Por melhor que seja o formato e o conteúdo do seu evento, ele dificilmente se venderá sozinho. É por isso que as estratégias de marketing para eventos são tão importantes. Afinal, elas permitirão vender os ingressos e, inclusive, manter um relacionamento com o público.
As estratégias de marketing para eventos colaboram para aumentar a exposição dos mesmos. Além disso, elas são fundamentais para fortalecer a marca e, assim, gerar um impacto positivo de vendas já para as próximas edições.
Por fim, vale dizer que um bom plano de marketing cria conexões com o público. Dessa forma, você mantém a sua base engajada, mesmo quando o evento não está acontecendo. E isso faz toda a diferença para as próximas oportunidades.
Quer conhecer melhor as estratégias de marketing para eventos e como usá-las? Siga com a leitura deste artigo e descubra!
Por que apostar no marketing para divulgar eventos
Um evento por si só já é uma estratégia de marketing. Mas isso não significa que o simples fato de criar um formato de feira, por exemplo, automaticamente fará com que ela seja bem sucedida.
Assim como um produto ou serviço, um evento precisa ser vendido e trazer retorno. Caso contrário, os expositores perderão o interesse em participar, bem como o público em geral.
Com isso, apostar nas estratégias de marketing para eventos mais adequadas faz toda a diferença.
São ações como o envio de e-mail marketing, conteúdo para redes sociais e um bom site que farão com que o seu evento se destaque.
Além disso, você ganha inúmeros benefícios no pré e pós-vendas. Uma vez que consegue manter um relacionamento com o público e, inclusive, cruzar as bases para outras ocasiões.
Ainda vale dizer que o marketing para eventos o ajuda a entender melhor o público e o sucesso do mesmo. Com pesquisas e com o monitoramento, por exemplo, é possível traçar um perfil de público mais certeiro, além de colher feedbacks para melhorar nas próximas edições.
Por fim, você pode ainda oferecer os seus canais digitais para os expositores do evento. Imagine que uma feira voltada a indústrias pode vender pacotes que, além dos estandes, incluam a citação da marca na newsletter do evento.
As possibilidade são muitas e, com certeza, as estratégias de marketing para eventos têm muito a contribuir! Agora, basta entender como utilizar cada uma das frentes de maneira mais eficaz.
Principais estratégias de marketing para eventos
Agora que você já está convencido da importância do marketing para eventos, é chegado o momento de dar mais um passo.
Para trazerem os resultados esperados, as estratégias precisam fazer sentido dentro de um planejamento. Com isso, é possível escolher os melhores canais e adaptar a comunicação para que ela seja atrativa para o seu público.
Veja, a seguir, algumas dicas valiosas para as suas estratégias de marketing para eventos:
1 – Parta do entendimento do seu público
Dificilmente uma ação de marketing para eventos dará certo se ela não for pensada no seu público-alvo. Entender quem são os clientes é o que fará com que o planejamento seja eficaz e vocês apostem nas frentes certas.
Para isso, é preciso partir do entendimento de quem são os públicos que precisam ser impactados pelo evento. Em alguns casos, há mais de um público envolvido. Uma feira de negócios, por exemplo, precisa tanto vender os estandes para as empresas quanto os ingressos para os participantes.
Além disso, a compreensão do público também ajuda a tornar o próprio evento mais interessante. Assim, é possível escolher melhor os conteúdos e a programação para que ela desperte o interesse nas pessoas.
Uma boa dica aqui é trabalhar com as personas. Ou seja, perfis semi-fictícios do seu cliente ideal. Além das informações demográficas, como idade e sexo, levante também aspectos comportamentais e as “dores” do seu público.
Com isso, você tem uma visão muito mais realista de quem são essas pessoas. Ao mesmo tempo, consegue criar uma comunicação que crie conexão com elas. Afinal, quando você conhece os problemas enfrentados por essas pessoas, se torna mais fácil de mostrar como você pode ajudá-las.
2 – Dê a devida atenção ao site
Muitas vezes, o site de um evento acaba sendo encarado como um detalhe pouco importante. No entanto, estamos vivendo uma era em que estamos muito conectados. E, cada vez mais, o seu site será a grande plataforma de vendas do evento.
Para isso, no entanto, o site precisa ser bem construído. E isso vale tanto para os aspectos técnicos, quanto para o design e o conteúdo.
Pense que o seu site deve funcionar praticamente como um e-commerce. Por isso, o grande objetivo é converter os visitantes em expositores e/ ou público geral.
O primeiro ponto aqui é que o site seja desenvolvido com base nas boas práticas de SEO. Ou seja, o site precisa estar em uma linguagem moderna, ser leve e carregar rápido. Além disso, é fundamental que ele ofereça uma ótima experiência no mobile.
