Quer criar um crescimento previsível em sua empresa? Você precisa monitorar constantemente seus dados e números. Empresas que conseguem desfrutar de crescimento constante são aquelas que tem claramente o que precisam ter ou fazer para atingir seus objetivos. E só conseguimos isso através de dados.
O primeiro passo para criar previsibilidade é diagnosticar seu funil de marketing. Para isso, é preciso definir, medir e acompanhar o funil. Em linhas gerais, podemos dizer que o funil possui três fases distintas – em sua forma mais simples:
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Topo de funil. Aqui o foco está no tráfego.
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Meio do funil. O foco é a conversão de leads.
- Fundo do funil. O foco são as vendas e receitas.
Qual o maior benefício em diagnosticar o seu funil de marketing? É conseguir rastrear seus esforços e perceber o que precisa de ajustes e melhorias antes que seus esforços estejam gerando impactos negativos nos resultados e receitas, o que não é o objetivo.
Como diagnosticar seu funil de marketing para criar crescimento previsível?
Especialistas afirmam que o funil de marketing pode estar passando por algum dos 8 cenários – que explicaremos a frente – e cada um possui oportunidades e perigos. Sendo assim, você precisa diagnosticar o seu funil de marketing e entender por qual deles você está passando e direcionar suas ações com assertividade.
Ao diagnosticar o seu funil de marketing, você consegue observar que pontos fortes ou fracos são relativos, pois dependem do cenário. Sendo assim, o objetivo do diagnóstico é construir uma abordagem estrutural de crescimento, ou seja, não se trata de fazer uma venda hoje ou crescer nos próximos seis meses, e sim ter um crescimento previsível, sustentável e escalável. Neste sentido, se você não possuir metas claras de tráfego, conversão e vendas, é preciso criá-las agora. Do contrário, você não conseguirá fazer uma análise e diagnóstico preciso.
Tráfego, Conversão e Vendas Forte
Este é o cenário em que todas as etapas do seu funil de marketing estão direcionadas para que você produza resultados a fim de manter sua taxa de crescimento. Se você se encontra nesse cenário, seu trabalho deve ser desenvolver sistemas que alertem caso haja alguma mudança. O que queremos dizer é: parabéns!
Tráfego Fraco, Conversão e Vendas Forte
Neste cenário você consegue gerar um número satisfatório de clientes, que está batendo a sua meta de vendas. Entretanto, você não está conseguindo gerar novas visitas – o seu topo de funil é fraco. Aqui o perigo é manter sua taxa de crescimento, pois é uma tarefa muito difícil quando o tráfego é fraco. Por isso, coloque mais esforços no topo de funil, criando novos conteúdos, otimizando-os e encorajando seus clientes a compartilhá-los em canais apropriados de distribuição. Além disso, procure por empresas ou pessoas que tenham um ponto de vista similar ao seu ou fornecem produtos e serviços complementares, comunicando-se com o mesmo mercado alvo. Assim, vocês podem realizar um co-marketing e ampliar o alcance. Por fim, é interesse implementar campanhas de marketing educacionais com o foco de introduzir leads e segmentá-los em clientes potenciais.
Tráfego Forte, Conversão Fraca, Vendas Forte
Este cenário é muito comum para empresas de médio porte que direcionam seus esforços para o SEO e pagamento por clique. Ou seja, elas direcionam bastante tráfego para o seu site, mas não consegue convertê-lo em leads. Entretanto, mesmo assim, a empresa cumpre sua meta de vendas.
Nessa situação, o perigo está no peso que o time de vendas tem dentro da organização. O marketing, apesar de envolvido, não tem perspectiva de liderança ou proatividade. Nesse caso, há um claro desalinhamento entre os times de vendas e marketing e isso pode estar acontecendo por alguns motivos, como:
- O conteúdo não está direcionado de maneira assertiva;
- O tráfego do site é de baixa qualidade e não está atraindo potenciais clientes;
- O site não tem um layout bom para conversão, não está otimizado para a jornada do consumidor.
Se você se encontra nesse cenário, primeiramente deve revisar suas personas e se o conteúdo criado está de acordo com as dores e necessidades. Em seguida, mapeie a jornada de compra de suas personas e preste bastante atenção no topo e meio de funil. Veja se os conteúdos estão condizentes com essas etapas. Em seguida, veja se não é hora de remodelar o site, verificar se está otimizado para a conversão de leads. Às vezes, com o lançamento de um novo site, as taxas de conversão aumentam razoavelmente.
Tráfego Forte, Conversão Forte, Vendas Fraca
Nesse cenário, o alinhamento de marketing está bom, mas o de vendas, não. Isso acontece muito com empresas que recém implementaram o Inbound Marketing ou a nutrição de leads. Ou seja, elas estão concentradas em gerar oportunidades de conversão, mas geram leads em uma velocidade tão grande que a equipe de vendas não consegue acompanhar ou então, não ocorreu um alinhamento da equipe de vendas para o Inbound Marketing.
Se você se encontra aqui, saiba que o grande perigo está no gerenciamento de leads. O objetivo é transformar os leads em vendas e para isso, é preciso de qualificar os leads, fazer um ranking da qualidade desses leads e então, se você não estiver criando um número satisfatório de leads qualificados, é hora de rever sua conversão.
Se você está gerando leads qualificados, então é hora de verificar sua abordagem de vendas. É preciso que o time acompanhe as oportunidades e transforme-os em vendas. Enquanto isso, o marketing deve continuar com processos de consolidação de leads, ou seja, nutrindo-os para quando estiverem prontos para comprar em sua jornada. Você deve focar em resolver o topo e não o fundo – que é o primeiro impulso, pois você quer resultados a longo prazo.
Tráfego Fraco, Conversão Fraca, Vendas Forte
Neste cenário, você provavelmente está ignorando seu topo de funil ou ainda não tem certeza de quem deseja atrair. Por isso, comece definindo sua buyer persona, mapeando a jornada e entregando conteúdos de qualidade e que sejam interessante e valiosos para essa persona. Aqui é hora de apostar no Marketing de Conteúdo para valer!
Tráfego Forte, Conversão fraca, Vendas Fraca
Neste cenário o seu processo de vendas precisa de melhorias. Talvez você não esteja passando a mensagem de uma maneira que eles entendam. Por isso, reveja suas estratégias de prospecção e a mensagem que deseja passar.
Tráfego Fraco, Conversão Forte, Vendas Fraca
Este cenário significa que você está criando ótimos conteúdos. Entretanto, precisa ir mais a fundo e descobrir o caminho da conversão. Verifique o que impulsiona o comportamento dos seus consumidores e que problemas eles precisam resolver. A partir daí, comece a recriar conteúdos mais aprofundados, ricos. Eles irão aumentar sua conversão e levar os leads mais abaixo do funil. Além disso, pense em recriar peças populares de conteúdo, fornecendo ferramentas e levando os prospects para uma avaliação gratuita, isso tende a aumentar as vendas.
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Todo mundo precisa começar de algum lugar. Por isso, não se preocupe! Se você se encontra nesse cenário, é hora de implementar o Inbound Marketing.
Para aumentar as vendas, não basta apenas focar em mais vendedores. O comportamento do consumidor mudou nos últimos tempos e há diversas novas estratégias e tecnologias que você pode colocar em prática para realizar a previsão de vendas e conseguir criar um crescimento previsível, sustentável e escalável. Ao utilizar o Inbound Marketing, ficará muito mais diagnosticar quais são os seus problemas e qual a melhor forma para resolvê-los!
Quer diagnosticar o seu funil de vendas e criar um crescimento previsível? Fale com um de nossos especialistas!