Saber como se tornar autoridade no seu segmento é um grande diferencial competitivo. Afinal, quem é reconhecido como referência tem mais credibilidade dentro de sua especialidade. E, consequentemente, mais clientes fiéis e engajados.
Especialmente para empresas que trabalham com o Marketing Digital ou que atuam no e-commerce, se tornar autoridade é ainda mais importante. Em uma época de concorrência grande, ter uma posição sólida e de referência faz toda a diferença. Mesmo porque, esse é o caminho para ganhar destaque e, inclusive, melhorar a lucratividade do negócio.
Entender como se tornar autoridade no seu segmento, no entanto, demanda um conjunto de esforços contínuos. Afinal, é o conteúdo oferecido e o relacionamento com os clientes que farão com que a marca conquiste a confiança do público.
Quer entender melhor como se tornar autoridade no seu mercado? Veja as dicas que separamos a seguir e comece a colocá-las em prática o quanto antes!
A importância da autoridade
Estabelecer uma presença nos meios digitais é uma tarefa relativamente simples e de acesso a todas as marcas. No entanto, é a conquista da autoridade que realmente faz a diferença para os resultados a longo prazo.
Quando a marca alcança uma posição de referência, ela se torna reconhecida como fonte de informação, qualidade ou inovação naquele segmento. Portanto, seu site, produtos e etc são vistos como os melhores dentro de uma área específica.
Em outras palavras, se tornar autoridade é o que realmente fará a sua marca ter vantagem competitiva no mercado. E, especialmente em um mercado tão concorrido e dinâmico, é esse posicionamento que terá um impacto expressivo nos resultados do negócio.
Se tornar autoridade é sinônimo de conquistar a admiração do seu público. O mais interessante é que essa confiança se estende também a todas as atividades da marca. Dessa forma, as pessoas vão parar mais para ouvir o que a empresa tem a dizer e se tornarão muito mais engajadas com ela.
Como resultado, uma marca que é autoridade tem mais facilidade e eficácia ao se comunicar com seu público. Contribuindo, assim, para um relacionamento mais próximo e de longo prazo.
Dicas de como se tornar autoridade
Ser uma autoridade em um segmento impacta diretamente nas vendas e na fidelização dos clientes. Portanto, esse é o status desejado por todas as empresas.
Na prática, o caminho é bastante longo e árduo. Afinal, se tornar autoridade depende de uma série de fatores, que vão desde os valores da marca até as campanhas de Marketing Digital.
A seguir, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo com essa tarefa:
1. Não foque nas vendas logo de cara
É claro que todo negócio precisa vender e lucrar para crescer. No entanto, para se tornar autoridade, você não deve focar nesse objetivo como o principal.
A lógica é a seguinte: uma marca que é autoridade agrega algo na vida de seus clientes. Esse “algo” pode ser uma facilidade em realizar alguma tarefa, uma visão nova sobre uma tarefa difícil ou informações que permitam um bem-estar maior, por exemplo.
Isso significa que a sua marca jamais será autoridade em um segmento se todas as estratégias de Marketing girarem em torno de vendas. Afinal, esse não é um conteúdo que agrega algo importante à vida de seus clientes.
Se tornar uma autoridade significa ganhar a confiança do seu público. E, para isso, o egocentrismo precisa ser deixado de lado nas comunicações da marca.
Pense que, enquanto influenciador no segmento, o seu objeto é ensinar ou ajudar os seus clientes. E as vendas serão uma consequência disso.
2. Não queira abraçar o mundo
É impossível se tornar autoridade para todos. Afinal, essa é uma tarefa que depende diretamente da segmentação para que a marca seja muito relevante para um grupo de pessoas. Portanto, ser uma autoridade demanda direcionamento para um nicho.
A dica aqui é entender quem são as pessoas que mais podem ser beneficiadas com seus produtos ou serviços. Ou seja, aquelas que realmente podem enxergar valor na proposta da sua marca.
Querer abraçar o mundo de uma só vez é o pior caminho que você pode adotar. Por isso, nada de se apegar a máxima de que “podemos vender para todo mundo”.
Aqui, os valores e o conceito do seu negócio precisam produzir um impacto significativo do público. E isso só será possível com um entendimento profundo da sua persona.
Além disso, direcionar e segmentar colabora para um uso melhor das verbas e esforços de Marketing. Ou seja, os resultados têm o potencial de se tornarem muito mais expressivos!
