Gerar leads é uma das principais metas dos profissionais de marketing e das empresas. Afinal, ter o contato de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços é fundamental para atingir as metas de vendas e aumentar a receita. Isso não é diferente do marketing para construtora.
As estratégias são definidas por meio de um planejamento cuidadoso, visando atrair pessoas interessadas em seus produtos ou serviços e conquistá-las a ponto de fornecer suas informações para saber mais. Essas táticas podem incluir um trabalho constante nas redes sociais, anúncios que geram mais tráfego no site para impulsionar as vendas, melhorias para aumentar a taxa de conversão e muito mais.
Se você deseja gerar mais leads, mas não sabe por onde começar, podemos ajudá-lo. Tudo deve começar com a definição dos seus objetivos. Já sabe o que deseja alcançar? Então, vamos trabalhar!
O que são leads e por que eles são importantes para a sua construtora
Leads são contatos de pessoas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, fornecendo informações de contato, como nome, e-mail e telefone, por exemplo. Eles são importantes para o marketing para construtora porque representam oportunidades reais de negócio, ou seja, pessoas, com potencial para se tornarem clientes.
Ao capturar leads, sua empresa pode nutri-los com informações relevantes sobre seus empreendimentos, estabelecendo uma relação de confiança e fortalecendo a imagem da marca. Assim, quando esses leads estiverem prontos para realizar uma compra, sua construtora já estará na mente deles como uma opção viável.
Além disso, ao investir em estratégias de geração de leads, você pode direcionar seus esforços de marketing e vendas de maneira mais eficiente e segmentada, atingindo um público específico que tem mais chances de se interessar por seus produtos ou serviços. Isso ajuda a reduzir custos e aumentar as taxas de conversão, melhorando os resultados.
Como funciona o marketing digital na geração de leads
O objetivo do marketing digital é criar uma presença online forte e estabelecer um relacionamento com seus clientes em potencial. Por isso, também consiste em uma estratégia fundamental para gerar leads, já que permite que a sua empresa alcance um público específico e segmentado com mais rapidez e eficiência.
Se você já pescou alguma vez na vida, sabe que para pegar um peixe é preciso jogar uma boa isca. E é exatamente esse o trabalho que o marketing para construtora faz para conseguir capturar leads.
Essas iscas podem ser conteúdos relevantes, distribuídos em formatos diferentes, como blogposts, vídeos, posts sociais, e-books, infográficos e outros. A grande sacada está na oferta de valor para potenciais clientes. Afinal, se você jogar um anzol vazio, é provável que volte para casa de mãos abanando, certo?
Agora, quando você oferece informações úteis e interessantes, que ajudam o seu público a resolver uma dor ou suprir uma necessidade, é natural que atraia a atenção de quem está perdido no meio de um mar de conhecimentos rasos. E assim você pode gerar mais leads para o seu negócio.
Já ouviu falar sobre as Landing Pages? Pois é. Se usarmos a mesma alusão da pescaria, a LP seria aquela isca brilhante e colorida. Elas são páginas específicas do seu site criadas para uma campanha de marketing ou oferta específica e projetadas para converter os visitantes em leads.
Isso geralmente acontece por meio de um formulário de contato, onde o visitante fornece suas informações em troca de algum benefício, como um e-book ou um desconto, por exemplo. Elas podem ser criadas para campanhas de e-mail marketing, anúncios pagos, ou mesmo para direcionar tráfego orgânico do seu site para uma oferta específica.
Além disso, a otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma estratégia importante para gerar tráfego qualificado para seu site e, consequentemente, gerar leads. Ao otimizar seu site para as palavras-chave relevantes do seu negócio, sua empresa pode aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa para quem busca o que você está oferecendo, no caso, imóveis.
O marketing para construtora também pode se beneficiar dos anúncios online, com as plataformas de mídia paga, como Google Ads e Meta Ads, para direcionar campanhas para um público-alvo específico e segmentado, aumentando as chances de gerar leads qualificados para o seu negócio.
Com o marketing digital, fica mais fácil consolidar a sua presença online, aumentar a autoridade da marca e construir um relacionamento próximo com seus clientes em potencial, aumentando as chances de conversão em vendas.
Estratégias de marketing digital para atrair e capturar leads
Bem, no tópico anterior, já antecipamos algumas estratégias bastante eficientes de marketing digital para atrair e gerar leads. Acontece que existem outras!
E, se o cliente se depara com uma super campanha interessante nas redes sociais, clica no anúncio, com uma experiência ruim no seu site? Você não quer perder boas oportunidades!
Portanto, podemos começar com uma criteriosa avaliação do site, para saber o que já tem qualidade e o que precisa ser aprimorado. É preciso otimizar o SEO das páginas, aprimorar a navegação, ter bons vídeos e imagens dos seus empreendimentos e acesso fácil às informações, entre outros detalhes.
Também é muito importante ter um site otimizado para dispositivos móveis, já que muita gente acessa a internet pelo celular.
O e-mail marketing é outra estratégia fundamental no marketing para construtora e pode ser usado para nutrir a sua base de leads, segmentando os contatos conforme as etapas do funil de vendas.
Marque presença também nas redes sociais. Afinal, é lá que a maioria dos seus potenciais clientes está. Escolha as plataformas que mais fazem sentido para o seu negócio, crie um calendário editorial, defina a frequência das publicações e veja o reconhecimento da sua marca aumentar.
