Ter um e-commerce de sucesso é o sonho de todo empreendedor da área. Afinal, assim como todo negócio, a loja precisa crescer de forma sustentável e rentável.
Muito mais do que uma boa plataforma, no entanto, um e-commerce de sucesso precisa monitorar algumas métricas importantes. Mesmo porque, são esses indicadores que apontarão se o caminho seguido está adequado ou precisa de algumas correções.
Especialmente nos primeiros anos de atividade, estar atento a alguns processos e contar com as ferramentas certas pode ser determinante para crescer.
Quer saber se você está tomando as decisões certas para o seu e-commerce? Siga com a leitura!
Os maiores desafios de um e-commerce de sucesso
Antes de apontarmos o que pode ser feito para ter sucesso no e-commerce, é importante conhecer os obstáculos a serem superados.
Tenha em mente que, ao começar na área, você ainda precisa construir uma marca e ganhar relevância e autoridade. Portanto, precisará lidar com alguns desafios como:
1 – Aquisição de novos clientes
O consumidor de e-commerce é mais informado e, consequentemente, mais exigente. Afinal, estamos falando de um canal em que é fácil de comparar e pesquisar preços, reputação, atendimento e outros fatores que influenciam na compra.
Além disso, muitos brasileiros ainda têm receio em informar seus dados financeiros. Ou, então, de comprar em uma loja que não vai cumprir com a promessa de entregar o produto.
Com esse cenário, oferecer a melhor experiência possível de compra ao cliente é determinante para vender. Além de produtos de qualidade e preço condizente, invista em uma boa plataforma e priorize a usabilidade da loja.
Assim, você transmite mais credibilidade e ainda facilita o processo de compra para que ele seja rápido e seguro.
2 – Aumentar a taxa de conversão
Para você ter uma ideia, a taxa de conversão média no Brasil é de apenas 1,65%, de acordo com dados da Experian Hitwise. O número ainda é extremamente baixo, por isso, esse é um grande desafio para um e-commerce de sucesso.
Novamente, a experiência do consumidor na loja faz toda a diferença aqui. É preciso apresentar informações claras e simplificar o processo de compra. Assim, as chances de o cliente finalizá-la são maiores.
De forma geral, uma baixa taxa de conversão pode estar relacionado à problemas técnicos na loja, checkout muito complicado. Assim como baixa velocidade da loja e usabilidade ruim.
Outro ponto de atenção nesse sentido está nas campanhas de Marketing. Se o seu e-commerce tem um volume alto de visitas, mas baixo de conversão, é porque há algo de errado. Ou seja, você provavelmente está impactando o público errado.
Assim, conhecer a fundo a persona do seu negócio é determinante para que os investimentos sejam mais certeiros. E, consequentemente, elevem as conversões.
3 – Fidelizar os seus clientes
Um e-commerce não sobrevive de clientes que compram apenas uma vez. Portanto, é preciso aumentar a retenção e a taxa de recompra, fidelizando clientes atuais.
Tenha em mente que clientes novos possuem um custo de aquisição (CAC) maior, por isso, não são rentáveis. Dessa forma, se esse é o maior público do seu e-commerce, você terá que, constantemente, gastar muito para lucrar pouco.
Fidelizar clientes é um trabalho constante. A tarefa demanda construir relacionamento, criar conteúdo relevante e apostar em um atendimento de excelência. No entanto, pode ter certeza que você será recompensado se apostar nessas frentes!
4 – Aumentar o ticket médio
Além de fidelizar os clientes atuais, um e-commerce de sucesso precisa incentivar compras de valores maiores. Afinal, quanto mais o seu cliente gastar, maior será o ROI da loja.
Para tanto, indique produtos ou serviços complementares para os itens ou crie kits promocionais. Frete grátis ou descontos para compras maiores também costumam funcionar.
O importante aqui é mostrar para o cliente que ele pode fazer um bom negócio e, assim, incentivá-lo a comprar mais.
Ideias e soluções para aquisição de novos clientes
Agora que você está ciente dos desafios a serem superados, vamos a algumas dicas para vender mais e melhor.
1 – Públicos personalizados no Facebook
Os públicos personalizados são uma excelente opção de segmentação para as campanhas no Facebook.
Com eles, é possível subir uma lista de clientes do seu e-commerce na rede. Assim, o Facebook vai direcionar os anúncios para essas pessoas e outras com perfis similares.
Como resultado, a eficácia das campanhas é muito maior, uma vez que você terá mais certeza de que está trabalhando a segmentação correta.
Outro ponto interessante dessa opção é que os anúncios podem ser exibidos no Facebook, Instragram ou na Audience Network. Tudo isso a partir do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
Em outras palavras, você tem a possibilidade de criar campanhas muito bem segmentadas e exibi-las em diferentes canais.
