Pense por um instante: que sensação você deseja que sua marca transmita aos seus clientes? Confiança, segurança, valor? Bem, com certeza, tudo isso é fundamental no segmento imobiliário. Afinal, na maioria das vezes, esse é o maior investimento que uma pessoa faz na vida.
Por isso, o branding para construtoras é essencial para garantir uma profunda conexão entre sua empresa e seu público. A estratégia permite que a sua marca esteja alinhada ao mercado. Além disso, você vai entregar exatamente aquilo que a sua persona busca quando pretende investir em um imóvel.
Que tal saber mais sobre o assunto? Entenda como o branding para construtoras pode elevar sua marca, criar vínculos com sua audiência e alavancar seu crescimento. Boa leitura!
Branding para construtoras
Branding é uma estratégia fundamental para ampliar o reconhecimento e a presença da sua marca no seu nicho de mercado. Isso significa dizer que todos os processos envolvidos na gestão da marca fazem parte do branding para construtoras – desde a forma como você quer se comunicar com seu público até a promoção do seu negócio.
Um ótimo case é o da marca Volvo que, com o forte uso de estratégias de branding, criou um posicionamento que faz com que o público pense em segurança ao se deparar com a marca.
Um bom motivo para que a sua marca cative o seu consumidor da forma mais rápida e assertiva é a seguinte estatística: Com os consumidores de hoje sendo bombardeados com 5.000 mensagens de marca por dia, os primeiros 7 segundos que um consumidor é exposto a uma marca são um momento decisivo.
A sua marca deve ser capaz de atrair os consumidores a descobrir mais e, em seguida, motivá-los a ver, pensar, sentir ou agir de maneira positiva que beneficie a marca. Sua ideia deve ser única o suficiente para construir uma reputação para que os consumidores percebam a marca como melhor. E sua ideia deve ser capaz de motivar os consumidores a pensar, sentir e agir de maneiras que beneficiem sua marca.
Retomando o exemplo da Volvo, a marca utiliza a segurança como diferenciação de marca. Essa estratégia foi escolhida para responder uma pergunta que toda marca deveria responder: “Quais os diferenciais que me fazem escolher a sua marca e não outra?”.
A construção de um bom branding se faz através de pequenos detalhes da sua marca que se tornam o motivo para o seu cliente escolher você. Sua marca deve estar na memória das pessoas, assim como a Volvo. Confira o case completo aqui.
O branding para construtoras é o diferencial que pode fazer com que a sua marca se sobressaia perante a concorrência. Isso porque ele oportuniza uma conexão real e oferece de forma clara o que o seu público, de fato, deseja.
Vamos ver alguns exemplos práticos de branding para construtoras?
Marketing de influência
A venda de um imóvel é um processo bastante complexo. Por isso, criar uma campanha utilizando o poder e a autoridade de influenciadores digitais é uma ótima maneira de conquistar o público.
Em 2012, o mercado imobiliário teve uma queda considerável nas vendas, causando extrema insegurança nos investidores. Nesse contexto, a Cyrela inovou com uma excelente campanha de branding para construtoras.
A empresa lançou o “Cyrela Invest”, um programa sobre o mercado imobiliário, com dicas e conteúdos estratégicos. Uma das edições, por exemplo, foi uma entrevista com o renomado economista Ricardo Amorim. Quer um jeito melhor de usar o gatilho mental de autoridade?
Assista: Cyrela Invest – Entrevista com Ricardo Amorim
Reposicionamento de marca
Em 2020, a Tenda renovou a identidade visual e o slogan da marca. O objetivo foi ampliar a conexão com os clientes e reforçar seu papel determinante na realização do sonho da casa própria.
Para o reposicionamento da marca, a construtora lançou uma campanha na TV e nas redes sociais. A produção enfatizava a conquista de metas e a importância das pessoas que participam de momentos marcantes de nossas vidas.
A campanha foi baseada num estudo desenvolvido pela própria Tenda, em parceria com a Kantar Brasil Insights e a Superunion Epigram. Essa pesquisa apontou que a busca pelo progresso na vida dos brasileiros muitas vezes coincide com a compra do imóvel próprio.
Veja: Tenda e você: juntos celebrando a sua próxima conquista!
Mídias sociais
Para divulgar um lançamento em Maraponga, bairro de Fortaleza, a CDT lançou uma websérie intitulada “Mochileiro do Bairro”. Os vídeos traziam um personagem que falava sobre curiosidades, histórias e informações do local, tudo em formato de “selfie”.
O principal detalhe dessa campanha é que o conteúdo publicitário só foi revelado no último vídeo da série. Sem expor que se tratava de uma divulgação, a estratégia e o conteúdo encantaram o público, produzindo resultados incríveis. Foram mais de 1,3 milhão de impressões, 19 mil visualizações no YouTube e 300 mil pessoas alcançadas no Facebook.
A empresa acabou ganhando o prêmio de Melhor Ação de Mídias Sociais do ano de 2014.
Confira: Maraponga – Curiosidades | Mochileiro do Bairro EP.01
Mídia offline
A MRV mergulhou fundo na cultura popular para criar a campanha “Eu odeio pagar aluguel”. O personagem central escolhido para incentivar o público a comprar o primeiro imóvel foi o Seu Madruga, do seriado mexicano “Chaves”.
Além das estratégias nas redes sociais, para aumentar o engajamento, o site foi reformulado e adotou o domínio “euodeiopagaraluguel.com.br”. A empresa apostou ainda na produção de outdoors espalhados em diversas cidades brasileiras, que traziam o excêntrico personagem em momentos divertidos.
Apostamos que você ficou com a cabeça fervilhando, cheia de boas ideias, não é? O branding para construtoras é uma estratégia poderosa para conectar de verdade o seu negócio ao seu cliente. Essa ferramenta vai impulsionar suas vendas e, consequentemente, o seu crescimento.
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