O site funciona como o cartão de visita de qualquer negócio. E também é um canal para atrair mais leads e transformá-los em clientes. No entanto, muitos empresários não sabem o potencial de um site otimizado. Por isso, deixam de investir em um bom trabalho online para se destacar no Google.
Um site otimizado significa que ele segue padrões e técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Esses são os padrões recomendados pelo maior buscador do mundo, o Google.
Para ter um bom posicionamento, é preciso atender aos principais critérios de otimização. Isso melhora a experiência do usuário e coloca seu site na primeira página do Google. Mas você sabe quais são essas técnicas? Confira no artigo a seguir.
Como ter um site otimizado?
Ter um site otimizado é um dos primeiros passos para melhorar o tráfego. O Google possui mais de 200 critérios avaliados no seu site. Quanto mais deles você atender, melhor a sua posição. E maiores são as chances de aparecer organicamente na primeira página do buscador.
No entanto, conseguir essa façanha não é fácil. Por isso, vamos te ajudar com algumas dicas de técnicas de SEO para você aplicar e melhorar os resultados.
Oferecer conteúdo relevante
Conteúdos relevantes são a base do SEO. Pesquise as palavras-chave mais buscadas que têm a ver com o seu negócio para produzir conteúdos. Essa é uma estratégia assertiva para melhorar a otimização do seu site e ranquear entre as primeiras posições do Google.
No entanto, é importante saber que você precisará de muito esforço para produzir conteúdo de qualidade. Quanto mais artigos você criar, mais rapidamente você terá um site otimizado.
Utilizar títulos e meta description
Os títulos são elementos de SEO superimportantes em uma página. Por isso, você deve pensar muito bem em como elaborá-los. Eles devem chamar a atenção e, ao mesmo tempo, contribuir para o ranqueamento. Uma dica fundamental é incluir sempre a palavra-chave no título de seu texto e também da página.
Afinal, ele permite informar ao leitor sobre o assunto tratado naquele conteúdo. Isso aumenta a visibilidade e destaca o texto também nos mecanismos de busca. Aliás, para o título estar nas regras de SEO, é indicado que tenha até 55 caracteres, incluindo espaços.
Já a meta description é valiosa para incentivar os usuários a clicarem no seu site ao fazerem uma busca no Google. Trata-se de uma descrição rápida do conteúdo abordado naquela página e contribui para um site otimizado. Para que a meta description seja efetiva, é recomendado que ela contenha a palavra-chave e tenha entre 150 e 160 caracteres.
Melhore o carregamento das páginas
Um site lento proporciona uma péssima experiência para o usuário. Por isso, é fundamental que você avalie o tempo de carregamento das páginas do seu. Afinal, nem todo mundo está disposto a ficar esperando um site carregar por mais de 3 segundos.
Além disso, a maioria das pessoas acessa a internet por meio de dispositivos móveis e de internet de dados. Um site lento consome toda a banda, fazendo com que o visitante desista de navegar rapidamente.
No entanto, existem diversos fatores que influenciam no carregamento de uma página. Por exemplo:
- A quantidade de arquivos javascript;
- O tamanho das imagens;
- Os plugins.
O Google oferece uma ferramenta que ajuda a ter insights para melhorar o carregamento e deixar seu site mais otimizado. Basta acessar o Pagespeed, digitar o endereço da sua página e aguardar o relatório com as melhorias sugeridas.
Deixe o site responsivo e otimizado para dispositivos móveis
Como já falamos, a maioria dos usuários acessa a internet por meio de dispositivos móveis. Um site otimizado e responsivo faz toda a diferença. A estratégia permite que o design da página se adapte automaticamente para smartphones e tablets.
Quais as vantagens de um site responsivo? Ele melhora a navegação e a experiência do visitante. O design responsivo é o padrão de design recomendado pelo Google e também influencia diretamente na velocidade do site.
Trabalhe a lincagem interna para outras páginas do site
A lincagem interna é uma ótima estratégia para manter o site otimizado. Trata-se de trabalhar links utilizados nos conteúdos direcionando-os para outras páginas do próprio site.
Em suma, esse processo ajuda a fortalecer as palavras-chave internas para essas páginas. Além disso, informa os mecanismos de pesquisa de que essa página é relevante para a busca. Outro fator fundamental: essa estratégia contribui para que o usuário passe mais tempo navegando no seu site, de uma página para outra.
Invista nas tags
As meta tags são códigos que auxiliam os buscadores a entender o seu site. Uma forma de utilizá-las é através das tags H1 até H6, que organizam as informações em títulos e subtítulos.
Além disso, é importante utilizar bem a meta description, a qual é um resumo do conteúdo abordado na página. Dessa forma, os usuários podem ter uma ideia clara do que esperar antes mesmo de clicar no link.
Remova conteúdo duplicado
Os conteúdos duplicados afetam negativamente e prejudicam seu site otimizado. Isso porque o Google valoriza quem tem conteúdo exclusivo e penaliza sites que contenham plágio.
Por isso, é fundamental que você verifique se suas páginas possuem algum conteúdo duplicado. Corrija isso quanto antes para facilitar o ranqueamento. Aliás, o caso mais comum desse problema em um site é ter várias versões da mesma página. Então, fique atento para que isso não ocorra no seu site.
Faça uma auditoria de estrutura do site
Por fim, após aplicar todas essas ações, faça uma auditoria da estrutura do seu site. Garanta que ele está realmente otimizado e que não contém nenhum erro.
Aliás, a estrutura desempenha um papel muito importante no SEO. Ela ajuda o Google a rastrear todas as suas páginas e indexar seu site com facilidade. Se você possui o WordPress, pode utilizar plugins para gerar um sitemap bem elaborado e simplificar esse processo.
Após a criação do sitemap, você pode utilizar uma ferramenta como o Quacksprout para realizar uma varredura. Ela detecta possíveis problemas que o Google possui ao analisar o seu site.
Basta inserir a URL da página, analisar os dados e ajustar o que for apontado como melhoria. No entanto, o mais indicado é contar com uma agência para realizar esse trabalho da forma mais adequada.
Quer uma avaliação gratuita sobre o seu site? Entre em contato agora!