2 – Google Shopping
O Google Shopping é um formato de anúncio nas buscas que exibe os produtos e preços de e-commerces. Ele funciona de forma similar a um comparador de preços. Afinal, com poucos cliques, o consumidor pode comprar os produtos em várias lojas.
A visibilidade desse formato é muito maior, uma vez que ele aparece em destaque na página de busca. Além disso, ele costuma ser uma excelente fonte de conversão se trabalhado de maneira correta.
O grande segredo aqui está em apresentar preços e condições atrativas para os clientes. Por isso, se a sua loja consegue “bater de frente” com os concorrentes, vale muito a pena investir no Google Shopping.
3 – Remarketing
O remarketing é uma ferramenta que pode ser encontrada no Google AdWords e no Facebook Ads.
Por meio dele, você exibe anúncios para pessoas que já visitaram o seu site, mas não compraram.
Para ser efetivo, o remarketing precisa ter uma comunicação bem direcionada. Afinal, não adianta “perseguir” a pessoa pela internet acreditando que você vai ganhar na insistência.
Ofereça algum desconto ou condição especial para as pessoas impactadas pelo remarketing. De preferência, use o gatilho da urgência para que a pessoa tome a decisão rapidamente.
4 – Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito bem sucedida para aumentar a aquisição de novos clientes. Por meio dele, é possível posicionar o seu e-commerce como autoridade no segmento. E, assim, transmitir mais confiança para que potenciais clientes venham até você naturalmente.
Para chegar a esse patamar, no entanto, é preciso partir de um profundo conhecimento das suas personas. Afinal, só assim você conseguirá entender seus problemas e dores. E, a partir daí, direcionar os conteúdos para que eles tenham grande utilidade.
É extremamente importante que o seu conteúdo seja relevante. Para isso, você pode responder à perguntas que ninguém responde, trazer uma nova abordagem a um tema já debatido ou explorar formatos diferentes.
Quanto melhor for o seu conteúdo, maiores as chances de você ter um e-commerce de sucesso!
Ideias para aumentar a taxa de conversão
1 – Recuperação de carrinho abandonado
O carrinho abandonado é um dos grandes empecilhos de um e-commerce de sucesso. Sendo que um cliente pode desistir das compras por vários motivos.
Por isso, o primeiro passo para contornar o problema e aumentar a conversão é, justamente, tentar descobrir o que está acontecendo. Para tanto, nada melhor do que perguntar diretamente ao cliente.
Ainda assim, os principais motivos de abandono de carrinho normalmente estão relacionados a fatores como:
- Frete alto ou outros custos que não estavam claros;
- Cadastro muito longo;
- Poucas opções de pagamento;
- Dificuldade de navegar na página de checkout.
Dessa forma, é essencial que você torne o checkout da loja ou mais simples possível. Facilite o cadastro dos clientes, garanta que a experiência no mobile seja boa e ofereça condições de pagamento variadas.
Tente trazer as informações de frete e tempo de entrega na página do produto. Assim, o cliente não monta o carrinho com uma expectativa que será frustrada depois.
Por fim, trabalhe muito bem as suas campanhas de e-mail marketing para os carrinhos abandonados.
Para você ter uma ideia, e-mails de recuperação de carrinhos de compra possuem uma conversão média de 20,8%. Além disso, clientes que retornam a um carrinho gastam, em média, 55% a mais que os clientes sem abandono, de acordo com pesquisa da Conversion Academy.
2 – Vitrine personalizada
Transforme o seu e-commerce em uma experiência única para cada cliente. Quanto mais direcionados os produtos e comunicações forem, maiores serão as taxas de conversão, CTR e receita por sessão. Afinal, você estará mostrando a coisa certa para a pessoa certa.
Uma vitrine personalizada funciona basicamente por meio de um algoritmo que procura entender o perfil de compra de cada usuário. A partir daí, ele recomenda os produtos mais adequados às suas preferências.
O mais interessante é que o recurso pode ser exibido em qualquer página do site. Desde a home até a indicação de produtos complementares.
Ao tratar cada cliente de maneira única, você tem muito mais chances de sugerir os produtos certos.
Alguns exemplos de ferramentas que fazem esse trabalho são: SmartHint , ROI HERO e Linx Impulse Engage.
3 – Banners personalizados
Assim como a vitrine personalizada, é possível ordenar os banners da loja de acordo com a aderência de cada usuário.
Novamente, esse tipo de inteligência e automação colabora para direcionar a mensagem de acordo com as preferências dos clientes. Resultando, assim, em uma taxa de conversão muito maior.
