O brasileiro passa cada vez mais tempo navegando nas mídias sociais. E engana-se quem acredita que esse hábito está relacionado apenas ao entretenimento.
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Para você ter uma ideia, 77% dos internautas do Brasil foram influenciados no momento da compra pelas mídias sociais. Esse é o dado da pesquisa da PwC Brasil, que ainda constatou que 43% dos usuários descobriram novas marcas por meio desses canais.
Esses dados apontam para o fato de que é extremamente importante estabelecer uma presença forte nessas mídias. Além de uma poderosa ferramenta de divulgação, as redes sociais permitem fidelizar clientes e incrementar o faturamento.
A era da informação e o novo perfil de consumo
Atualmente, o consumidor é muito mais informado. Através da internet, é possível conhecer novas marcas, comparar preços e até mesmo aprender a realizar tarefas complexas.
Esse cenário fez com que o poder de decisão se concentrasse ainda mais nas mãos dos consumidores. Munidos de conhecimento e inúmeras opções, eles exigem mais qualidade, preços competitivos, atendimento personalizado e, principalmente, muita agilidade!
Isso significa que usar apenas o modelo tradicional de propaganda está longe de ser eficaz. O consumidor quer informações, interações e marcas que mostrem seu lado humano. Para atraí-lo, portanto, investir em conteúdo exclusivo e de qualidade passa a ser uma atividade fundamental.
As mídias sociais e a força da interação
E o que as mídias sociais têm a ver com toda essa mudança no perfil do consumidor?
Além de serem uma importante fonte de informação, essas mídias se tornaram canais de comunicação entre clientes e empresas. Para você ter ideia, uma pesquisa da E.life apontou que quase 70% dos usuários acompanham marcas nas redes para conseguirem um atendimento online.
Além disso, 48,5% dos entrevistados da pesquisa disseram que passaram a admirar uma marca após a acompanharem pelo Facebook.
Os consumidores que se engajam com marcas em mídias sociais não apenas têm mais chances de comprar, mas também tendem a se tornar evangelizadores. Ou seja, se sentem parte de uma comunidade com interesses em comum e atuam para ajudar outros clientes a desfrutarem de uma boa experiência de compra.
Comunicação que se transforma em diálogo
Outro ponto fundamental nessa mudança do perfil do consumidor e na difusão das redes sociais é o diálogo.
Primeiro, temos que considerar que o cliente não aceita mais comunicações “empurradas” apenas para vender produtos. Depois, é preciso ter em mente que as mídias sociais são procuradas por suas características de agilidade e interação.
Some esses dois fatores e ficará fácil de notar que a palavra de ordem aqui é o comunicação de mão dupla. Não basta apenas estar presente nas mídias sociais, é preciso oferecer informação e estar aberto para receber críticas e conversar.
Quanto mais aberta e transparente a empresa for, mais a sua marca será humanizada. Com isso, as chances de os clientes se identificarem são muito maiores. O resultado é uma rede de consumidores mais engajada e muito mais fiel.
Dicas para potencializar as mídias sociais da sua empresa
Tenha em mente que, para atuar de forma eficaz nas mídias sociais, não basta apenas criar uma página no Facebook. Além de um planejamento focado nas personas do seu negócio, é preciso manter uma frequência e coerência nos conteúdos.
A seguir, listamos algumas dicas que vão ajudar sua empresa a estabelecer uma posição de referência nas mídias sociais:
1. Busque uma identidade
Uma das chaves para obter mais resultados com as mídias sociais e destacar a sua empresa é humanizar a marca. Para isso, é preciso criar uma identidade única que vai permear todas as ações nesses canais.
Uma boa dica é criar um manual de marca para as redes sociais. Nele, detalhe desde o tipo de linguagem que será utilizado (formal ou coloquial), até a linha editorial e a frequência de posts.
Pense sobre quais temas a sua empresa pode falar no Facebook, Instagram e Twitter. E não deixe, claro, de também estabelecer um padrão visual. Além da capa e do avatar, é importante que os posts mantenham a mesma identidade.
Essas ações, em conjunto, facilitarão com que os usuários reconheçam a marca e se identifiquem com o que é vendido.
2. Faça SAC com agilidade e qualidade
As mídias sociais são cada vez mais procuradas pelos clientes para tirar dúvidas e resolver problemas. O SAC 2.0, como é conhecido, vem ganhando destaque por conta dessa demanda gerada pelos próprios consumidores.
É fundamental que sua equipe de SAC esteja acostumada com esses canais e com o trato dos clientes. Além disso, a agilidade conta muitos pontos nas mídias sociais.
Porém, de nada vai adiantar responder rapidamente se o problema não for resolvido. E é exatamente por conta desses pontos que é preciso contar com uma equipe profissional para realizar o SAC 2.0.
Fornecer respostas ágeis, eficazes e que ainda despertem o engajamento (ou revertam uma experiência negativa, satisfazendo um cliente insatisfeito), não são tarefas fáceis. E, quanto maior for o preparo da sua empresa, maiores as chances de obter sucesso nessa tarefa.
3. Invista em conteúdo realmente relevante
O novo perfil do consumidor fez com que o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo ficassem em alta. Essas são estratégias altamente eficazes para construir uma presença de autoridade e atrair clientes. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não desperdiçar recursos, produzindo conteúdo irrelevante para o seu público.
Investir em conteúdo é sinônimo de conhecer muito bem a persona do seu negócio e apresentar informações novas e relevantes. Isso significa que de nada vai adiantar abordar os mesmos temas de outras empresas apenas para marcar presença.
É preciso realizar um trabalho de curadoria e ver quais assuntos ou nichos estão sendo deixados de lados. Com essas informações em mãos, crie um calendário editorial para a sua empresa e mantenha a frequência.
Divulgar seus posts em múltiplos canais e investir em mídia patrocinada também é fundamental. Principalmente para empresas que ainda estão iniciando sua presença digital. Seja compartilhando ou patrocinando anúncios no Facebook Ads, Google AdWords, LinkedIn, e-mail marketing… atue de modo a potencializar a visibilidade e o engajamento do seu conteúdo.
4. Monitore, analise e otimize
As mídias sociais e o marketing digital em geral refletem diretamente o aprendizado obtido por meio de análises. Monitorar o que está sendo dito sobre a sua empresa ou sobre o segmento é apenas uma parte dessa tarefa.
Fique de olho nos resultados que estão sendo alcançados ao longo dos meses para rever ações e otimizar seus esforços. Identifique quais tipos de conteúdos obtiveram maior ou menor engajamento e aprenda com o comportamento do seu público. Depois, use isso para melhorar sua estratégia e se aproximar cada vez mais das pessoas.
Lembre-se de também estabelecer canais de comunicação com os clientes e estar disposto a ouvir. Ao invés de temer as críticas, use-as como um importante momento de aprendizado. Quanto mais feedback a sua empresa receber, mas fácil será de se adaptar e oferecer ainda mais valor aos clientes.
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