3. Entenda o que o seu consumidor precisa
O que o seu consumidor espera da sua marca? Quais são as dores que ele precisa resolver?
Se você não soube responder essas perguntas rapidamente, então, é preciso voltar alguns passos para começar a entender como se tornar autoridade.
Conhecer as motivações, os problemas e as necessidades do seu público é equivalente a entender os gatilhos para o consumo. Portanto, é preciso partir desse conhecimento para definir uma estratégia baseada em responder ou ajudar com essas questões.
Esse entendimento vai ajudá-lo a produzir conteúdos mais certeiros e que realmente agreguem valor para as pessoas. E, a partir de uma continuidade das ações, contribuir para que você se torne referência no segmento.
4. Olhe para os canais certos
Nem sempre mais é melhor em uma jornada para se tornar autoridade. Afinal, não adianta a marca estar presente em todas as grandes redes sociais se o público se concentrar em um canal de nicho.
É claro que ganhar um pouco de alcance contribui para que vocês sejam reconhecidos pelas pessoas. No entanto, o objetivo aqui é gerar aproximação com aqueles que estão dentro do perfil de cliente ideal da marca.
A provocação é questionar se realmente é importante para a empresa estar no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube se o público usa mais o Pinterest, por exemplo.
Essa ideia é ainda mais importante quando a marca quer manter a presença em várias canais, mas não consegue mantê-los atualizados. Ou, pior ainda, não consegue interagir com o público em todos eles.
Novamente, a ideia é focar onde as suas personas estão presentes e apostar em qualidade e em relacionamento.
5. Aposte em conteúdo verdadeiramente relevante
O Marketing de Conteúdo é muito importante para se tornar autoridade. Afinal, é por meio dele que você consegue oferecer algo de valioso ao seu público e, com isso, estabelecer uma posição de referência.
Um conteúdo original e que vá ao encontro das dores das personas ainda colabora para que elas se envolvam mais com a marca. E, a partir daí, seja possível fidelizar clientes e aumentar as conversões.
Vale reforçar que, cada vez mais, é fundamental ser original. Como o Marketing de Conteúdo traz resultados, não são poucas as empresas que estão apostando nesse caminho.
Fazer mais do mesmo, portanto, não trará nenhum destaque para a sua marca. E, consequentemente, não irá contribuir para ela se tornar autoridade.
Ao mesmo tempo, ser original não significa que você precisa inventar algo nunca visto antes. Muitas vezes, abordar um tema de uma maneira nova ou explorar melhor os formatos de conteúdo já faz toda a diferença.
6. Invista em SEO e em mídia paga
Por melhor que seja o posicionamento da marca e o conteúdo, ela dificilmente será descoberta de forma totalmente espontânea.
É importante contemplar estratégias de SEO e de campanhas online em seu planejamento para potencializar o alcance dos conteúdos. E, principalmente, conseguir direcioná-los para que eles impactem as pessoas certas.
A grande dica aqui, portanto, é a segmentação e a personalização das comunicações. Quando for pensar o SEO do site, levante palavras-chave que façam sentido para as suas personas. Evitando os termos muito genéricos e que, provavelmente, vão acabar prejudicando a sua taxa de conversão.
Nas campanhas, personalize os conteúdos e as imagens para que eles possam falar com as dores das suas personas e mostrar os valores da marca.
Quanto mais certeiro você for, maiores as chances de tocar em algum ponto importante para o seu público. Consequentemente, mais eficaz será o caminho para se tornar autoridade.
7. Mantenha o relacionamento
Ao seguir todas essas dicas de como se tornar autoridade em seu segmento, você provavelmente conseguirá atingir seus objetivos.
No entanto, o trabalho não deve parar por aí. Pelo contrário, é agora que vai começar uma das partes mais importantes.
Ser reconhecido como autoridade não é uma posição fixa. Esse é um trabalho constante, frágil e que precisa de manutenção. Afinal, você leva anos para chegar lá e pode perder o lugar em segundos com apenas um pequeno deslize.
Se mantenha fiel aos princípios da marca e tome todo cuidado para que eles estejam incorporados em todas as ações e colaboradores. Preze pelo relacionamento próximo e transparente com os consumidores e fique atento às mudanças do mercado.
Assim, será possível manter a tão custosa posição de autoridade por muito mais tempo e colher seus benéficos frutos!