Você já ouviu o termo Omnichannel?
Vivemos um momento em que ter um diferencial já não é mais vantagem de concorrência no mercado: é necessidade. Hoje, os segmentos são cada vez mais variados. O mercado é pulverizado e repleto de opções diferentes do mesmo produto. Por isso, é preciso saber criar experiências para alcançar o sucesso.
A forma de consumir mudou e evoluiu muito. Isso se deve principalmente à tecnologia e às novas maneiras de comprar em plataformas digitais, como os e-commerces, por exemplo. Com a pandemia, essa prática se fortaleceu. Consumidores que ainda resistiam a esse tipo de compra tiveram que incluí-la nos seus hábitos de consumo definitivamente.
Essa busca por informações e por experiências mais práticas é um dos princípios que orientam a jornada do comprador omnichannel. Saiba exatamente o que seu público quer e entregue o que ele precisa em forma de produto, com experiências incríveis. Isso se tornou obrigação para marcas que desejam garantir o seu espaço no mercado. E o omnichannel pode ser uma boa estratégia para impulsionar as suas vendas.
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O que é omnichannel?
A forma mais simples de conceituar o omnichannel é pensar na integração entre lojas físicas e e-commerces. Uma ferramenta omnichannel oferece a mesma qualidade de experiência ao consumidor, independentemente da escolha de compra dele. Isso é verdadeiro tanto para o espaço físico quanto para a loja online.
Deve haver um alinhamento entre todos os canais disponíveis para os serviços de compra ou de venda. Ou seja, é necessário que eles conversem entre si. Assim, podemos dizer o que é omnichannel: uma estratégia de varejo que utiliza diferentes canais de comunicação para oferecer a mesma qualidade de experiência de compra – seja online ou offline.
O omnichannel tem como objetivo reunir todos os meios de comunicação pertinentes a uma marca e à sua estratégia. Ele faz com que esses meios conversem entre si e, juntos, criem uma única experiência aos clientes.
Um bom e atual exemplo de experiência omnichannel são os supermercados. Esses estabelecimentos oferecem a possibilidade de fazer compras online e recebê-las em casa. Ou até mesmo disponibilizam o serviço de carrinho online e, para a retirada, o serviço drive thru. Tudo isso com os mesmos preços, seguindo as mesmas políticas de frete, atendimento e linguagem unificadas em todos os serviços.
Sabemos, então, que o omnichannel possibilita diferentes tipos de experiência para um mesmo serviço. Mas ele também tem como uma de suas premissas oferecer experiências segmentadas, personalizadas para cada tipo de persona e público-alvo.
Com base no perfil de compra de cada cliente, é possível oferecer um serviço mais segmentado. Isso aprimora a experiência do consumidor. Essa combinação de segmentação de público e união de meios de comunicação permite proporcionar melhores experiências ao cliente. E ainda traz mais resultados para a empresa que está investindo no omnichannel.
As vantagens do omnichannel
Listamos, agora, os principais benefícios do omnichannel. Assim, você pode ter um entendimento mais amplo dos impactos positivos para a sua empresa. Confira!
Facilidade para fidelizar clientes
Os principais pilares do omnichannel são a fidelização e a retenção de clientes para a marca. Afinal, ele pode transitar entre os canais e fazer a melhor jornada de acordo com seu perfil. E, como mencionamos, a experiência de compra tende a ser muito melhor do que nas marcas concorrentes. Assim, a tendência é de que ele retorne sempre que possível.
Crie novas oportunidades de venda
Com a interação cada vez maior entre online e offline, fica mais fácil elaborar estratégias diferenciadas e criativas para atrair consumidores. Isso possibilita o aumento das suas vendas e, consequentemente, da sua rentabilidade.
Aumento do ticket médio
O ticket médio nada mais é do que a divisão entre o faturamento da loja e o total de pedidos. Quanto maior o indicador, mais dinheiro entra no caixa da empresa. Uma operação omnichannel facilita o processo de compra, estimulando novos pedidos dos consumidores. Além disso, possibilita o contato com outros itens da marca enquanto o consumidor navega entre os canais.
Aperfeiçoe estratégias de crescimento e de marketing
Sabe qual é um dos grandes desafios de um comércio, seja ele físico ou eletrônico? Monitorar, acompanhar e avaliar o desempenho das ações de marketing, e usar essas informações a favor do crescimento da empresa.
Mesmo com tantos dados, muitas campanhas não conseguem identificar o caminho completo feito pelo consumidor. Mas, com o omnichannel, fica mais fácil perceber quais são os canais preferidos do seu público-alvo. Isso permite traçar melhores estratégias de crescimento.
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E então, o que achou do nosso conteúdo? Quer saber como fazer sua empresa se destacar no mercado? Conheça o método de Gestão de Crescimento da Elévon para atrair novos clientes e vender mais.