A todo momento, o meio digital lança novas tecnologias e plataformas com a proposta de tornar as mais diversas tarefas do nosso dia a dia mais fáceis e eficientes. E, de fato, a maioria das empresas ou trabalhadores de hoje não imaginam mais como sua rotina poderia ser eficiente sem o apoio de um computador com internet.
Isso sem falar nos softwares e plataformas dos quais nos tornamos cada vez mais dependentes: Skype, Gmail, Google Drive, Dropbox, Excel e diversos outros aplicativos, websites e mídias sociais funcionam como ferramentas imprescindíveis no cotidiano de muitos profissionais. Pagar boletos, entrar em contato com clientes e fornecedores, realizar compras e cotações… inúmeras tarefas podem ser gerenciadas com um click – ou melhor, um toque! – sem nem sair de casa ou do escritório.
O mundo empresarial só tem a ganhar com os avanços dessas tecnologias. Nos mais diversos segmentos, as ferramentas digitais estão presentes, proporcionando muito mais qualidade e agilidade na execução de tarefas. Além disso, muitos desses recursos permitem ao gestor otimizar o desempenho de suas equipes e gerar relatórios, favorecendo o aprimoramento dos processos internos e otimizando a lucratividade do negócio.
Conheça, a seguir, 4 áreas de sua empresa que podem se beneficiar muito com o uso de boas ferramentas digitais. Confira também algumas dicas de como aproveitar a tecnologia para impulsionar os resultados do seu negócio:
1. Vendas: prospecção e conversão digital
Existem inúmeras formas pelas quais o digital pode ajudar sua empresa a alavancar as vendas. Neste post, vamos focar em nossa especialidade, o Inbound Marketing.
A principal característica do Inbound Marketing é a utilização de plataformas digitais (sites, blogs, e-mails, redes sociais…) para atrair a atenção do seu público potencial e transformá-lo em clientes. Como? Atraindo a atenção das personas do seu negócio e posicionando sua empresa como autoridade no assunto.
As técnicas de marketing tradicionais, tinham como foco a publicidade dos produtos e serviços em si, interrompendo as pessoas em suas atividades. O Inbound Marketing faz o caminho inverso. Aproveitando as dúvidas, necessidades e tendências de buscas na internet, relacionadas à solução que sua empresa oferece, atraímos a atenção das pessoas para a sua Marca, no momento em que elas vão buscar por estas informações.
Ao oferecer conteúdo relevante e de qualidade às personas, o Inbound Marketing cativa o potencial cliente e o ajuda a avançar na jornada de compra. Com essa estratégia, cada lead é nutrido com informações pertinentes ao estágio em que se encontra no funil de vendas, guiando-os da descoberta do problema à decisão de comprar o produto/serviço da sua empresa.
Vale lembrar que o estabelecimento de uma relação com a Marca, antes da venda, facilita o trabalho dos vendedores. Isso porque as leads que chegam no final do funil vendas já conhecem e confiam na sua empresa e na solução que ela oferece. Isso ajuda a reduzir o tempo e esforço necessários para convencer o cliente a comprar, uma vez que a maior parte das dúvidas e objeções já foram esclarecidas durante o processo de nutrição.
Além disso, o Inbound Marketing pode ser utilizado para diversos outros objetivos. Reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), aumentar a taxa de retenção de clientes e criar autoridade para a Marca são apenas alguns exemplos.
2. Gestão e planejamento estratégico
A gestão de recursos é parte essencial da administração de uma empresa. Afinal, o gestor precisa garantir mão de obra suficiente e qualificada. Bem como, ferramentas para que seu pessoal consiga desempenhar as funções que farão o negócio crescer e se projetar no mercado. Existem diversas ferramentas digitais que vão auxiliá-lo a aprimorar seus processos de gestão e de planejamento estratégico.
Por exemplo, a equipe do departamento financeiro pode se beneficiar com modelos de planilha na nuvem para controlar seus custos fixos e variáveis. Aproveitando as informações geradas nessas planilhas, o gestor poderá realizar a projeção de despesas para os variados períodos do ano. Assim, também conseguirá alinhar com a equipe de planejamento, compras, marketing e vendas, as metas necessárias para manter a lucratividade da empresa.
Nesse sentido, existem ainda opções mais avançadas e muito mais robustas, como é o caso dos softwares de gestão integrada. Como o próprio nome indica, a principal vantagem desse recurso é permitir integrar em uma só plataforma o controle de todos os aspectos do seu negócio: vendas, controle de estoque, geração de boletos, emissor de NF-e, conciliação bancária e muito mais. Como esses softwares mantém os dados do sistema ERP online sempre atualizados, o processo de gestão se torna muito mais eficiente.
3. Comunicação interna
Já conhece o conceito de rede social corporativa? Para muito além de vídeo chamadas e mensagens de texto por aplicativo, o digital oferece uma série de novos recursos para te ajudar a reduzir o ruído na comunicação do seu time.
Calendários compartilhados, organização de workflows por projeto, mensagens instantâneas e envolvimento real dos seus funcionários no fluxo de informações da empresa. É isso que prometem os fornecedores do serviços de rede social corporativa – semelhante a um “Facebook” interno. Mas será que vale a pena?
Ora, uma equipe bem alinhada e coesa é o que mantém o bom nível do serviço oferecido ao cliente, evitando desgastes internos, minimizando erros e esquecimentos, e aumentando a produtividade. Por isso, na busca por melhores resultados para 2018, investir em ferramentas que melhorem a comunicação do seu time pode valer a pena.
4. Atendimento e fidelização de clientes
Também a busca pela satisfação do cliente durante o atendimento é influenciada pelo digital. Ferramentas como chatbots e as próprias redes sociais são exemplos de inteligência aplicada ao atendimento. Esses recursos reduzem o tempo de resposta e tornam o relacionamento entre empresa e cliente mais próximo e amigável.
O Whatsapp vem sendo amplamente utilizado pelas empresas como forma de estreitar a comunicação com seus consumidores. O cuidado percebido pelo cliente melhora a satisfação e o sentimento em relação à Marca.
Os softwares de CRM (Customer Relationship Management) também podem ajudar sua empresa além da sua função primária de organizar as prospecções. Essas ferramentas são bastante úteis e de grande impacto na identificação de padrões de consumo. As informações coletadas no CRM podem ser utilizadas para personalizar a oferta de produtos e serviços, e ainda otimizar suas estratégias de comunicação.
Conclusão
Essas são algumas das formas que o digital pode melhorar os resultados da sua empresa em 2018. Essas ferramentas e estratégias chegaram para ficar, e a tendência é que este mercado se fortaleça a cada dia.
O mais interessante para as empresas é que essas soluções têm a característica de beneficiar os diversos departamentos de uma empresa, a um custo relativamente baixo, quando comparadas às soluções disponíveis antes da era digital.
Por isso, para aumentar suas vendas, realizar planejamentos inteligentes baseados em dados, fazer uma gestão online com acompanhamento em tempo real, entrosar sua equipe, ou para diversos outros objetivos e necessidades da sua empresa, conte com o digital para fazer de 2018 um ano de muito sucesso e lucratividade!
Ei, psiu!
Não vai embora ainda não… Conta para gente aqui nos comentários: quais são as ferramentas digitais que você utiliza para melhorar os resultados da sua empresa? Você está satisfeito com o custo-benefício dessas soluções?
Ao oferecer um serviço personalizado, rápido e de qualidade, seus clientes tendem a se tornarem mais satisfeitos e fiéis.