Identificar e definir um nicho de mercado pode ajudá-lo a lucrar mais. Afinal, quando há foco em uma necessidade específica, é mais fácil de se tornar autoridade na área. Portanto, fica mais simples de alcançar o sucesso.
Se a sua empresa é adepta da máxima “podemos vender para qualquer um”, tome cuidado. Quem deseja vender para todo mundo, normalmente, acaba não vendendo para ninguém.
Isso acontece porque é muito difícil de se conectar com muitas pessoas. Especialmente porque cada um terá uma necessidade e uma visão de mundo diferente. Portanto, tentar “abraçar o mundo” acaba fazendo com que a sua marca não crie identificação com ninguém.
Será que a sua empresa não está tentando abocanhar mais do que consegue? E, justamente por isso, as iniciativas parecem não levar a lugar algum?
Siga com a leitura e entenda melhor como definir um nicho de mercado!
O que é um nicho de mercado?
Um nicho de mercado é um recorte ainda mais direcionado dentro de um segmento. Por isso, ele trata de interesses e necessidades específicos.
De forma geral, um nicho de mercado normalmente não apresenta soluções viáveis para as pessoas que o compõem. Portanto, costumam representar excelentes oportunidades.
Imagine, por exemplo, que exista um grupo de colecionadores de bonecas de outras décadas. Esse pode ser um nicho de mercado ainda pouco explorado e com necessidades não atendidas.
Por que definir um nicho de mercado?
Quando a empresa direciona seus esforços para necessidades específicas, a facilidade em se destacar e agregar valor aos produtos/serviços é muito maior. Afinal, estamos falando de um mercado carente, mas com interessados em consumir algo.
Com isso, é possível impactar um público extremamente qualificado com investimentos menores.
Pense que, quanto mais direcionadas forem as suas campanhas, maiores as chances das pessoas se identificarem. E, portanto, ficarem interessadas e comprarem.
Além disso, quando definimos um nicho de mercado, estamos lidando com um público que dá mais valor aos produtos/serviços. Dessa forma, é possível trabalhar com margens maiores, fidelizar e, principalmente, lucrar mais.
Além de trabalhar com um público mais qualificado, os nichos contam com menores concorrências. Muitas vezes, inclusive, é possível encontrar nichos sem nenhuma concorrência.
Outro ponto importante é que os nichos também facilitam encontrar e realizar parcerias. Como estamos falando de um público específico, trabalhar com influencers de dentro do nicho costuma render excelentes resultados. E, novamente, você não precisa brigar pela atenção, uma vez que não estará concorrendo com muitas marcas.
Tipos de nichos de mercado
Antes de aprender a definir um nicho de mercado, é importante conhecer os tipos existentes. A segmentação, normalmente, é feita com base em características geográficas, demográficas, psicográficas ou comportamentais.
Segmentação geográfica
Como o nome já sugere, esse nicho de mercado leva em consideração o país, estado e cidade do público.
Além de estudar os concorrentes locais, é preciso ter em mente que traços culturais impactam nas necessidades das pessoas.
Uma loja de roupas no Rio de Janeiro, por exemplo, terá uma abordagem diferente de uma em Porto Alegre.
E, muitas vezes, essa diferença cultural pode acontecer também de bairro para bairro. Como é o caso dos bairros de maior poder aquisitivo.
Segmentação demográfica
Esse é o nicho de mercado que se baseia em características como gênero, idade, religião renda ou grau de instrução. Todos esses fatores também influenciam nos hábitos de compra.
No exemplo da loja de roupas, é possível focar no público evangélico. Ou, ainda, podemos pensar em uma academia para a terceira idade.
Segmentação psicográfica
Aqui, consideramos o estilo de vida e a personalidade do público. Inclusive, esse tipo de nicho tem sido bastante explorado nos últimos tempos. Afinal, o relacionamento com as marcas tem se tornado uma extensão da expressão individual.
O aumento de consumo de produtos veganos, sem crueldade animal ou sustentáveis é um grande exemplo desse nicho.
Segmentação comportamental
Por fim, esse é o nicho que aborda os hábitos de consumo de um produto. Portanto, ele leva em consideração os benefícios que o consumidor procura. Além do uso que ele dará àquele item.
Aqui, podemos citar os itens para gamers (cadeiras, mesas, peças para computadores), ou os cremes dentais para dentes sensíveis.
Como definir um nicho de mercado
Agora que você já conhece os tipos de segmentação, é hora de aprender a definir um nicho de mercado.
Em primeiro lugar, é fundamental desenvolver um pensamento inovador. Afinal, trabalhar com nichos demanda sair da zona de conforto e identificar necessidades que não são atendidas.
