disso, é importante planejar muito bem as abordagens, segmentações e objetivos.
Parece muito complicado? Para ajudar nessa tarefa, preparamos este guia com o passo a passo para você colocar uma campanha matadora no ar! Confira:
Defina os objetivos antes de começar a campanha de Facebook Ads
Qualquer ação que for implementada em sua empresa, jamais terá chances de dar certo se, antes de colocar as estratégias em prática, não forem definidas as metas e objetivos.
Por isso, antes de sair criando anúncios no Facebook Ads, dedique um tempo para entender o que sua empresa deseja conquistar com essa iniciativa.
Os objetivos podem ser os mais variados, tudo vai depender do planejamento de marketing e do negócio como um todo. Lembre-se de que os objetivos também precisam vir acompanhados de prazos e de indicadores de sucesso.
Os prazos são importantes justamente para que os objetivos sejam cumpridos. Assim, evita-se que as metas fiquem em segundo plano no dia a dia da empresa.
Já os indicadores de sucesso sinalizam se e quanto das metas já foram atingidas. Dessa forma, se o objetivo da campanha é atrair novos leads para o seu negócio, os indicadores de sucesso podem ser o número de visualizações de uma página de formulário ou a quantidade de novos contatos.
Tenha paciência. Estude os concorrentes
Calma que ainda não chegou a hora de abrir o Facebook Ads e criar os seus anúncios. Ainda há um passo muito importante para a sua estratégia – a análise dos concorrentes.
Analise seus concorrentes e entenda como eles estão atuando no Facebook. Veja quais os formatos de anúncios mais utilizam, as abordagens e promoções oferecidas. Atente-se ao conteúdo, ao nível de engajamento do público e até mesmo à frequência das publicações.
Adquira o máximo de conhecimento que você puder a respeito do que é praticado no seu mercado. Isso ajuda muito na hora de criar suas campanhas e detectar brechas para se destacar dos concorrentes.
Faça o planejamento e defina as estratégias
Agora que você já sabe aonde quer chegar e conhece o que os concorrentes estão fazendo, é hora de voltar as atenções para sua campanha e documentar a estratégia.
Esse momento é fundamental para que as ações, objetivos e investimentos não se percam no meio do caminho. Afinal, sua campanha precisa atingir o potencial máximo!
No planejamento, além de definir as estratégias que serão utilizadas, é muito importante também prever um cronograma de ações. Nele, você organiza as ações, descrevendo os objetivos, orçamentos, prazos e responsáveis por cada tarefa.
Não esqueça do público-alvo. Defina a persona!
Uma etapa fundamental do planejamento é o entendimento do público-alvo da sua campanha de Facebook Ads. Sem esse conhecimento, você corre o risco de criar anúncios que não chamarão a atenção do seu público. Consequentemente, as chances de os investimentos trazerem o retorno esperado serão baixas.
Mas tome cuidado para não fazer apenas o básico quando falamos de conhecer o público-alvo. Vá além dos dados demográficos geográficos, desenhe uma pessoa que represente o cliente ideal da sua empresa.
Há uma pequena diferença entre público-alvo e persona. O primeiro é mais abrangente, como por exemplo: homens de 20 a 30 anos, com renda média de R$ 3.000. Já a persona é uma síntese de características individuais encontradas dentro do seu público-alvo.
Dê um nome à sua persona, pense em como essa pessoa seria, sua personalidade, rotina e profissão. Um detalhe importante e que faz a diferença em uma campanha é entender quais problemas e dificuldades essa persona enfrenta em sua rotina.
Assim, ficará muito mais fácil oferecer valor em seus anúncios e apresentar produtos ou serviços de uma maneira irresistível!
Colocando a mão na massa
É importante entender que criar campanhas de resultado no Facebook Ads vai além de patrocinar imagens com a sua oferta.
