Quais estratégias de marketing para lançamento imobiliário a sua construtora tem utilizado? Saber como vender o seu produto é tão importante quanto concebê-lo. Afinal, para os projetos cumprirem o seu papel e sejam, de fato, um sucesso, há várias etapas que precisam ser bem executadas. Elas vão desde a escolha do nome do empreendimento até o pós-venda.
Como você sabe, construtoras fazem parte de um segmento que se propõe a construir apartamentos ou casas para vender. Quanto mais rápido o ciclo é concluído, maior é o lucro. No fim das contas, unidades encalhadas não são nada positivas, concorda?
Basicamente, o marketing para lançamento imobiliário envolve 8 grandes etapas. E, se você achava que o lançamento em si seria a primeira ou a última delas, está enganado!
Bem, nós vamos te mostrar isso ao longo do texto. O que importa agora é saber que, para alcançar os resultados desejados, cada uma das fases precisa de atenção e planejamento. Vem saber mais!

Desenvolva a identidade visual do seu negócio
A primeira etapa do marketing para lançamento imobiliário envolve a criação do branding do empreendimento. Afinal, o imóvel precisa ter uma identidade.
O processo de nomeação de um empreendimento é conhecido como naming. Apesar de estar incluído aqui, o objetivo do branding é mais amplo.
O branding visa construir um conjunto de ações e aspectos, que estejam alinhados com o posicionamento e o propósito da sua marca. A ideia central é desenvolver uma marca forte, com personalidade e valores alinhados às expectativas do público-alvo.
É importante saber que as ações de branding permitem aumentar a lembrança e o reconhecimento da marca. Elas geram uma relação mais próxima e duradoura com os clientes. Mais do que necessário, não é?
A estratégia precisa de planejamento para definir os elementos da marca:
- Identidade visual: escolha de cores, tipografia, logotipo, imagens e outros elementos visuais.
- Mensagem da marca: clara, concisa e alinhada com seus valores e propósito.
- Estratégia de comunicação: conjunto de ações e canais de comunicação utilizados para transmitir a mensagem para o público. Inclui slogan, materiais de marketing e definição da linguagem e do tom de voz utilizados.
- Propósito da marca: deve estar alinhado com os valores e expectativas do público-alvo.
Um bom branding também é baseado em pesquisas de mercado, que ajudam a descobrir as reais necessidades e expectativas do público-alvo. Dessa forma, é possível ajustar a estratégia e tornar a marca ainda mais atraente e relevante.
Nessa etapa, portanto, o marketing trabalha com foco no design, na persona e no benchmarking. Essas etapas são para oferecer a solução mais alinhada ao objetivo do empreendimento.
Faça a análise de custos de marketing
Para ter êxito no projeto, também é preciso definir os valores disponibilizados para as ações de marketing. Nesta etapa, é preciso que a construtora encontre um ponto de equilíbrio entre os ganhos com propagandas e os investimentos realizados.
Para evitar que a saúde financeira da empresa seja prejudicada, é interessante se planejar. Separe entre 2% e 4% do Valor Geral de Vendas (VGV) para o marketing. Contudo, lembre-se de que, quanto mais atrativo for um imóvel, menos esforços de marketing serão necessários para vendê-lo.
Inclua a equipe de vendas no planejamento de marketing
A equipe comercial desempenha um papel fundamental no sucesso de um lançamento imobiliário. Como responsáveis por lidar diretamente com os clientes, eles têm um conhecimento profundo sobre o mercado e o público-alvo. Significa que conseguem fornecer insights valiosos sobre preferências e necessidades dos clientes, assim como tendências e concorrência do mercado.
Quando envolvida no planejamento de marketing, a equipe comercial também se sente mais envolvida e comprometida com o projeto. Isso pode contribuir para aumentar a eficácia das ações e melhorar os resultados do lançamento.
Além disso, essa união dos times garante que as estratégias de marketing estejam devidamente alinhadas com a metodologia de vendas e com as metas de negócios. Isso acaba resultando na geração de leads e na conversão de vendas.
Por isso, é recomendado envolver a equipe comercial no planejamento de marketing para lançamento imobiliário desde o início.
Aposte no teaser como estratégia
A principal função do teaser é gerar curiosidade nas personas. Nesse momento ainda não são divulgados detalhes do imóvel. Dê apenas informações necessárias para chamar a atenção, sem abrir aspectos estratégicos. Basicamente, o teaser é uma espécie de isca para atrair a audiência para esse futuro lançamento.
A intenção é fisgar dois públicos principais:
- Pessoas que estão pesquisando imóveis.
- Pessoas que entraram em uma etapa mais avançada de negociação com algum concorrente.
A ideia, portanto, é fazer com que elas adiem essa compra para saber mais informações sobre o lançamento.
O teaser pode ser acompanhado de uma landing page. É onde o potencial cliente deixará informações de contato para receber detalhes em primeira mão sobre aquele imóvel.
A etapa de produção e lançamento do teaser marca também o início das campanhas Awareness. Ou seja, para despertar a consciência de marca do público em relação à sua empresa, seus produtos ou serviços. A estratégia aumenta o número de pessoas familiarizadas com a marca. Elas passam a identificá-la como referência no mercado frente aos seus concorrentes.