Pense que todo problema é uma oportunidade de negócio. Depois, entenda se você cumpre com os seguintes requisitos:
1. Trabalhe com um nicho de seu interesse
Esse é um dos fatores de maior importância para definir um nicho de mercado. Ainda assim, muitas pessoas o ignoram.
De nada vai adiantar você trabalhar com um nicho altamente promissor, se você não se identificar com ele. Pense que o grande segredo aqui está em olhar para algo que ninguém vê. Portanto, se não houver paixão, você dificilmente conseguirá se tornar autoridade naquilo.
2. Tenha conhecimento profundo sobre o nicho
Atender necessidades específicas exige bastante conhecimento. Portanto, é preciso mergulhar de cabeça no nicho com o qual você vai trabalhar.
Você só conseguirá conquistar consumidores de um nicho se oferecer algo valioso a eles. E, para isso, é preciso conhecer muito bem as suas personas e as suas dores.
Ainda, é importante ter em mente que os deslizes cometidos em nichos significam muito mais. Por isso, é extremamente difícil reconquistar um consumidor de nicho se você der alguma mancada por falta de informação.
3. Ofereça uma solução eficiente
A solução para um problema nem sempre é algo grandioso e revolucionário. E ela só será eficiente se, de fato, resolver alguma dor ou sanar uma necessidade.
Essa parece uma dica bem óbvia, mas muitas empresas falham bem nesse ponto. Muitas vezes, uma ideia simples pode atender com maestria um nicho. Enquanto uma ideia muito complicada pode acabar sendo um tiro pela culatra.
4. Analise a demanda do nicho
Definir um nicho de mercado também requer que exista uma demanda boa o suficiente para manter a empresa. Caso contrário, você precisará fechar as portas, mesmo com uma ideia incrível.
Entenda se o nicho escolhido é amplo o suficiente para manter um negócio. Afinal, é assim que você garantirá o lucro e conseguirá crescer.
5. Defina quem são os clientes desse nicho
Por fim, é fundamental entender quem será o seu cliente dentro desse nicho de mercado definido.
Entenda quais os problemas enfrentados por essas pessoas. E quem mais pode precisar dos produtos que você tem a oferecer, além do público óbvio.
Por exemplo, um negócio de venda de marmitas saudáveis pode conversar com o público fitness. Mas também pode vender para pessoas com um estilo de vida corrido.
Com essa análise, ficará mais fácil de desenvolver uma estratégia de comunicação que vá ao encontro dos anseios do seu público. Além de expandir o olhar para definir um nicho de mercado mais amplo e com maior potencial.
Tendências em nichos de mercado
Por fim, separamos algumas tendências para ajudá-lo a definir um nicho de mercado. Mesmo com a crise econômica, existem alguns setores pouco afetados.
Além disso, esse é um excelente momento para ampliar os horizontes e posicionar a sua marca de forma mais efetiva.

A seguir, você poderá encontrar uma lista com nichos de mercado que estão em alta:
- B2B Sustentável;
- Logística reversa;
- Beleza masculina ;
- Produtos retrô e que evocam nostalgia;
- Mercado de luxo para pets;
- Alimentação orgânica, vegana ou restritiva;
- Produtos produzidos de maneira ética e socialmente responsável;
- Produtos digitais que possibilitam mobilidade e acesso via smartphone;
- Produtos e serviços focados na classe C;
- Produtos em doses individuais;
- Beleza a preços acessíveis;
- Serviços para pessoas com necessidades especiais.
Lembre-se que é importante contar com dados realistas para definir um nicho de mercado. Afinal, estamos falando de um negócio que precisa ser lucrativo e sustentável.
Para tanto, você pode analisar tendências de busca no Google, reclamações comuns sobre produtos ou serviços ou comunidades em redes sociais.
Definir um nicho de mercado é uma excelente maneira de conquistar autoridade. E, assim, fidelizar clientes e trabalhar com margens maiores.
Com isso, os investimentos serão mais certeiros. Desde que você conheça muito bem o seu público e as necessidades dessas pessoas.
Vale dizer que trabalhar com nichos é uma oportunidade de ouro. Para tanto, porém, é preciso ser apaixonado por aquilo que faz. Só assim você terá o verdadeiro interesse para se informar cada vez mais sobre aquele mercado e pensar em boas soluções.
Além disso, trabalhar com propósito é sempre muito melhor do que trabalhar apenas por trabalhar.
Por fim, não se esqueça de acompanhar as movimentações do mercado e os concorrentes. Não é só porque você está atuando em um nicho que isso significa que você pode se acomodar.
O mercado está cada vez mais dinâmico, por isso, é preciso se reinventar a todo momento. Além de contar com a agilidade necessária para fazer a sua empresa crescer!
Você já trabalha com um nicho de mercado? Como tem sido a sua experiência? Conte para a gente nos comentários!