Estabelecer um processo de vendas eficiente pode ser um desafio dentro de uma empresa. No entanto, com uma ferramenta de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), os resultados podem ser melhorados. A solução ajuda a identificar grandes oportunidades de negócios. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao implementar CRM: alguns erros diminuem a eficácia da solução.
Apesar de tudo, o sistema é muito importante para o sucesso do negócio. Vejamos os dados de uma pesquisa feita pelo LinkedIn, a State of Sales. Segundo o estudo, 64,2% das empresas classificam a solução como impactante nos resultados de seus negócios.
Quer saber quais são os principais erros ao implementar CRM na sua empresa e como evitá-los? Confira a seguir algumas dicas.
A importância do CRM para o negócio
O CRM é uma plataforma essencial para a gestão eficiente do relacionamento com os clientes. Aliás, não importa o tamanho do negócio, a ferramenta é fundamental para alcançar ainda mais rápido o sucesso nas vendas.
Para entender melhor, o sistema oferece funcionalidades capazes de ajudar vendedores e gestores a:
- automatizarem tarefas;
- simplificarem processos;
- acompanharem o progresso de negociações com os leads.
Aliás, tudo isso é feito em um único local. E a solução ainda pode ser totalmente integrada com outras ferramentas que facilitam essa gestão de vendas.
Com a plataforma, é possível ter um dossiê completo sobre a venda ou sobre o cliente na nuvem. Dessa maneira, todos os envolvidos no processo de vendas têm acesso às informações para concluir ou dar andamento à venda. Entre suas principais vantagens estão:
- controle de dados do cliente;
- ajuda na fidelização dos clientes;
- acompanhamento de cada etapa da venda;
- aumento nas vendas;
- automatização das tarefas;
- integração fácil com outras ferramentas de gestão;
- registro de histórico e de contatos;
- relatórios;
- análise e indicadores de desempenho.
Principais erros ao implementar CRM
Falta de definição de KPIs
Não ter KPIs bem definidos é um erro que muitas empresas cometem ao implementar CRM. Aliás, uma das principais funções da ferramenta é otimizar a gestão comercial. Por isso, é necessário ter processos e objetivos cadastrados no sistema.
Desse modo, os vendedores podem atuar de maneira mais dinâmica, sem precisar depender da autorização dos gestores. Sem isso, é possível que a empresa não tenha uma linha de evolução correta.
Falta de processos bem definidos ao implementar CRM
Para implementar CRM na empresa, é necessário ter processos bem definidos. Aliás, a falta desse item é muito comum. No entanto, ele é necessário, e deve fazer parte da estratégia de vendas ter todas as etapas bem detalhadas e descritas. Isso porque é preciso avaliar se a metodologia de vendas está funcionando para melhorar os resultados.
Aliás, o CRM até pode ajudar a fechar um negócio, sim. Mas sem um processo não é possível aproveitar a ferramenta da forma mais eficiente para garantir melhores vendas. Portanto, defina bem os processos antes de decidir implementar CRM na sua empresa.
Não pensar em quem vai utilizar a ferramenta
Você já definiu quem vai utilizar a ferramenta? Essa etapa também precisa ser pensada ao implementar CRM. Aliás, é fundamental ter foco no usuário. Se a ferramenta não for útil no dia a dia e nas negociações? Então de nada adianta ter um sistema como esse no seu negócio.
É preciso entender que o CRM virá para somar, e não para dividir ou diminuir as ações de vendas. Por isso, é muito importante que você envolva os colaboradores que serão mais impactados ao implementar CRM.
Acreditar que ao implementar CRM as vendas estarão garantidas
Esse é um dos principais erros. Afinal, todos acham que com a ferramentas as vendas estarão garantidas. Engana-se muito quem pensa dessa maneira. O objetivo do sistema é integrar os processos e auxiliar no gerenciamento da relação com o cliente. Com isso, você poderá utilizar as informações como uma moeda de troca durante e após o fechamento do negócio.
Ou seja, não é uma garantia de que a empresa vai vender mais. Trata-se de uma ferramenta que vai ajudar a impulsionar as vendas. No entanto, precisa ser usada de forma eficiente e estratégica.
Escolher um CRM que não seja amigável
De nada adianta implantar CRM se a ferramenta for complicada e nada intuitiva. O objetivo do sistema é justamente facilitar os processos e ter uma gestão mais otimizada do relacionamento com o cliente.
No entanto, para que isso aconteça, é necessário saber escolher um sistema que seja amigável aos usuários. Caso contrário, será um fracasso e trará ainda mais problemas para o negócio.
Utilizar dados incompletos ou desatualizados
O CRM é um sistema que precisa de dados completos e atualizados para que seja realmente eficiente. Por isso, é fundamental que todas as informações sejam revisadas para garantir que estejam corretas.
Aliás, existem diversos campos de preenchimento que devem estar sempre completos. Afinal, alguns deles são realmente importantes para a geração de relatórios e inclusive para a identificação de oportunidades.
Não engajar a equipe
A falta de engajamento da equipe é um erro gravíssimo ao implementar CRM. O que acontece na maioria dos casos é que o time de vendas não assimila a importância da ferramenta.
Como consequência, a utilização e o preenchimento correto dos dados passam despercebidos. Ou seja, são classificados como tarefas desnecessárias. Por isso, é muito importante que você rompa essa resistência da equipe. Comunique adequadamente seu valor, para que todos usufruam do CRM de maneira eficiente.
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