Planeje o marketing para a fase de pré-lançamento
Nesta etapa, o empreendimento ainda não recebeu o RI (Registro de Incorporação), impossibilitando a comercialização. Todavia, já é possível reservar unidades. Por isso, é preciso preparar ações estratégicas para despertar o interesse de investidores, mesmo antes da abertura oficial das vendas do empreendimento.
O marketing pré-lançamento envolve, portanto, o uso de gatilhos mentais para levar o possível comprador à ação. Os sensos de urgência, escassez e exclusividade, por exemplo, são excelentes para isso.
Ofereça atendimento personalizado, forneça informações apenas mediante o cadastro, realize um pequeno evento para convidados. Também apresente boas condições comerciais para a compra. Tudo isso para chegar no lançamento com o maior número possível de unidades reservadas.
Com o pré-lançamento, também tem início as campanhas de anúncios mais consistentes, visando os agendamentos (fundo de funil). Esta etapa do funil de vendas levará o lead ao seu objetivo final: a conversão, transformando-o, assim, em cliente.
Todos os conteúdos produzidos buscarem chegar à venda, não é? Mas, é no fundo do funil que os esforços são mais diretos para o fechamento da venda.
Divulgue o lançamento em grande estilo!
A hora de lançar o empreendimento requer força total na campanha de marketing para lançamento imobiliário. Afinal, a venda das unidades já pode ser oficialmente aberta e, definitivamente, não é o momento de marcar bobeira.
Essa etapa requer peças publicitárias preparadas para realizar um grande movimento de apresentação do empreendimento. Sincronize estratégias para alcançar o maior número possível de clientes.
Lembre-se de que a maioria das pessoas pesquisa imóveis na internet. Então, o primeiro passo é ter um site otimizado e pronto para se conectar com potenciais compradores. Com isso, estará convertendo-os em leads.
Amplie a sua campanha digital com o Google Ads e alcance um público altamente segmentado e interessado em imóveis. Você pode criar anúncios que apareçam nos resultados de busca do Google, em sites parceiros e aplicativos móveis.
Aposte na escolha de palavras-chave certeiras para direcionar os anúncios para usuários que estão procurando ativamente por imóveis na área. Também é possível levar a sua publicidade para quem já visitou o seu site, aumentando as chances de conversão.
Não esqueça de explorar o potencial das redes sociais na sua estratégia de marketing para lançamento imobiliário! A plataforma Meta Ads permite que você publique no Facebook e Instagram. Oferece também recursos para criar e gerenciar quando e onde a sua publicidade será veiculada. Outros benefícios são o orçamento dos anúncios, testes e mensuração de performance.
E, por favor, faça vídeos! Está comprovado que as pessoas preferem consumir conteúdos em vídeo, do que foto ou texto. Com eles, você ainda consegue transmitir muito mais informação em menos tempo. O formato também oportuniza explorar com muito mais realismo e riqueza de detalhes e realismo o novo empreendimento.
Outra estratégia interessante é configurar ações de remarketing, para testar a aderência da campanha em diferentes grupos. Assim você pode avaliar quem está mais propenso a comprar. Com isso, é possível direcionar melhor os corretores e otimizar recursos.
Viu só como o lançamento não é a primeira e nem a última etapa? Seguimos!
Produtos/serviços remanescentes
Mesmo uma ótima estratégia de marketing para lançamento imobiliário pode resultar em algumas unidades remanescentes. Após o período estipulado para o lançamento do empreendimento, as condições de pagamento, por exemplo, já não são as mesmas. Mas, isso não significa que é hora de jogar a toalha!
Sua base de leads está provavelmente recheada de boas oportunidades. Tudo depende agora apenas da nutrição do relacionamento com a sua construtora para, quem sabe, fechar negócio com você.
Então, a dica aqui é seguir em contato e alimentar esses leads com conteúdos relevantes. Use o conhecimento adquirido durante todas as etapas de lançamento para manter essa base ativa e engajada.

Atendimento pós-venda de qualidade
Engana-se quem pensa que o marketing para lançamento imobiliário termina com a concretização de uma venda.
A partir da compra efetivada, tem início um novo relacionamento, que demanda suporte e dedicação até a entrega do imóvel.
Invista em conteúdos relevantes, informações úteis e atualizações constantes sobre o andamento e a evolução da obra. Também é possível automatizar o envio de lembretes de pagamento, sempre de maneira educada e atenciosa.
Nesta etapa, é interessante contar com ferramentas que facilitam esse contato, como o CRM para construtoras. O software consegue coletar dados importantes, desde o nome até as interações realizadas entre sua empresa e o cliente. Ele também ajuda a automatizar processos, como o envio de e-mail marketing.
Lembre-se de que clientes satisfeitos rendem excelentes indicações, tornando-se embaixadores da sua marca!
Agora que você já conhece todas as etapas do marketing para lançamento imobiliário, é hora de planejar a sua estratégia! Se precisar de ajuda, conte com o know-how de uma agência experiente no mercado imobiliário e pronta para elevar as suas perspectivas de sucesso!
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