O comportamento do consumidor e seus hábitos de consumo mudaram bastante a partir da consolidação da internet. Segundo estudo, 68% das pessoas utilizam seu tempo online para pesquisar sobre marcas, produtos e serviços de seu interesse. Para vir ao encontro deste novo público, o marketing de conteúdo surgiu como alternativa mais aderente e efetiva para gerar relacionamento e resultado para as empresas. Isto é feito a partir do desenvolvimento de produções úteis para o cliente, como conteúdos que o ajudam a tirar uma dúvida, a resolver um problema e a ter segurança em seu processo de compras. O que, além de auxiliar na fidelização dos clientes, também torna as marcas referência no mercado.
É importante utilizar o processo do funil de vendas, integrado a uma estratégia de Inbound Marketing, para assim produzir conteúdos relevantes, que façam com que o consumidor esteja bem informado sobre seu produto ou seu serviço, contribuindo para aumentar a taxa de conversão de vendas e a reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) de sua empresa.
Tornando sua marca referência através de marketing de conteúdo
Conecte-se às personas de seu negócio compartilhando informações úteis e interessantes
Uma vantagem que a produção de conteúdo de qualidade gera é o engajamento do público com a empresa, afinal cliente engajado pode gerar até 40% mais receita.
Por meio da criação do conteúdo para o blog e a disseminação desse nas mídias sociais, cria-se oportunidades mais fortes de relacionamento com o cliente. E permite-se que a empresa não dependa de intermediários e possa atrair seus leads diretamente e de maneira pessoal, aumentando assim, a relevância da marca. Deste modo, o marketing de conteúdo cria um elo resistente entre as empresas e seus públicos de interesse.
É preciso estar presente nos canais que o seu público utiliza frequentemente para estabelecer uma conexão com o seu conteúdo. Por isso, é importante satisfazer as dúvidas e expectativas do seu consumidor, ao mesmo tempo que lhe fornece informações para que ele avance em seu funil de vendas e tenha vontade de continuar relacionando-se com sua marca.
Torne sua marca referência na área
No marketing de conteúdo, as produções têm um tom muito mais utilitário e educativo do que comercial, o que ajuda a gerar credibilidade e eliminar barreiras de desconfiança do público que, em outros tempos, entendia que tudo o que a empresa queria era vender a ele, mesmo produtos e serviços que ele não desejava. Isso é fundamental, por exemplo, em mercados de luxo e de alto valor agregado, e traz resultado: 80% dos participantes de um estudo afirmaram gostar de aprender sobre marcas através de conteúdo personalizado e relevante.
Hoje, o objetivo passa a ser ajudar seu cliente, oferecendo informações que realmente tenham valor a ele. Com isso, sua marca vira referência e será lembrada com mais rapidez e facilidade. Tornando-se a primeira em sua mente, quando o lead estiver pronto para ser convertido em cliente e efetuar uma compra.
Tornar-se referência tem, ainda, a vantagem de facilitar a obtenção de indicações. Clientes encantados e satisfeitos compartilharão a experiência positiva com seus amigos e familiares e também nas mídias sociais. Estas ação são uma das força de vendas mais valiosas para seu negócio, uma vez que 92% dos consumidores afirmam preferir buscar a avaliação de outras pessoas a utilizarem outros modos de informação sobre as marcas.
Melhore a encontrabilidade de seu negócio
Há uma máxima que afirma que “a melhor maneira de encontrar seu público é ser encontrado por ele”. Isso, de fato, faz muito sentido no marketing de conteúdo. Criando conteúdos ricos e otimizados por meio de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), você aumentará a encontrabilidade de seus canais e atrairá mais pessoas para eles. Quanto mais pessoas o encontrarem em suas buscas, visualizando-o entre as opções orgânicas, maiores suas chances de tornar-se referência para elas, ganhando sua atenção e confiança.
Para gerar resultados, o marketing de conteúdo é utilizado juntamente a técnicas de SEO para a otimização dos conteúdos para os motores de busca. É importante escolher palavras-chave adequadas para melhorar o posicionamento de suas páginas no Google e Bing. Deste modo, ao pesquisar sobre um tema relacionado ao seu negócio, seu cliente encontre o seu conteúdo e a sua empresa.
Ferramentas como o Keyword Planner, que fornece dados de pesquisas que seus clientes estão realizando são grandes aliadas. O Keyword Planner, ainda, ajuda no planejamento de campanhas de anúncios patrocinados – ação complementar que também favorece a atração de mais leads qualificados para seu negócio.
Converta e nutra seus leads com o seu conteúdo
O caminho de geração de leads até o momento da compra deve ser baseado em oferecer informações relevantes ao seu público em cada etapa de seu funil de vendas.
Assim, por exemplo, no topo do funil, seus conteúdos devem ser menos publicitários, muitas vezes sem mesmo a citação de sua marca. Quem já está mais avançado em seu processo decisório e se encaminha ao fundo do funil, ao contrário, precisará que você demonstre mais especificamente o motivo de sua empresa ser a melhor opção a ele.
Por isso, crie um processo em que o conteúdo oferecido a seu lead torne-se cada vez mais profundo de acordo com o seu engajamento, fazendo com que ele se atraia pela proposta de seu produto ou serviço por associá-lo ao conteúdo que a sua empresa oferece.
A confiança do consumidor em realizar compras pela Internet nunca esteve maior. Saber aproveitar essa confiança com um conteúdo que converta leads em clientes ajuda a impulsionar sua reputação e a imagem de sua marca.
Diversifique e adapte seu conteúdo
Quando pensamos em marketing de conteúdo é comum cairmos na armadilha de que apenas blog posts, ebooks e outras mídias textuais sejam as opções disponíveis, mas saiba que sua empresa não precisa se limitar a isso.
Baseado em seu planejamento de marketing digital e na análise de seu cliente ideal (personas) você deve explorar a linguagem visual e audiovisual, inclusive quando o contexto pede por uma criação de conteúdo não-textual. Bons exemplos são os canais do YouTube, Instagram ou Snapchat – se você verificar que essas são as opções que seu público utiliza para informar-se sobre produtos e serviços em seu processo de decisão de compra.
A criação de infográficos, vídeos e webinars pode ser extremamente efetiva e inclusive tornar-se um diferencial na forma com que a sua empresa gera o marketing de conteúdo, fortalecendo a relevância e presença de sua marca. Há estudos que apontam que conteúdos visuais têm potencial 40% maior de serem compartilhados do que outros tipos de conteúdo. E, quanto mais compartilhamentos, mais pessoas conhecerão sua empresa e seus conteúdos.
O marketing de conteúdo eficaz ajuda a conceituar positivamente a sua marca junto ao seu público, oferecendo a ele conteúdo útil e interessante com consistência, favorecendo, e muito, que sua empresa seja percebida por ele como uma referência no mercado. Esse processo fará com que a imagem que seu público tem sobre a empresa tenha ainda mais credibilidade, aumentando consequentemente a confiança e sua probabilidade de indicá-la e de gerar novos negócios.
Já conhecia o marketing de conteúdo? Compartilhe sua experiência nos comentários ou, entre em contato para começar a tornar sua empresa referência em seu segmento.