Você já ouviu falar em Estratégia de Crescimento? Provavelmente vender mais é um dos focos da sua empresa, certo? Agora, você precisa alinhar esse objetivo com uma abordagem estratégica.
A Estratégia de Crescimento é uma maneira de expandir o volume de oportunidades e vendas de sua empresa de modo previsível, recorrente e mensurável. Utilizando para isso, as novas ferramentas e metodologias disponíveis no mercado.
Além disso, a Estratégia de Crescimento é fundamental para aumentar a lucratividade da empresa. Mas, para isso, são necessários planejamento, análises constantes e uma cultura organizacional aberta a mudanças.
Quer entender melhor como crescer de forma planejada? Então, esse artigo é para você!
A sua empresa precisa de uma Estratégia de Crescimento?
A nova economia trouxe uma série de desafios para os empreendedores. Apesar do cenário desfavorável, algumas empresas têm conseguido resultados impressionantes. Neste mundo de startups, mudanças disruptivas e crescimento exponencial ou você cresce ou você morre.
Algumas das metas mais importantes das empresas são faturamento, receita recorrente, presença de mercado, visibilidade da marca… E aqui, os times de Marketing e Vendas são os grande responsáveis.
A cada trimestre você se depara com metas desafiadoras de faturamento e de novos clientes. Mas não se preocupe! Isso realmente não muda.
Antes de arregaçar as mangas e implementar essa atuação na empresa é preciso fazer uma reflexão. É fundamental que a empresa esteja pronta para crescer!
Antes de tudo, busque responder essas perguntas:
- Você tem clareza de quem são as pessoas que consomem seus produtos/ serviços?
- Seu fluxo de venda está mapeado e alinhado à jornada de compra do cliente?
- Você sabe quais são os ativos estratégicos e a proposta de valor do negócio?
- Seu negócio tem a capacidade cultural para inovar?
- Você utiliza a internet para aumentar a visibilidade da marca e gerar vendas?
Com essas questões respondidas será possível entender se sua empresa está preparada para adotar uma Estratégia de Crescimento. No entanto, se sua resposta for negativa, seu negócio pode estar fadado a desaparecer nos próximos anos. Ou seja, é preciso mudar!
Tipos de Estratégias de Crescimento
Uma Estratégia de Crescimento pode ser adotada de 2 maneiras:
1 – Expansão por produtos
Nessa modalidade, a empresa expande a linha de produtos para aumentar a participação em um nicho de mercado. Para tanto, é necessário lançar novos produtos ou aperfeiçoar algo que já existe.
Aqui, é fundamental que a estratégia esteja adequada ao mercado, ao público-alvo e que a marca tenha força suficiente para sustentar essa expansão. Caso contrário, não haverá aderência e o negócio não sairá do lugar.
2 – Expansão por clientes
Aqui, a estratégia de crescimento está baseada no aumento da visibilidade da marca e do fluxo de novas oportunidades e vendas. Assim, os produtos e serviços são oferecidos a novos clientes, para que a base atual aumente.
Com as novas estratégias e ferramentas disponíveis é possível melhorar o relacionamento com os clientes utilizando os vários canais digitais: site, redes sociais, email marketing, anúncios, blog, pesquisa orgânica…
Tenha como aliado boas ferramentas para a automação e mensuração dos resultados do seu marketing e vendas. E também acompanhe as métricas do seu funil de vendas e a jornada de compra do seu cliente.
Como adotar uma Estratégia de Crescimento
Para ser eficaz, a estratégia precisa começar com um mapeamento dos pontos críticos da empresa. Os investimentos, tecnologias, processos, pessoas, comunicação e clientes são alguns exemplos disso.
Essa avaliação permitirá entender quais os desdobramentos e mudanças que serão necessários. Afinal, a Estratégia de Crescimento demanda mudanças culturais e de trabalho, exigindo treinamentos e pessoas capacitadas.
Foco no mercado e público-alvo
Vale reforçar que uma Estratégia de Crescimento jamais dará certo se não estiver alinhada ao mercado e clientes. Afinal, esse entendimento é o que vai apontar o melhor caminho para a empresa. Permitindo, assim, que o negócio expanda suas vendas e atuação.
Além da compreensão dos desejos e necessidades não atendidas é importante avaliar outros pontos aqui:
- Qual o Perfil do Cliente Ideal para cada serviço/ produto?
- Quais os melhores canais para abordar esses clientes?
- Qual o ticket médio e margem de lucro de cada produto/ serviço?
- Até quanto pode ser o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) da empresa?
Todas essas perguntas vão ajudar a escolher as melhores ações para a aquisição de novos clientes.
Como adquirir novos clientes
É possível tornar o processo de compra 100% online, trabalhar com degustações, usar Inbound ou Outbound Marketing. Sem contar com o fato de que a empresa pode recorrer à estrutura já existente ou a terceiros para ajudá-la.
Dessa forma, os caminhos para expandir as vendas são inúmeros. E tudo vai depender da complexidade do seu produto ou serviço, da persona, do seu ticket médio e do seu mercado.
Para você ter uma ideia, algumas das opções para aumentar a base de clientes são:
- Outbound + Pré venda + Field Sale
- Inbound + Inside Sale/Telemarketing
- Self-service (a exemplo do caso da Netflix)
- Referral (Programa de Indicação)
- Canais (Desenvolvimento de parcerias com outras empresas ou profissionais)
Por isso, além de determinar a melhor Estratégia de Crescimento é preciso detalhar as ações táticas para a sua implementação. Só assim o formato escolhido realmente possibilitará incrementar o lucro do negócio.
A inovação como base do crescimento
Especialmente em empresas menores, ter a inovação como um dos pilares de atuação é fundamental.
Muitos negócios buscam apenas a sobrevivência e por isso, ficam estagnados e não conseguem crescer.
É exatamente por isso que a inovação é tão importante em uma Estratégia de Crescimento. Sem mudanças, é praticamente impossível sair do lugar e buscar novos nichos de mercado.
Além disso, muitas vezes é mais sábio investir em Pesquisa & Desenvolvimento do que em máquinas e equipamentos. Uma escolha que ainda é pouco comum no Brasil, infelizmente.
Como descobrir o caminho para o crescimento
Recentemente, a Elévon mudou seu posicionamento. Antes, nosso slogan era “Elévon – Marketing e Vendas” e agora é “Elévon – Estratégias de Crescimento”.
Isso porque, o nosso propósito sempre foi ajudar os nossos clientes a crescerem. Seja por meio do Branding, do Inbound, do Outbound Marketing ou de qualquer outra estratégia que faça sentido para o seu negócio.
Decidimos então, não limitar nossa atuação a determinadas metodologias e estratégias, pois cada cliente é único e demanda ações específicas para alcançar suas metas.
Portanto, Estratégia de Crescimento para nós, significa descobrir o caminho para fazer nossos clientes atingirem seus objetivos de negócio.
Conte com a Elévon para desenvolver a estratégia de crescimento ideal para o seu negócio! Entre em contato e vamos juntos conquistar novos mercados.