Ao elaborar um projeto para gerar leads nas redes sociais, é fundamental considerar seu nicho de mercado e as características do público-alvo para segmentar as campanhas. Também é indicado experimentar diferentes formatos de conteúdo e ficar atento às tendências e novidades.
Além disso, você também pode usar o remarketing para aproveitar todo o tráfego que chega até o seu site. Essa estratégia permite alcançar novamente pessoas que visitaram suas páginas, mas não realizaram nenhuma ação. E, como a jornada de compra no marketing para construtora é longa, um novo contato pode encontrar um lead mais próximo da tomada de decisão, concorda?
Lembre-se de que gerar leads de qualidade requer tempo e dedicação, mas com planejamento e organização, é possível encher o balde!
Qualificando leads: como identificar quais têm maior potencial de compra
Qualificar leads significa identificar os leads mais adequados para a sua empresa. Isso requer um bom conhecimento do negócio, do mercado e, principalmente, do cliente.
É importante compreender que o perfil de um cliente ideal pode variar conforme o segmento de atuação da empresa. Em outras palavras, quer dizer que o cliente ideal de uma loja de roupas não tem o mesmo perfil do cliente ideal da sua construtora, por exemplo. Além disso, a intenção de compra é um elemento crucial para a qualificação de um lead.
Para entender a intenção de compra, é possível acompanhar o caminho que o cliente percorre até a decisão, passando pelas etapas de aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e avaliação/compra.
O funil de vendas é excelente para identificar em qual estágio um lead se encontra. Geralmente, quando ele começa a demonstrar interesse pelos conteúdos de fundo de funil, é porque tem intenção de comprar.
Cada lead qualificado representa uma oportunidade realista de venda, e softwares de automação de marketing, como o CRM, podem ser muito úteis nesse processo, permitindo identificar quais contatos estão prontos para receber uma proposta comercial e encaminhá-los para a equipe de vendas.
Nutrindo leads: mantendo um relacionamento próximo com potenciais clientes
A nutrição dos leads, em uma estratégia de marketing para construtora, implica em fornecer exatamente o que essas pessoas precisam. A ideia é estreitar o relacionamento, enviando conteúdos úteis e apoio para o que for necessário.
Aqui, o funil de vendas volta à ação, já que para saber o que e para quem entregar, é preciso entender em que etapa da jornada de compra o lead está.
A partir disso, é possível criar um fluxo de nutrição, abastecendo cada lead com informações de acordo com o que ele precisa para gerar primeiro uma relação de confiança e só depois vender.
Quando chegar no fundo do funil, o relacionamento já está mais próximo e o lead já está seguro quanto à credibilidade da sua construtora. Este é o momento certo de encaminhar o contato qualificado para a equipe de vendas, já que a probabilidade de conversão é maior.
Convertendo leads em vendas: estratégias eficazes para fechar negócios
Converter leads em vendas é o objetivo final de qualquer estratégia de marketing e vendas.
Para personalizar a abordagem, a equipe de vendas precisa ser munida de toda informação relevante sobre esse lead. Que materiais ele recebeu, contatos que já foram feitos e quais necessidades a empresa suprirá.
Assim, os vendedores podem criar um plano de ação antes de falar com o lead, identificando os argumentos mais importantes e as perguntas que podem surgir.
É preciso destacar os diferenciais dos seus empreendimentos, apresentando uma proposta de valor que seja atraente para o cliente, além de opções interessantes de pagamento e negociação, facilitando o processo de compra.
Manter contato constante com o cliente também é importante para acompanhar a decisão de compra e esclarecer dúvidas que possam surgir. Mas, sem esquecer que uma boa experiência é essencial para fidelizar o cliente e aumentar as chances de recomendação e novas vendas.
Tendências em marketing digital para a geração de leads
O marketing digital está em constante evolução, e com isso, as estratégias para a geração de leads também mudam e se adaptam. Algumas tendências atuais incluem:
- Automação de Marketing: o uso de ferramentas de automação pode ajudar a otimizar o processo de geração de leads, permitindo que a equipe de marketing se concentre em atividades mais estratégicas.
- Personalização: personalizar a comunicação e o conteúdo conforme o perfil e comportamento dos leads pode ajudar a aumentar a taxa de conversão e fidelização.
- Marketing conversacional: consiste em utilizar canais de comunicação em tempo real, como chatbots e aplicativos de mensagem, para estabelecer uma interação mais próxima com o potencial cliente. Os chatbots são um exemplo de ferramenta que tem sido amplamente utilizada nessa estratégia.
- Data Driven: para a análise de dados de navegação do site, segmentação de leads com base em critérios específicos e o uso de ferramentas de automação de marketing para criar campanhas mais eficazes e personalizadas.
- Marketing 5.0: pode ser aplicado na geração de leads através da oferta de conteúdo que vá além das características técnicas do produto, transmitindo uma mensagem mais profunda e relevante para o público.
Como a Elévon vai te ajudar!
A Elévon é uma agência com ampla experiência no marketing para construtora e também no marketing digital para a geração de vendas online de forma extremamente mensurável.
Nossos serviços compreendem desde estratégias de inbound marketing para a produção de conteúdos e materiais ricos que agreguem valor ao seu cliente, até alinhamentos com o time de vendas para obter insights na segmentação das campanhas para atingir os melhores resultados.
Além disso, atuamos com a integração de ferramentas de automação de marketing em sites e instalação de conversão via WhatsApp para facilitar a geração de leads.
Como resultado, temos clientes satisfeitos, com maior tráfego em seus sites, mais engajamento nas redes sociais, uma base de leads maior e mais qualificada e, é claro, mais vendas!
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