Conciliar branding e performance

É possível conciliar branding e performance?

Para o sucesso das estratégias de marketing digital, as ações costumam ser divididas em dois grupos: branding e performance. Isso porque, assim como o objetivo é aumentar as vendas, construir a marca também é essencial. 

Aqui, cabe destacar que muitos apostam apenas na corrida pela performance. A facilidade para monitorar e gerir estratégias e resultados, por meio de métricas e KPIs bem definidos, torna o marketing mensurável. Assim, fica mais simples demonstrar o que funciona ou não. Mas o êxito das campanhas também depende de um branding adequado – daí a necessidade de encontrar o equilíbrio. 

Repare na jornada de compra de um usuário comum. Ele percorre diversos caminhos até a conversão, não é? Visita o seu site uma, duas, cinco vezes. Lê, pesquisa, compara, para só então comprar o seu produto/serviço. 

E se você considerar apenas o clique final? Vai deixar de entender como melhorar essa trajetória, oferecendo uma experiência muito mais completa ao seu cliente. Viu por que branding e performance devem andar juntos?  

Então saiba como atrair e engajar potenciais clientes. Construa uma relação sólida entre eles e sua marca, melhore as taxas de conversão e, consequentemente, sua performance. Vamos lá? 

Branding e performance: equilíbrio para conectar  

Há dez anos, passava pela sua cabeça esse boom nas vendas pela internet? O consumo online, que já vinha crescendo, ganhou força com a pandemia e a necessidade de isolamento social. Essa tendência consagrou a internet como a mais nova plataforma de vendas e conversões. Tudo isso, claro, impulsionado pelas campanhas de marketing digital

Para ter uma ideia, veja o relatório Global Payments Report, divulgado em março deste ano pela Worldpay. Ele estima que o comércio eletrônico mundial deve aumentar 55,3% nos próximos três anos. Já no Brasil, as vendas do e-commerce vão crescer 95% até 2025

Além da praticidade e do conforto, comprar online envolve cada vez mais tecnologias que aprimoram a experiência do usuário. Se seu cliente está na internet, as estratégias do seu negócio devem contribuir para a tomada de decisão e o fechamento de vendas.

Para isso, é preciso conhecer a jornada de compra do cliente e mapear os caminhos que ele percorre até comprar seu produto. O clique final não é uma ação isolada. Esse detalhe, que parece simples, explica a razão de encontrar o equilíbrio entre branding e performance

Existem hoje tecnologias cada vez mais avançadas à disposição. As ações ligadas à performance facilitam a tomada de decisão e a conversão do cliente de forma automatizada e facilmente mensurável. Mas, apesar disso, a performance também é impactada pelas campanhas de branding.  

O branding e o relacionamento com o cliente

O branding constrói a relação entre você e o seu cliente. Você entende o quanto isso é importante? Veja bem: se no último instante, antes da tomada de decisão, esse elo for fraco ou insignificante, ele vai acabar optando pela concorrência – por mais que seu produto ou sua oferta seja melhor. 

Sabe por quê? Hoje, mais do que nunca, os consumidores consideram muito mais do que preço na hora de comprar. É preciso oferecer valor. Por isso, o seu potencial cliente vai preferir marcas que conversem com ele, que despertem algum sentimento. Ou vai escolher aquelas com as quais ele simplesmente se identifica. 

Você pode revirar os olhos agora e dizer: “Lá vêm os chatos com os gatilhos mentais de novo…”. Mas não há como fugir do que mexe, literalmente, com a cabeça da gente, não acha? Encaixe aqui os seus preferidos: urgência, escassez, prova social etc. 

De todos eles, a necessidade de pertencimento do ser humano não pode ser deixada de lado numa estratégia de branding – e (por que não?) de sucesso. Afinal, o que consumimos está muito ligado à comunidade em que estamos inseridos e às nossas carências. 

Quando você realmente conhece a sua persona, também acaba por conhecer as dores e demandas internas dela. E isso precisa estar na sua estratégia de marketing digital. Como? Investindo em branding e performance juntos!

Primeiro, estabeleça a conexão com o seu cliente, conte a sua história, desperte sensações e fortaleça essa ligação. Pode apostar que, depois disso, a conversão estará realmente a apenas um clique!

Branding: como mensurar?

Você chegou até aqui e ainda não está 100% convencido do retorno do investimento em branding? Chegou a hora de saber como mensurar essa estratégia. 

O segredo para isso nem é um grande mistério, sabia? Mas, claro, dá um pouco mais de trabalho, já que, como dissemos anteriormente, o último clique não se aplica. 

A performance das suas estratégias de branding deve ser medida através de reações, interações e feedbacks das campanhas. 

Alguns KPIs – como impressões, retargeting, NPS e brand awareness – podem indicar o impacto das campanhas na jornada de compra do cliente. Assim, você poderá tangibilizar essa relação e entender que caminhos o seu cliente percorreu antes de decidir comprar de você. Outras métricas interessantes para avaliar suas campanhas de branding incluem:

  • a interação dos usuários com os seus conteúdos;
  • a taxa de engajamento;
  • o alcance;
  • o cadastro de leads;
  • o crescimento da sua audiência;
  • o número de novos clientes. 

O modelo de atribuição “linear” faz muito mais sentido aqui, concorda? Em primeiro lugar, ele ajuda a mensurar o branding. Ademais, correlacionar esses e outros dados permite ampliar a visão sobre suas estratégias de marketing digital para alavancar a performance.   

Viu só? Se o seu objetivo é resultado, então branding e performance podem, e devem, andar juntos!

Conheça a mentoria em branding da Elévon e posicione a sua marca!