4 – Sistema de busca
A página de buscas é uma importante ferramenta de um e-commerce. Inclusive, ela costuma ser uma das páginas com mais acessos. Assim, influencia diretamente na taxa de conversão.
Tenha em mente que o sistema de buscas é o equivalente a um cardápio da sua loja. Com isso, permite que o usuário conheça as opções disponíveis e tome a sua decisão.
Procure deixar o campo de buscas sempre visível na loja. De preferência, no topo da página. Também é importante usar o recurso de “autocomplete” para mostrar sugestão a medida em que a pessoa digitar. O seu usuário está acostumado a pesquisar no Google, imagine que ele deseja ter uma experiência parecida na busca dentro do seu e-commerce.
Ainda pode ser interessante oferecer a opção de busca avançada, com mais filtros, caso o seu e-commerce tenha muitos produtos ou variações. Além de exibir fotos dos produtos ao lado dos resultados.
O importante aqui é facilitar ao máximo a navegação e garantir que o cliente encontre exatamente aquilo que procura.
5 – Alertas de escassez
O uso de gatilhos de urgência ou de escassez faz com que o cliente não adie a compra. Comportamento que costuma ser bastante comum, especialmente quando é a primeira vez do usuário na loja.
Exibir a quantidade de itens vendidos, mostrar que o produto tem apenas mais uma unidade do produto. Ou, então, revelar quantas outras pessoas estão vendo aquele mesmo item. Existem diversas maneiras de transmitir um senso de urgência para que o cliente efetive a compra na hora e não perca a oportunidade.
Ideias para fidelizar cliente antigo de um e-commerce
A fidelização, como falamos acima, é determinante para aumentar o ticket médio e a lucratividade do e-commerce. Você pode reter um cliente por meio de algumas estratégias:
1 – Programas de cashback e descontos
Existem aplicativos de cashback que possibilitam devolver uma parte do dinheiro ao cliente após a compra. Essa é uma ótima maneira de criar um programa de fidelidade e aumentar a frequência de compra.
Outra opção bacana aqui é oferecer cupons de descontos para clientes que fizerem avaliações dos produtos. Assim, você incentiva a recorrência de compra ao mesmo tempo em que trabalha a imagem do seu e-commerce.
2 – E-mail marketing
O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de fidelização de clientes no e-commerce. Faça segmentações por grupos de interesse para direcionar ofertas e entregar valor e conteúdo. Assim, as chances de as conversões serem maiores aumentam.
Ainda, é preciso considerar que existem dois tipos de e-mails marketing: o promocional e o que entrega valor e conteúdo. Uma boa estratégia de e-commerce contempla ambos.
Os e-mails promocionais são os que apresentam as novidades e promoções da loja. Já os de conteúdo exploram dicas, tutoriais e solucionam dúvidas das personas relacionadas aos produtos e ao universo da marca.
3 – Relacionamento
Por fim, a mais poderosa ferramenta de fidelização é o relacionamento. Tenha uma comunicação aberta e próxima com os seus clientes. Peça opiniões e, inclusive, deixe-os participar do processo de lançamento de novos produtos.
Use os canais de comunicação do e-commerce e as redes sociais para criar essa aproximação. Compartilhe o conteúdo criado pelos clientes, faça enquetes e mostre os bastidores da rotina do negócio.
4 – Lista VIP de clientes
Também vale a pena recompensar os clientes que possuem um ticket médio maior. Crie uma lista VIP e envie os lançamentos com antecedência para eles, além de trabalhar descontos especiais.
5 – E-mail estimulando o Review na página do produto
Ainda é possível usar softwares para incentivar o cliente a fazer reviews na página de produto.
Por meio dessas ferramentas, assim que o cliente recebe a compra, um e-mail chega pedindo para que ele a avalie. Esse dinamismo aumenta consideravelmente as chances de você ser avaliado.
Ideias para aumentar o ticket médio
Por fim, aposte em estratégias de aumento de ticket médio para conquistar o sucesso do seu e-commerce.
Para tanto, ofereça kits especiais aos clientes e apresente itens relacionados, o famoso “quem viu isso também comprou aquilo”. Inclusive, essa abordagem pode ser usada também por meio de e-mails marketing.
Disponibilizar descontos ou frete grátis para compras acima de um valor X também incentiva tickets médios maiores.
Ainda pode valer a pena uma ligação telefônica para tickets grandes na página de carrinho. Peça que a sua equipe entre em contato com clientes que compram mais e ofereça uma consultoria para eles.
Juntas, todas essas atividades têm o poder de tornar o seu e-commerce imbatível. Assim, você conseguirá manter o ritmo de crescimento ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que aumenta a lucratividade!