Depois de todos os passos que listamos acima, é fundamental entender como funciona a estrutura da ferramenta e, a partir daí, estruturar sua campanha da maneira mais efetiva.
Conheça a estrutura do Facebook Ads
De forma geral, o Facebook conta com 3 níveis em uma campanha. Cada um deles tem uma finalidade diferente:
Primeiro nível: campanha
O primeiro nível que deve ser trabalhado é o de campanha. Nele, você vai definir o objetivo, como conversão, acessos ao site, engajamento, geração de leads, entre outros.
Segundo nível: conjunto de anúncios
Nesse momento, você deverá estabelecer o investimento e o período de veiculação dos anúncios. Nessa etapa, você também determina a segmentação – o público que seus anúncios devem impactar.
Terceiro nível: anúncios
Agora sim é chegado o momento de criar os anúncios da sua campanha de Facebook Ads. Aqui, você precisará indicar um post já publicado ou subir uma imagem do computador. Também deverá redigir os textos e as chamadas dos anúncios.
Tome cuidado para que as imagens dos seus anúncios não contenham muito texto. Apesar de o Facebook permitir imagens com mais de 20% da área total com texto, a entrega desses anúncios é mais baixa e compromete a campanha.
Também há uma tarefa muito importante de ser realizada quando essa etapa chegar. A definição dos locais em que o seu anúncio vai aparecer.
O Facebook permite que os anúncios sejam veiculados em todas ou em apenas uma das opções, são elas: celular, feed de notícias dos usuários, lateral direita da tela ou Instagram.
Isso mesmo, é possível veicular a sua campanha no Facebook e no Instagram ao mesmo tempo. E tudo a partir da mesma ferramenta!
5.2. Entenda melhor os locais de exibição de anúncios
Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema. Ele também pode ser decisivo para o sucesso ou fracasso da sua campanha.
Muito mais do que uma escolha aleatória, definir o local em que os anúncios serão exibidos é uma questão estratégica.
Para você ter uma ideia, anúncios veiculados na lateral direita da tela costumam resultar em uma frequência maior. Já os do feed aparecem menos vezes para os usuários, mas são excelentes para engajamento.
Veicular a campanha no Instagram em paralelo ao Facebook Ads também requer alguns cuidados, tanto em relação à imagem quanto ao texto do anúncio.
Tenha em mente que, apesar de a ferramenta ser a mesma, estamos falando de duas redes sociais distintas. Portanto, o comportamento do seu público provavelmente não é o mesmo em ambas.
Dicas para criar anúncios matadores
Criar um anúncio de Facebook Ads que gere conversão e se destaque em meio aos posts dos amigos dos usuários é uma tarefa muito mais complicada do que pode parecer.
Alguns truques, no entanto, podem te ajudar nessa tarefa.
O primeiro deles parece óbvio, mas muitas empresas não prestam atenção. Estamos falando da entrega de valor para o público-alvo.
Muitas vezes, realizar promoções e dar descontos não é suficiente para atrair as pessoas certas para o seu negócio. E é justamente por isso que é tão importante desenhar a persona. Para fazer propostas que realmente os ajudem a resolver problemas.
Por isso, evite ficar falando sobre como o seu produto ou serviço é incrível. Procure focar na solução, no alívio, na vantagem que ele trará para o consumidor.
Outra dica bacana é ser bastante criativo nas imagens. Um design de qualidade é fundamental. Boas imagens tem poder de chamar atenção em meio ao oceano de informações em que os usuários do Facebook estão imersos.
Tente transmitir a mensagem desejada de forma visual. Procure também dar preferência a fotos e imagens exclusivas à aquelas que encontramos em bancos de imagens. Pois essas já são familiares a muitas pessoas.
Por fim, preste muita atenção aos textos e chamadas dos anúncios. Você tem poucos caracteres para transmitir a mensagem e levar as pessoas a tomarem a ação desejada.
