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Copywriting como escrever focado em conversões

Copywriting: como escrever focando conversões

  • Postado em 8:39 pm
  • em Inbound Marketing
  • por Marketing Elévon

Copywriting nada mais é do que uma técnica de escrita focada na conversão. O uso dessa estratégia é extremamente eficaz para persuadir o leitor durante toda a jornada de compra. Isto é, para enfim convencê-lo, de fato, a realizar uma ação específica ou uma conversão.  

 

Copy é como chamamos o texto produzido com essa técnica. E uma das principais características da copy é a presença de gatilhos mentais consistentes. Tudo para despertar a atenção do usuário, mantendo-o engajado com o conteúdo. Você não quer que o lead abandone sua landing page sem nem ter lido sobre os benefícios do seu produto, certo? Por isso, é preciso conquistá-lo logo no título. 

 

A copy também precisa ser clara, direta e entregar valor ao leitor. De nada adianta utilizar um título “matador” e depois enrolar ao longo do texto. Até porque a copy tem como característica o uso de frases mais curtas, que facilitam a compreensão.

 

Entretanto, é essencial destacar que o copywriting não se resume a frases de efeito perdidas dentro do seu conteúdo. É preciso de fato conhecer o público com o qual você está se comunicando. Assim, os textos impactam esses leitores e geram a tão pretendida conversão. 

 

Objetivo do copywriting

O copywriting é como um campo minado. Em vez de bombas, o texto é cheio de calls to action. A persuasão é amplamente utilizada ao criar conteúdo, para que, no final da jornada, o leitor realize a ação desejada. 

 

Essas ações não são focadas apenas na compra de um produto. É possível empregar o copywriting para que o leitor:

 

  • se cadastre em uma newsletter;
  • deixe seus dados em uma landing page;
  • ou simplesmente navegue por outras matérias do seu blog. 

 

Pode-se dizer que o copywriter “educa” a persona. Isso a leva a considerar aquele determinado serviço ou produto o mais indicado para suprir suas necessidades. E esse é um ponto fundamental da copy: ela oferece a cura para a dor do público. 

 

A partir daí, o copywriting te torna autoridade: quando o seu leitor precisar de uma solução para aquela dor, vai invariavelmente se lembrar de você. E o copywriting, mais uma vez, cumpre o seu objetivo. 

 

O copywriting e o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo e o copywriting trabalham muito bem juntos e são essenciais para as vendas online. O primeiro busca atrair e engajar o público por meio da criação de conteúdos detalhados e educativos. Já o segundo fica encarregado de instigar o leitor e estimulá-lo a realizar uma determinada ação. 

 

Ao oferecer um conteúdo de qualidade, a sua marca ganha autoridade. Dessa forma, o visitante tem muito mais chances de comprar seus produtos e serviços, aumentando a taxa de conversão.

 

Para que ambas as estratégias tenham sucesso, é primordial que o criador de conteúdo conheça o público para quem escreve. Assim, tanto o copywriter quanto o profissional de marketing de conteúdo poderão criar narrativas que realmente envolvam sua persona.

 

Copywriting e SEO

Utilizar o copywriting na estratégia de SEO direciona os seus conteúdos para resolver, de fato, os problemas dos visitantes. A intenção é fazer o público retornar e consumir cada vez mais os seus materiais. Desse modo, constrói a confiança necessária para se tornar um cliente no futuro. 

 

As técnicas de copywriting contribuem, e muito, para melhorar as suas métricas de permanência na página. Ao mesmo tempo, como mencionamos, influenciam suas taxas de conversão. 

 

Para isso é essencial definir o objetivo do seu conteúdo: trazer mais visitantes para o seu site, gerar leads, fomentar um pedido de orçamento? A partir dessa resposta, será possível alinhar a copy às expectativas, fazendo com que esse conteúdo, além de ranquear o site no Google em palavras-chaves estratégicas, também gere conversões.

 

Copywriting: estratégias para melhorar a conversão do seu site

Mapeie suas personas

Empresas de todos os tamanhos estão identificando suas personas, pois isso dá a elas uma vantagem competitiva. A criação da persona é um processo – e, para que cumpra o seu papel, deve ser resultado de pesquisa, análise e construção. Basicamente, ela deve seguir os passos abaixo: 

 

  • Coletar os dados de clientes
  • Realizar perguntas a esses clientes
  • Analisar os dados coletados
  • Estruturar a persona
  • Compartilhar a persona com a equipe

 

Crie ações persuasivas

Você sabe quais fatores influenciam seus clientes a dizer sim? É isso que significa persuasão, e ela é sempre um desafio. Em vez de lutar para converter leitores em clientes, utilize estratégias de copywriting para direcionar visitantes para sua landing page.

 

Persuasão online tem tudo a ver com a sua persona e com o que ela está procurando. Uma vez que você saiba quais são essas necessidades, pode falar a língua dela e convertê-la muito mais facilmente.

 

Escreva títulos claros

O título é a chave para direcionar o público ao seu conteúdo. Ele deve ser criado para persuadir o leitor a ler o resto do texto. Você quer que sua audiência ignore o excesso de informação disponível online a todo momento e leia seus artigos? É preciso começar a escrever títulos claros e objetivos.

 

Use a estratégia AIDA

Muitos fatores contribuem para o sucesso do seu conteúdo. De acordo com a LinkedIn Technology Marketing Community, os três mais importantes são: 

 

  • se o conteúdo é relevante para o público-alvo pretendido (58%); 
  • se o conteúdo usa engajamento e storytelling atrativo (57%); 
  • se o conteúdo leva a uma resposta ou atitude específica (54%).

 

Uma maneira de alcançar esses objetivos é implementando o modelo AIDA, um acrônimo para:

 

A: Atrair atenção

I: Despertar interesse

D: Criar um forte desejo

A: Call to Action

 

Aumente a taxa de cliques

Antigamente, um redator era alguém que escrevia anúncios para vender um produto ou serviço. Hoje, os clientes querem educação, inspiração e satisfação.

 

O copywriting deveria fornecer tudo isso, além de providenciar uma experiência social, facilitando para as pessoas compartilharem conteúdo útil. Mas ele também precisa persuadir o prospect a comprar.

 

Por isso, é essencial incluir botões de compartilhamento social em lugares que os leitores possam encontrar com facilidade. Quanto mais visíveis forem esses botões, mais compartilhamentos você terá.

 

O copywriting é extremamente importante para otimizar o conteúdo presente no site. Se você experimentá-las de forma completa, essas estratégias vão impulsionar a sua taxa de conversão. Os efeitos podem não ser instantâneos, mas com o tempo você terá resultados bastante positivos.

 

Saiba mais sobre técnicas de copy e conheça os principais gatilhos mentais aqui.

Preparado para colocar em prática o que aprendeu neste artigo? Esperamos que sim. Mas, antes de fechar esta janela, o que acha de continuar navegando no blog e ler outros conteúdos como este? Aproveite!

 

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