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O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo e a cada dia surgem novas empresas e ideias de negócios. O conceito de empreendedorismo sempre foi muito claro na cabeça das pessoas, mas tem mudado um pouco nos últimos anos com a expansão da internet, tornando-se mais amplo e com novas maneiras de ser realizado.
O universo digital abriu ainda mais as possibilidades para empreender. As redes sociais deixaram de ser apenas meios de interação entre amigos e familiares, e passaram a ocupar um espaço importante no meio empresarial. Hoje, mesmo as empresas que não são essencialmente digitais, precisam criar sua presença online para manterem-se competitivas e acompanhar a evolução do comportamento do consumidor.
Empreendedorismo: tradicional vs. digital
Sem dúvida, a tecnologia facilita a vida das pessoas. E no empreendedorismo não é diferente. Antes, abrir um negócio era sinônimo de altos investimentos, principalmente em estrutura física. Os custos de alugar um imóvel, contratar funcionários, entre outras despesas, muitas vezes, eram o grande empecilho dos empreendedores que não possuíam capital suficiente para iniciar seus negócios.
O constante avanço da internet e das tecnologias a ela relacionadas quebrou algumas dessas barreiras. Hoje, muitas empresas funcionam apenas de maneira virtual, sem precisar de um ponto físico para receber os clientes. Muitas pessoas encontraram no digital uma forma de ganhar dinheiro, de maneira honesta e criativa, com custos iniciais bastante baixos.
O empreendedorismo digital permite uma estrutura mais enxuta, com poucos (ou nenhum) funcionários e operar em pequenos espaços, muitas vezes em sistema home office. Além disso, as ferramentas online, cada vez mais inteligentes e eficientes, ajudam os empreendedores digitais a gerenciarem suas tarefas operacionais e administrativas, conquistarem clientes e alavancarem as vendas de maneira muito mais prática e econômica.
O Perfil do empreendedor digital
Embora abrir uma empresa seja semelhante em termos de burocracia e riscos, o perfil dos empreendedores tradicionais e dos digitais é um pouco diferente. Frequentemente existem características no meio digital que são determinantes para o sucesso do empreendimento online. São elas:
- Arrojados – mais criativos e abertos às mudanças sociais;
- Autoconfiantes – mais tolerantes em relação aos riscos do negócio. Por exemplo, os jovens empreendedores. Hoje existem diversas empresas digitais fundadas por adolescentes e, em alguns casos, até mesmo crianças!;
- Atualizados – acompanham os novos conhecimentos, tendências e tecnologias em tempo real;
- Comunicativos – são mais ativos na interação com seus stakeholders, seja através de mensagens, posts, vídeos e conteúdos publicados em seus próprios canais;
- Proativos (e ansiosos) – não esperam por investimentos, validações de negócio ou o “momento certo” para executarem suas ideias;
- Fora da zona de conforto – buscam novas soluções para implementar na empresa, mesmo que isso signifique modificar processos e procedimentos habituais.
Vantagens do empreendedorismo digital
Custos reduzidos, versatilidade na administração do tempo e das tarefas, e variedade de oportunidades são as principais vantagens para quem mergulha no empreendedorismo digital. E apesar da forte concorrência, a cada dia surgem novos mercados e oportunidades inexploradas. É um terreno extremamente fértil para as inovações e a criatividade.
Outras vantagens surgem dessa nova maneira de empreender. São elas:
- Baixo investimento inicial – frequentemente o custo inicial é mais de tempo que de dinheiro;
- Autonomia – ser seu próprio chefe;
- Qualidade de vida – horários flexíveis e condições de trabalho mais confortáveis (mas exige mais disciplina também);
- Produtividade e versatilidade de tarefas – Ferramentas digitais que permitem automatizar tarefas, conquistar clientes e vender mais;
- Oportunidades – existem inúmeros mercados prontos para se empreender no meio digital;
- Insights em tempo real – por manter-se alerta sobre novidades e tendências, comunicar-se ativamente com o mercado e contar com mais autonomia e flexibilidade, o empreendedor digital está mais propenso a ter ideias valiosas e descobrir novas oportunidades inexploradas.
