Os maiores desafios de Marketing para Fintechs

Os maiores desafios de Marketing para Fintechs

Fintechs são startups cujo principal objetivo é inovar a concepção e prestação de serviços e produtos financeiros.

Por serem negócios essencialmente digitais, é comum que os desafios de marketing para Fintechs exerçam um grande poder sobre os resultados. Afinal, mesmo com o crescimento do setor, ainda é difícil competir com os recursos e reconhecimento de marca dos bancos tradicionais.

Neste cenário, os desafios de marketing para as Fintechs ainda são grandes e precisam ser superados com inteligência. Ainda assim, é possível encontrar oportunidades em meio aos obstáculos e revolucionar a maneira como os usuários enxergam o setor.

Veja, a seguir, quais os obstáculos enfrentados pelo setor e o que pode ou tem sido feito para contorná-los:

1 – Construção de confiança

Para qualquer negócio, conquistar a confiança dos clientes é essencial. Para as Fintechs, este é um dos grandes desafios de Marketing. Afinal, estamos falando de um conceito totalmente novo que envolve o tão suado dinheiro das pessoas.

Especialmente no Brasil, essa tarefa pode ser ainda mais complexa. Além de as Fintechs, por si só, já serem um modelo novo, o país ainda possui pouca cultura de investimento. Nossa educação financeira ainda tem muito a caminhar, o que torna a jornada ainda mais longa.

O lado bom é que, assim como as novas gerações, as Fintechs já nasceram em um meio digital. Portanto, o Inbound Marketing é um dos grandes aliados para promover a educação. Além de engajar e permitir uma conexão maior com os clientes.

Neste sentido, uma estratégia de Marketing de sucesso para uma Fintech envolve conteúdo educacional bem desenvolvido. Ou seja, conteúdos estratégicos que provem que a solução é confiável e acessível a todos.

Os materiais de Inbound, com isso, precisam explicar de forma simples e convincente que o produto é inteligente, benéfico, robusto e, mais importante, seguro.

Além disso, é preciso provar que a sua empresa conta com a expertise e que está ao lado dos clientes. E não contra eles, como a maioria da população pensa a respeito dos bancos tradicionais.

Um bom exemplo de Fintech que superou esse desafio de Marketing é a Mint. Para construir confiança, a empresa lançou um blog com dicas de finanças direcionadas para o público jovem. Assim, focou em engajar e ganhar território com pessoas das novas gerações que já estão acostumadas com aplicativos e tecnologia.

2 – Concorrência com grandes e tradicionais marcas financeiras

Por serem novas, as Fintechs ainda não contam com o valor de marca dos bancos tradicionais e que dominam o mercado. E esse é um grande desafio de Marketing a ser superado.

Ao mesmo tempo, os bancos mais antigos ainda falham em se antecipar às novidades. E essa velocidade e visão à frente do tempo é fundamental para conquistar os millennials.

Com isso, há uma grande oportunidade para as Fintechs se destacarem e se diferenciarem dos grandes players do mercado.

Para tanto, as estratégias de Marketing das Fintechs devem ser pensadas com base nos benefícios que elas oferecem em relação aos outros bancos.

Além disso, é preciso educar os clientes e mostrar que startups conseguem adotar tecnologias mais modernas e de forma extremamente rápida. Assim, é possível cumprir e superar as expectativas dos clientes também em uma velocidade maior.

Em outras palavras, as Fintechs têm o poder de aumentar a segurança contra fraudes, confidencialidade e, até mesmo, transações lentas. Muitas vezes, antes mesmo de os problemas chegarem a conhecimento do usuário.

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3 – Verbas de Marketing menores

Os bancos tradicionais têm a disposição grandes verbas para investimentos de Marketing. Com isso, conseguem realizar campanhas com celebridades e em grandes canais de comunicação.

Para as Fintechs, alocar os investimentos no lugar certo é um dos grandes desafios de Marketing. Afinal, as verbas costumam depender diretamente do retorno esperado. E, se as expectativas forem frustradas, o resultado pode ser desastroso.

Aqui, o Inbound Marketing é novamente uma excelente alternativa para driblar esse obstáculo. Além de ser uma estratégia mais barata, o poder da internet e das redes sociais é enorme, quando bem usado. E o melhor de tudo: os bancos tradicionais ainda não aprenderam a aproveitar todo este potencial.

Para você ter uma ideia, uma pesquisa da Carlisle & Gallagher Consulting Group revelou que 87% dos clientes acham que os bancos usam as redes sociais de forma irritante e massante.

Com isso, ao mesmo tempo que a escassez de verba é um dos grandes desafios de Marketing para Fintechs, também é uma oportunidade.

