Raramente um negócio atua sozinho no mercado. Portanto, saber como diferenciar sua empresa é essencial para se destacar. E, assim, conquistar fidelidade à marca e, consequentemente, um crescimento saudável.
A diferenciação é fundamental para criar uma marca forte. Com isso, é possível evitar se tornar uma commodity. Ou, pior ainda, precisar entrar na briga por preços para conseguir vender.
Aprender a como diferenciar sua empresa, portanto, garante vantagem competitiva. Dessa forma, o negócio tem a capacidade de entregar algo que os concorrentes não podem ou não conseguem.
O grande segredo, no entanto, está em criar diferenciais sustentáveis e alavancáveis. Assim, é possível usar essa diferenciação justamente como um “trampolim” para crescer. Ou, ainda mais importante, para se reinventar em momentos de crises.
Será que você sabe como diferenciar sua empresa? Siga com a leitura e descubra!
A importância da diferenciação
Uma empresa que pretende manter sua lucratividade ao longo dos anos precisa se reinventar continuamente. Afinal, estamos vivendo em um mundo cada vez mais dinâmico e com mudanças rápidas. Por isso, o comportamento do cliente muda, assim como os desejos e necessidades.
Para que o diferencial se transforme em um bom posicionamento de marca, porém, ele deve trazer alguma vantagem ao cliente. Caso contrário, o negócio não conseguirá ocupar um lugar de destaque na mente de seu público.
Suponhamos que você definiu o grande diferencial da sua empresa como sendo a qualidade superior dos produtos. No entanto, seus clientes não valorizam esse atributo. Mas sim, preferem comprar de marcas que entregam mais rápido.
Ao definir arbitrariamente o diferencial como qualidade, portanto, não haverá uma conexão ou um benefício real para o cliente. E, consequentemente, a empresa não conseguirá se destacar ou ganhar vantagem competitiva.
Em outras palavras, entender como diferenciar sua empresa é o que fará que ela seja a escolhida em meio a tantas outras opções.
Tipos de diferenciação de marca
Quando o assunto é diferenciação, é comum pensarmos nos caminhos mais óbvios relacionados aos aspectos do produto ou serviço. Aqui, podemos citar fatores como “preços baixos” ou “itens criativos e fashion”.
É verdade que, muitas vezes, esses diferenciais são bastante atraentes aos clientes. No entanto, em um mercado altamente competitivo, é preciso dar um passo além. Especialmente porque agora as pessoas querem criar conexões com marcas. Além de consumir de empresas que possuem valores similares aos seus.
Com isso, é possível considerar outras dimensões ao pensar em como diferenciais sua empresa, como:
1. Diferenciação baseada na equipe
Ao contar com colaboradores bem treinados e altamente cordiais, é possível se diferenciar pelo atendimento oferecido.
A boa reputação da equipe, uma abordagem de vendas consultiva e outros fatores, inclusive, são cada vez mais importantes. Portanto, pode valer muito a pena olhar para esses atributos e trazer uma abordagem mais humanizada ao negócio.
2. Diferenciação baseada no canal
A eficiência dos canais de distribuição também pode ser um diferencial competitivo. Especialmente para aqueles negócios que trabalham com e-commerce.
Para se diferenciar aqui, é fundamental tornar a compra mais fácil. Além de agilizar a entrega dos produtos sem perder a qualidade. A Amazon é um grande exemplo de marca que prioriza a distribuição em sua atuação.
3. Diferenciação baseada na imagem da marca
Aqui, temos uma poderosa maneira de diferenciar a sua empresa no mercado. Essa abordagem trabalha justamente com as associações sociais e psicológicas dos consumidores.
Nesse tipo de diferenciação, pode-se transmitir um estilo de vida que tenha ressonância com o seu público. Ou, então, atuar com base em propósitos e valores que sejam condizentes com as pessoas, como produtos veganos e livres de crueldade animal, por exemplo.
O mais importante aqui é que o diferencial seja, de fato, praticado pelo negócio. Afinal, de nada adianta assumir uma postura ambientalmente correta, se a empresa não praticar isso em sua rotina.
4. Diferenciação baseada em serviços
Quando falamos de negócios que vendem serviços, a diferenciação pode ser ainda mais complexa. Afinal, estamos tratando de coisas intangíveis e que ficam a par da compreensão individual.
Aqui, é possível ressaltar três níveis de diferenciação:
- Confiança: a confiabilidade que a empresa transmite para fazer entregas no prazo, atender e cumprir com as expectativas.
- Resiliência: como o negócio lida com emergências e obstáculos ao longo da prestação de serviço.
- Capacidade de inovar: mesmo em serviços, é possível agregar novas tecnologias e processos para que o cliente tenha uma experiência mais completa e positiva.
Como diferenciar sua empresa
Será muito difícil que o seu negócio seja o melhor sempre em tudo. Especialmente porque vivemos em um mercado em que a tecnologia está muito avançada e rápida. Com isso, garantir esse tipo de competitividade costuma ser muito complexo.
