A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou praticamente todos os países do mundo. Nos últimos meses, tem crescido a busca por alternativas para administrar os impactos na situação econômica mundial. Isso é verdadeiro tanto a nível governamental quanto no setor empresarial, que vem pensando em formas de recuperar receitas.
Mesmo com todos os prejuízos, a maioria das empresas continua exercendo de forma ativa suas responsabilidades em relação aos colaboradores. As organizações são, sem dúvida, protagonistas tanto da economia quanto do mercado em que estão inseridas. Aliás, a boa condução dos negócios diante de uma crise é urgente.
Contudo, é necessário estabelecer um planejamento de sucesso para superar os desafios com resiliência e recuperar receitas. Caso contrário, as empresas correm riscos estratégicos e também operacionais. Alguns exemplos são:
- Atrasos e até mesmo interrupções do fornecimento de matérias-primas.
- Aumento de custos.
- Diminuição de lucros.
- Danos à saúde e à segurança dos colaboradores.
Por isso, preparamos este artigo com dicas de como sua empresa deve se planejar para ser ágil e recuperar receitas. Leia e descubra!
Bem-estar físico e mental dos funcionários
Você deve estar se perguntando: o que o bem-estar físico e mental dos funcionários tem a ver com minhas receitas? E a resposta é: tudo! Sabe por quê? São eles que mantêm o funcionamento das atividades cotidianas, as novas demandas. Também são eles que executam as novas estratégias e o que for preciso para manter a empresa em atividade.
Uma pesquisa identificou que 82% das empresas acreditam que condições de trabalho flexíveis são essenciais para os profissionais. Essa estratégia deixa os funcionários sentindo-se mais seguros, perto de suas famílias e longe da Covid-19.
Outras medidas, como o adiantamento de férias, foram usadas por várias empresas e em formato de rodízio entre os colaboradores. Sem falar no trabalho a distância durante os períodos mais críticos, não é mesmo? O home office tem se destacado nos últimos meses, há chances de dele virar rotina no pós-pandemia.
Monitorar constantemente a saúde das pessoas que trabalham na sua empresa é outro fator importante. Mas lembre-se de sempre manter a confidencialidade das informações obtidas.
Caso os profissionais precisem voltar para o trabalho presencial, é obrigação da empresa garantir total segurança do espaço. Estabeleça diretrizes de proteção pessoal para os seus funcionários. É imprescindível que essas diretrizes sejam baseadas em fatos, para aumentar a conscientização sobre segurança e a prevenção dos riscos.
Ou seja, isso inclui não apenas, mas principalmente limpezas e desinfecções rigorosas dos ambientes. Também é importante estabelecer regras de distanciamento. Gerencie o uso de salas de reuniões e dos locais compartilhados, assim como das mesas de trabalhos.
Com isso, os funcionários se sentirão mais seguros para voltar às atividades. Nesse retorno, manterão a produtividade, focando sempre nas entregas e nos resultados. Com isso, o caminho para recuperar receitas será percorrido de forma mais rápida e eficaz.
Agilidade com o trabalho remoto para recuperar receitas
Como mencionamos, manter os funcionários em trabalho remoto é uma medida estratégica, principalmente nas fases mais críticas da pandemia. O gestor ganha com o bem-estar da equipe e, consequentemente, com uma produtividade maior.
Além disso, nesse formato, as empresas conseguem mobilizar conhecimentos de forma instantânea. Elas podem organizar, por exemplo, a revisão de algum projeto com dez ou até mesmo 100 pessoas de forma imediata. Com isso, você fornece desde informações do seu produto até vendas e suportes de forma digital.
O trabalho remoto pode recuperar receitas de forma ágil e significativa. O ritmo de trabalho está acompanhando a velocidade com que estamos nos moldando à nossa realidade. Precisamos nos adaptar de forma rápida, e a execução das atividades precisa seguir o mesmo fluxo.
É certo, por exemplo, que a tecnologia sofreu uma grande transformação nessa pandemia. Ela foi rapidamente se inserindo em várias funções, como o marketing, o suporte ao cliente, a armazenagem etc. O crescimento expressivo na quantidade de compras online é uma prova disso.
Identificar, agir e desenvolver
Além do bem-estar dos funcionários, imprescindível para recuperar receitas, elencamos três outros dicas fundamentais de planejamento. Para isso, você precisa de uma boa combinação de ações, e separamos as melhores neste post. Confira!
Identificar
Depois de manter seus funcionários em segurança, você começa a identificar e também a priorizar demandas. Esse é o papel que os líderes devem cumprir junto aos seus subordinados. Faça levantamentos, avalie as necessidades e também o comportamento dos clientes. Como, quando e onde eles estão buscando serviços e produtos?
A partir daí, juntamente com os CEOs, os líderes vão criar estratégias necessárias para recuperar receitas. Por exemplo:
- Reposicionamento de marca.
- Fusões e aquisições.
- Networking de ecossistemas.
- Replanejamento de demandas.
- Ampliar canais de divulgação e de vendas.
Lembre-se: a pandemia trouxe um consumidor muito mais conectado e em busca de informações. Esse é o seu momento de encontrá-lo.
Agir
Agora que você identificou e mapeou necessidades e comportamentos, chegou a hora de agir para recuperar receitas. Um bom começo é redistribuir os recursos de forma decisiva e ágil.
O lançamento de iniciativas deve ser ampliado tanto em relação às vendas quanto ao produto ou serviço em si. O principal benefício das empresas é poder realizar coisas antes nem pensadas. Ou então que levariam muito por causa das etapas burocráticas, mas agora acontecem em curtos períodos de tempo.
É importante que, nos primeiros passos, você esteja munido de dados, para saber exatamente o caminho a seguir. Com isso, o foco prioritário das empresas começa a ser a busca pela melhoria constante e incansável. Empresa, colaboradores e clientes – todos ganham com isso.
Desenvolver
As equipes começam a se tornar cada vez mais ágeis para recuperar receitas. Executam de forma eficiente as prioridades elencadas como mais urgentes. Com isso, a empresa desenvolve times capazes de tomar suas próprias decisões.
Mas, para isso, é importante que as companhias ofereçam indicadores-chave de desempenho (KPIs) totalmente claros. Aqui não pode haver dúvidas.
Para garantir a eficácia, é necessário um bom plano de crescimento. Ele deve ser desenvolvido por uma equipe que saiba exatamente o que o cliente procura. Os profissionais precisam estar bem informados: assim, o conhecimento de mercado e de comportamento se amplia, gerando ótimas receitas.
Gostou das dicas? Quer planejar e recuperar suas receitas vendendo mais? Fale conosco!