Afinal, não contar com grandes poderes de investimento obriga a uma alocação de recursos mais inteligente e criativa. Dessa forma, as chances de as campanhas despertarem mais interesse do que a dos bancos tradicionais são maiores!

4 – Construção de reconhecimento de marca

Quando falamos de reconhecimento de marca, os bancos tradicionais contam com uma vantagem enorme. Afinal, por estarem a mais tempo no mercado, já são conhecidos por grande parte das pessoas.

As Fintechs, por outro lado, ainda são bastante desconhecidas. Portanto, é preciso saber como colocar a marca no mercado e, ao mesmo tempo, ser confiante.

Tenha em mente que o reconhecimento de marca dos bancos pode não ser tão vantajoso assim. Apesar de as marcas serem mais conhecidas, isso não significa que as pessoas necessariamente confiam neles.

Para você ter uma ideia, 71% dos millennials preferem ir ao dentista do que escutar o que os bancos dizem, de acordo com o Millennial Disruption Index. Ou seja, apesar de o alcance ser grande, os bancos tradicionais não parecem estar em um bom caminho.

Com isso, as Fintechs têm a oportunidade de se diferenciar e criar novas conexões. E isso pode, inclusive, ser feito com comunicações que provem que vocês estão do lado dos clientes e contra os grandes bancos.

5 – Entrega de mensagens complexas

Dinheiro, finanças e investimentos são temas complicados. Infelizmente, muitos brasileiros não gostam nem de tocar no assunto e isso cria uma barreira gigante entre as empresas e a população.

É por isso que a confiança é um dos grandes desafios de Marketing para Fintechs. Afinal, é preciso provar que qualquer pessoa pode sim usar os serviços e produtos oferecidos. Assim, é possível começar a quebrar essas barreiras tão enraizadas no mercado.

A grande chave do sucesso aqui está em transformar informações complexas, porém valiosas, em conteúdo criativo. Dicas simples, dinâmicas e com diferentes pontos de vista fazem toda a diferença para quebrar essas barreiras.

Nesse sentido, campanhas com vídeos ou influenciadores podem ajudar bastante. Afinal, eles permitem transmitir mensagens de forma mais didática. Além de trazer o tão temido assunto do dinheiro para o dia a dia do usuário de forma simples e descomplicada.

6 – Conexões com o público

Encontrar maneiras de ganhar a confiança e entregar mensagens complexas é grande parte de criar conexões com as pessoas.

No entanto, os desafios de Marketing para Fintechs não param aí. Elas ainda precisam fazer com que as pessoas entendam quem elas são enquanto negócios e marcas.

Mesmo ainda sendo um modelo de negócio muito novo, as Fintechs podem se beneficiar do marketing digital. Usar as redes sociais de maneira criativa e humana é uma excelente forma de mudar a visão já estabelecida dos bancos.

Ainda, é possível trazer uma nova visão aos produtos financeiros. Bem como ao hábito de se informar sobre o tema e investir.

O desenvolvimento de aplicativos e o uso de chatbots também podem ajudar neste sentido. Assim, pode-se criar mensagens personalizadas e oferecer uma melhor experiência com a marca. O que, convenhamos, não é uma tarefa tão difícil em um mercado com atendimento tão deficitário e confuso.

7 – Lealdade de marca

As Fintechs aproveitam a tecnologia disruptiva para atender às necessidades do consumidor. Apesar de isso ser brilhante, como fazer para sobreviver a uma concorrência cada vez maior na área?

Atualmente, as opções para os consumidores são muito variadas. É possível encontrar produtos e serviços para atender a qualquer necessidade. Por isso, está cada vez mais difícil de ganhar a lealdade do cliente.

O desafio de Marketing para Fintechs aqui está em recompensar o cliente frequentemente. Programas de lealdade e conteúdo gerado pelos usuários podem ajudar bastante nesta tarefa.

Afinal, além de reconhecer o quanto o cliente é valioso, você pode dar a voz para ele. Mostrando que a marca se importa e está realmente disposta a oferecer condições melhores para todos.

Apesar de existirem muitos desafios de marketing para Fintechs, a maioria deles também representa oportunidades.

Desenvolver a habilidade de entender e interagir com os clientes é algo raro no setor financeiro. E as Fintechs, por terem nascido no ambiente digital, contam com maior flexibilidade e agilidade para extrair o melhor das novas mídias.

Inovar, trazer soluções adequadas, resolver problemas. Tudo isso é a base do negócio de uma Fintech.

Manter esse foco também no marketing e abrir o próprio espaço para a sua marca é o caminho para conquistar os clientes. E, assim, apresentar um novo olhar sobre uma área que, infelizmente, ainda é vista com tanta desconfiança pelas pessoas.