Ainda assim, é possível entender como diferenciar a sua empresa para que ela seja a melhor aos olhos dos clientes. Mas como fazer isso? Veja as dicas a seguir:
1. Tenha uma identidade própria
Uma marca forte é aquela que tem o seu DNA, seus valores e seu propósito. Eles podem partir da história da empresa, de uma visão de mundo ou da vontade de contribuir.
O que realmente importa aqui é que construir uma identidade de marca vai colaborar para que as pessoas se relacionem com a empresa. Portanto, vale a pena direcionar os esforços para que eles vão ao encontro de momentos importantes da vida dos clientes.
Pense, por exemplo, em quais os fatores o motivaram a começar sua empresa. Como você pretende fazer a diferença? Quais os atributos que você oferece que podem mudar a vida do cliente, como conveniência ou sustentabilidade?
A partir daí, será possível criar um posicionamento forte com base em um diferencial que realmente tenha um impacto na vida dos seus clientes.
2. Venda seus diferenciais para as pessoas certas
Nenhum atributo será um grande diferencial para todas as pessoas. Afinal, cada indivíduo valoriza coisas diferentes e tem uma visão de mundo.
Como você não pode ser tudo para todos, é importante ser o melhor para um nicho de pessoas. Portanto, é importante saber comunicar os diferenciais da sua empresa para as pessoas certas.
A Pepsi é um grande exemplo de marca que não tentou ser o que não era e aceitou a sua audiência. Com a campanha “Pode ser Pepsi”, ela abraçou o fato de que era a segunda opção. E que, para algumas pessoas, não havia nenhum problema nisso.
O grande segredo aqui é fazer apenas promessas que você realmente possa cumprir. Não importando o quão simples elas possam aparecer.
Entenda o que realmente importa aos seus clientes e analise os feedbacks positivos que vocês recebem. A partir daí, foque naquilo que vocês realmente fazem bem e se preocupe apenas em comunicar às suas personas.
3. Use a jornada da empresa a seu favor
As empresas também possuem uma jornada, assim como os clientes passam por estágios ao comprarem.
Você pode usar a trajetória da empresa a seu favor para diferenciá-la. Muitas vezes, é justamente esse caminho e os obstáculos enfrentados que o farão ter conhecimentos e habilidades que mais ninguém possui.
Levante pontos como a expertise ou a perspectiva que só o seu negócio tem. Depois, avalie se eles trazem pontos de vista ou formas de atuar diferentes dos concorrentes. Com isso, é possível trabalhar um diferencial que, com certeza, será exclusivo do negócio.
4. Acompanhe os concorrentes
Por fim, é fundamental monitorar os concorrentes. Afinal, são as brechas de mercado que permitem inovar e ganhar vantagem competitiva.
Entenda o que os seus concorrentes não fazem tão bem para tentar surpreender os clientes. Aqui, vale tanto atender aos clientes de maneira excelente, como contribuir com a sociedade ou apresentar um estilo totalmente único.
Quando mais atento você ficar ao mercado, maiores as chances de identificar oportunidades. E, assim, aprimorar constantemente o posicionamento e os diferenciais de marca para continuar crescendo.
O poder do Storytelling
É importante reforçar que o Storytelling é poderoso para criar narrativas fortes sobre a marca. E, assim, criar associações e conexões muito mais profundas com os clientes.
Aqui, ao invés de focar os diferenciais em atributos ou benefícios, são usadas metáforas que se conectam com as memórias das pessoas.
Para tanto, a história da marca é retratada envolvendo os sentidos dos clientes. Valorizando, assim, o papel da empresa na vida deles.
Para usar o Storytelling para diferenciar a sua empresa, use a estrutura de uma história:
- Cenário: o momento, lugar e contexto que a marca ocupa.
- Elenco: insira a marca como uma personagem, mostre seu papel na vida dos clientes, seus pontos fortes e fracos e sua história.
- Roteiro: conte a história da marca se apoiando no desenrolar ao longo do tempo. Inclua ações, experiências, momentos marcantes, entre outros.
- Linguagem: a história precisa ser contada com a voz da marca e dentro da temática para que seja conferida autenticidade à ela.
Não deixe de garantir com que o posicionamento de marca acompanhe o mercado e o crescimento da empresa. À medida em que você aprende mais sobre os clientes, novas oportunidades de diferenciação se abrem.
Assim como o consumidor muda, o seu negócio também precisa revisar a posição no mercado. Além disso, é importante aceitar que nem todo mundo vai valorizar o que a sua empresa faz.
Com isso, fica mais simples de manter os valores, focar naquilo que a empresa faz e naqueles que realmente são importantes para o seu negócio.
Ainda, tenha em mente que é muito mais fácil dominar os pontos fortes no longo prazo do que superar as fraquezas. Por isso, encontre o seu lugar no mercado e trabalhe de forma a conquistar a excelência naquilo que você já faz bem.
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Conte conosco e vamos juntos!