Seja objetivo e deixe claro qual o benefício que a pessoa terá ao clicar ou interagir com o anúncio. Uma boa estratégia pode ser fazer uma pergunta aos usuários ou tentar mexer com a curiosidade para fazer com que eles queiram saber mais sobre o assunto.
Ainda não acabou! Monitoramento, análise e revisões
A essa altura, a sua campanha já estará no ar e, esperamos, cumprindo com os objetivos definidos.
No entanto, esse não é um momento em que você pode relaxar e deixar os anúncios no Facebook de lado para ver o que aconteceu apenas quando a campanha chegar ao fim.
Acompanhar diariamente os resultados para entender quais anúncios, segmentações e estratégias estão dando certo é fundamental para otimizar ainda mais a campanha.
Quais dados acompanhar
A análise de dados, no entanto, vai depender muito dos objetivos que você traçou para a sua campanha lá no início do planejamento.
De acordo com os objetivos, algumas métricas serão mais interessantes do que outras para indicar o sucesso ou o fracasso da campanha. E é justamente por isso que aquela fase de preparação é tão importante.
De forma geral, você poderá extrair e cruzar os dados de três frentes: da ferramenta de gestão de anúncios do Facebook, do site da sua empresa e dos resultados do próprio negócio.
No Facebook, é possível acompanhar os dados da campanha, como alcance dos anúncios, cliques, leads gerados, o custo por clique, entre outros. Essas informações permitem entender a performance de cada campanha e dos anúncios individualmente, sendo possível focar naqueles que desempenham melhor ou rever estratégias de textos e segmentações.
Depois, temos os dados de acesso ao site da sua empresa, que podem ser levantados por meio de ferramentas como o Google Analytics. Esse tipo de mensuração indica o volume de visitas ou de vendas geradas ao site pela campanha de Facebook.
Por fim, é muito importante acompanhar os resultados até a ponta final, ou seja, até o momento que um lead chega para a sua equipe de vendas ou um pedido de compra entra no sistema.
Ao cruzar esses resultados, você terá uma visão muito mais efetiva sobre a campanha e poderá entender o potencial do Facebook e, até mesmo, detectar se há alguma falha no meio do caminho, como um atendimento devagar que faz com que os clientes desistam de comprar.
Não esqueça de testar
Outro ponto muito importante quando falamos de análise de resultados são os testes AB. Esse tipo de prática permite veicular dois anúncios com pequenas modificações, como um texto ou uma imagem diferente, para que seja possível entender qual deles traz melhores resultados.
Otimizar os resultados da sua campanha vai depender diretamente desses testes, afinal, ficar se baseando em achismos e em gostos pessoas pode fazer com que a sua empresa jamais saia do lugar.
Teste formatos de anúncios, locais de veiculação, imagens, textos, segmentados e, até mesmo, a página de destino para qual os usuários são levados após clicarem nas campanhas.
Quanto mais dados estiverem disponíveis para análise, mais fácil será de entender o comportamento do seu público-alvo e veicular anúncios certeiros e eficazes.
Conclusão
O Facebook Ads é uma excelente ferramenta para potencializar a visibilidade da sua empresa, gerar mais leads e, claro, aumentar o faturamento.
Para ser efetiva e trazer o retorno esperado, no entanto, é preciso conhecer a fundo a estrutura, as boas práticas e o potencial dos anúncios no Facebook. Caso contrário, as chances de você investir na plataforma e se frustrar com os resultados serão grandes.
Não se esqueça que, assim como qualquer outra estratégia, é importante dedicar um tempo para planejar a campanha e definir objetivos, prazos, orçamento e responsáveis por cada etapa.
Também vale ressaltar que é muito importante contar com o apoio e experiência de quem entende do assunto e conhece as melhores estratégias para otimizar a sua campanha e extrair o máximo de resultado.
Por isso, não deixe de pesquisar uma agência especialista em anúncios no Facebook para ajudar a sua empresa nessa jornada!