Com essas 9 dicas você vai descobrir o que precisa ser feito para transformar seu site, aumentando o fluxo de vendas de sua empresa.
Você sabia que o jeito que as pessoas compram mudou? Mesmo que sua empresa não venda na internet, o consumidor normalmente inicia a sua jornada de compra em uma pesquisa online. De fato, mais de 80% das compras começam com uma busca no Google, e passam por mais de 10 fontes de informação antes de entrarem em contato com qualquer vendedor. É exatamente por isto que é tão importante investir em sua presença digital. Somente deste modo, seu cliente poderá encontrar você, antes, ou, ao menos junto, dos seus concorrentes. Hoje seu site é uma peça fundamental para impulsionar seus resultados financeiros.
1. Pense no processo de vendas pelo ponto de vista do seu cliente.
Pense nas pessoas que visitam seu site como seus convidados, não como clientes. A grande maioria de seus visitantes não está preparada para comprar, eles estão apenas navegando em busca de soluções para os seus problemas. Partindo deste ponto de vista, o papel inicial do seu site é ajudá-los com conteúdo relevante e pertinente para perceber este problema e descobrir como solucioná-lo. Vendo você como referência, eles irão associar a sua empresa à solução, e isto torará mais provável a comprar do seu produto ou serviço no futuro. Entenda a jornada de compra na internet:
2. Mostre “por que” as pessoas devem escolher você
Pense sobre o propósito por trás de seu negócio e conte essa história para os seus clientes. É importante saber qual é a essência da sua marca, seus valores, aquilo que a torna única e insubstituível, para assim, comunicar de forma consistente e encantadora. Este é um importante fator de diferenciação, evitando uma competição apenas por preço.
3. Capriche no design
O seu site deve ser organizado, atraente e intuitivo. Facilite a vida do usuário para que ele possa encontrar o que precisa de forma rápida e simples. Um bom design conduz o visitante às páginas chaves e o orienta a avançar na jornada de compra. Além do design profissional focado em conversão, é importante que o site seja fácil de atualizar. Sua imagem deve ser consistente com a sua oferta e promessa de marca. É através do design que se pode tangibilizar os conceitos subjetivos de qualidade, confiança, valor…
Veja aqui alguns exemplos de sites com ótimo design.
4. Seu site tem que ser responsivo (adaptado para os dispositivos móveis)
Cada vez mais os smartphones são fundamentais para o tráfego do seu site, no Brasil 56% dos internautas acessam a internet usando um dispositivo móvel. Muitos usuários pesquisam no celular em seu tempo livre para encontrar informações. Em 2015, mais da metade das pesquisas no Google foram realizadas em um dispositivo móvel. O Google dá prioridade aos sites responsivos, por isto, ter um site compatível com todos os formatos de tela é uma obrigação.
5. Oriente seus clientes a agir no processo de compra através de Call-to-actions
Em geral, cada página do seu site deve ter informações claras e, em seguida, uma chamada à ação (call-to-action) conduzindo o cliente a dar o próximo passo. Responda a pergunta: O que o usuário deve fazer após entrar nesta página?
- Comprar o seu produto?
- Cadastrar-se em sua lista de email?
- Entrar em contato para uma conversa?
- Fazer um orçamento?
Quando tiver decidido sobre qual é esta ação, crie botões e chamadas que direcionarão o cliente para o local apropriado, onde irá concluir esta ação: geralmente uma landing page.
6. Crie iscas para converter esses visitantes em leads através de landing pages
Uma das melhores formas do seu site ajudar nas vendas é gerando leads. Leads são visitantes que disponibilizam suas informações em troca de algo relevante para eles (um eBook, um vídeo, uma ferramenta…) Eles são valiosos para a empresa pois possibilitam a criação de um relacionamento mesmo depois de terem saído do site, gerando oportunidades de vendas futuras.
É importante oferecer algo de valor para conseguir captar estas informações. Pense sobre o desafio que seu consumidor pode estar enfrentando. Que informação poderia ajudá-lo? O que eles acham valioso? Não é sobre você, seus produtos ou serviços, é sobre o seu prospect e o que eles precisam. As pessoas não se importam em fornecer o seu nome e email para receber algo que seja relevante para elas.
As Landing Pages são formas eficazes de converter visitantes em leads e captar informações desse contato. Elas podem ser um formulário para entrar em sua lista de newsletters, agendar uma conversa ou mesmo, para solicitar um orçamento… Aqui vale ser criativo!
7. Crie uma página de serviços matadora e facilite a contratação
Torne fácil a contratação ou a compra de seu produto/serviço. Mostre as funcionalidades, faça comparativos, crie call-to-actions com ofertas, avaliações gratuitas, agende uma conversa com o consultor, etc … Aqui o objetivo é encaminhar o lead para o fechamento da compra.
É interessante também dar uma visão do que o cliente pode esperar do seu produto/serviço. Isso qualifica o lead e reduz os contatos que não tem chance de fechar negócio. Faça isto, através de um FAQ, de um vídeo explicando como funciona, de um guia/manual… As pessoas precisam saber se você conseguirá solucionar os seus problemas, e também querem se sentir seguras, sabendo como tudo irá funcionar.
8. Mostre depoimentos de clientes
A confiança é importante se você quiser vender. A ideia de confiança ou desconfiança permeia todos os aspectos do seu site a partir da primeira impressão. Uma boa forma de gerar credibilidade é através de depoimentos e cases de sucesso.
9. Tenha um blog, produza conteúdo com frequência e foque nas palavras-chave
É através do conteúdo que a maioria das pessoas vai encontrar o seu site ou o do seu concorrente. Portanto, tenha um blog atualizado, com postagens frequentes (pelo menos uma vez por semana) e identifique quais as palavras-chave relevantes para o seu negócio (o que os seus clientes estão pesquisando). Só assim você irá atrair a sua atenção.
Dica: Para pesquisar por palavras-chave relevantes para seu negócio, utilize o Google Keyword Planner.
Seu site pode ser a primeira impressão da sua empresa. Quando você não dá a devida atenção ao seu site e espera que as pessoas simplesmente o encontrem, você provavelmente não vai gerar muitos negócios a partir dele.
Agende uma conversa conosco para transformar seu site em uma máquina de vendas.