Desafios do empreendedorismo digital
- Falta de estabilidade inicial – assim como no tradicional;
- Falta de um salário fixo – assim como no tradicional;
- Escalabilidade – conforme as demandas aumentam e o negócio cresce, possuem dificuldade em estruturar a empresa jurídica e operacionalmente;
- Inexperiência empresarial – muitos empreendedores digitais não possuem formação acadêmica ou experiências que lhes deem respaldo para lidar com questões legais, administrativas e burocráticas;
- Jornada de trabalho instável – possui liberdade para escolher seus horários, mas isso pode significar trabalhar durante a noite ou aos finais de semana. Principalmente quando seu escritório é a sua própria casa.
3 dicas para empreender em um negócio digital
Assim como em qualquer empresa, o negócio digital também tem seus desafios. Embora os empreendimentos digitais possuam uma estrutura menor, alguns processos são necessários para que a empresa permaneça funcionando adequadamente e siga crescendo e alcançando os resultados esperados.
1. Controle financeiro:
Mesmo no início do negócio, quando as vendas ainda são pequenas, é importante já realizar um controle rígido dos valores e planejar a utilização deles.
É muito comum que novos empreendedores não saibam realizar esse trabalho, e na correria do dia-a-dia, isso acabe sendo deixado para depois. Porém, a falta de controle financeiro e a má utilização dos recursos podem causar sérios danos e prejuízos à empresa.
Uma maneira simples, que facilita bastante a rotina desse controle das finanças, é a contratação de um Software de Gestão ERP, que auxilia no registro das informações, no controle de estoque, na emissão de notas fiscais e na emissão de relatórios para acompanhar o crescimento da empresa. São diversos recursos que podem ajudar muito sua empresa a alcançar os resultados esperados, com segurança e escalabilidade.
2. Formalidade jurídica:
Abrir uma empresa e comercializar produtos ou serviços sem CNPJ é uma prática amadora e ilegal. Além disso, você vai precisar emitir boletos e notas fiscais para seus clientes.
Para atuar de maneira profissional, evitar prejuízos, processos e sanções penais, registre sua empresa e providencie a documentação necessária antes do início das suas atividades.
Isso não significa grandes investimentos. Muitos empreendedores digitais, por exemplo, começam como MEI (Micro Empreendedor Individual). O MEI pode faturar até R$ 60 mil por ano, ter no máximo 1 funcionário (mas não precisa ter nenhum) e não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI paga apenas um pequeno imposto mensal, que gira em torno de cinquenta reais.
Para empreendedores digitais cujas empresas já estão em fase mais avançada, recomendamos contar com uma boa assessoria jurídica.
3. Marketing digital:
O meio digital proporciona infinitas oportunidades de negócios e muito dinheiro gira no comércio online. Porém, não significa que basta abrir um e-commerce e esperar que os clientes cheguem aos montes.
Assim como no empreendedorismo tradicional, no digital você também terá que enfrentar a concorrência. Para isso, terá que fazer sua empresa ser vista pelos consumidores e convencê-los a comprar de você ao invés de comprar do concorrente que está há um “Google” de distância.
Por isso, aposte no marketing digital. Hoje, a internet e suas tecnologias proporcionam diversas opções: anúncios, conteúdos, vídeos, redes sociais… Conte com a Elévon para identificar as melhores ferramentas, mídias e campanhas para interagir com o seu público-alvo.
Ademais, cuide para que em sua empresa nunca falte: ética, veracidade, bom atendimento, qualidade em suas entregas e experiência positiva aos seus clientes. Com profissionalismo, criatividade e respeito, sua empresa terá muito mais chances de alcançar o sucesso!
Melhores áreas para empreender
No meio digital existe mercado para todos, sendo impossível determinar uma área específica que seja melhor ou pior para empreender. Você pode vender serviços, produtos, conteúdos e conhecimentos dos mais variados tipos e para os mais variados públicos.
Portanto, a melhor área para você desenvolver o seu negócio será aquela em que você mais tem interesse e domínio. Além de ser relevante para um grupo de consumidores, seu negócio precisa ser relevante para você. Somente dessa forma você poderá construir um negócio que lhe proporcione mais alegrias e satisfação do que tarefas.
Você já é um empreendedor digital ou está pensando em se tornar um? Conte para nós suas experiências. Quais foram suas principais conquistas e desafios? Deixe seu comentário!