Depois, o design deve transmitir a identidade do evento e criar conexões com o público. Afinal, de nada adianta fazer um site super moderno, por exemplo, se o seu público é mais conservador e formal.
Aqui, também é importante que o design proporcione uma boa experiência aos usuários. As informações devem ser facilmente encontradas, a navegação deve ser intuitiva e focada em conversão.
Por fim, é essencial manter o conteúdo do site atualizado. Uma boa dica é incorporar um blog ao site. Com isso, você ainda oferece informação relevante ao público e mantém o relacionamento mesmo quando o evento chega ao fim.
3 – Facilite a compra dos ingressos
De nada adianta apostar em várias estratégias de marketing para eventos se as pessoas tiverem dificuldade em comprar os ingressos. Por isso, vale a pena apostar em uma plataforma online para vendas de ingressos.
A Sympla é um ótimo exemplo. Com ela, você ainda pode fortalecer o relacionamento com o público ao enviar e-mails e convites para a base de cadastrados. Além de integrar a página do evento da Sympla com o site e o Facebook.
Outra grande vantagem dessas plataformas é que elas são especializadas em venda de ingressos para eventos. E isso pode aumentar consideravelmente a sua visibilidade.
Como você está inserido em um local em que as pessoas estão mais propensas à compra, as chances de impactar pessoas e converter é muito maior!
4 – Invista em anúncios segmentados
Uma das grandes vantagens do marketing digital para eventos é que você consegue impactar a pessoa certa, com a mensagem certa, na hora certa. Por que não usar isso a seu favor?
Além das já conhecidas campanhas de Google Ads, há duas estratégias em particular que valem a pena ser destacadas.
A primeira delas são as Audiências Customizadas no Facebook. Por meio deste formato de campanha, você pode subir uma base de contatos na rede. Então, o próprio Facebook se encarregará de encontrar outras pessoas com perfil similar. Essa é uma forma altamente eficiente de segmentação e que tem o poder de aumentar ainda mais a sua base!
A outra estratégia é o Retargeting, que pode ser realizada tanto no Facebook e Instagram quanto no Google. Com ela, você consegue impactar pessoas que já visitaram o site do evento. Assim, é possível usar gatilhos (como o de urgência ou promoções) para incentivar a pessoa a converter.
5 – O e-mail marketing é o seu grande aliado
Engana-se quem ainda pensa que o e-mail marketing é uma ferramenta pouco eficaz e que gera desconforto nas pessoas. Quando bem realizada, uma estratégia do tipo é altamente poderosa para converter e manter o relacionamento com o público.
Para tanto, o primeiro passo é jamais comprar contatos de e-mails ou fazer spam. Construa você mesmo a sua base por meio dos participantes de eventos anteriores e com as estratégias de Inbound Marketing.
Depois, tente segmentar a sua base em pequenos grupos para que seja possível adaptar a comunicação. Assim, você aumenta as chances de enviar a abordagem mais adequada para cada pessoa.
Outra dica importante aqui é usar os e-mails marketing também como ferramenta de relacionamento. Ao término do evento, mantenha a comunicação com as pessoas e disponibilize conteúdos de interesse.
Assim, nas próximas edições, ficará muito mais fácil de vender. Afinal, é sempre mais eficaz e rápido vender para quem já participou (e gostou) do evento.
6 – Não deixe as redes sociais de lado
As redes sociais também fazem parte das estratégias de marketing para evento altamente eficazes. Elas ajudam a manter o relacionamento com o público, a conhecer melhor as suas personas e, claro, a vender!
Uma boa atuação nas redes sociais demanda frequência, conteúdo relevante e agilidade. Dessa forma, você consegue apresentar dicas e notícias que sejam importantes para as pessoas. Além de identificar memes ou assuntos do momento que possam ser usados a favor da divulgação do evento.
As redes sociais ainda são ótimas para sanar as dúvidas das pessoas. Afinal, já é um hábito iniciar um chat no Facebook para entrar em contato com empresas. Por isso, vale a pena dedicar alguém para atender também por esse canal.
Vale dizer que é vital apostar em boas imagens e agregar criatividade para uma estratégia em redes sociais. Assim, você realmente oferece alto valor e mostra ao seu público que eles têm grandes benefícios em acompanhar o evento.
7 – Faça ações com influenciadores
Fazer parcerias e publieditoriais com influenciadores está cada vez mais comum. E não é à toa, um trabalho bem feito colabora para aumentar o alcance do evento.
Além disso, a rede de seguidores do influenciador dá muito mais credibilidade à palavra dele do que a de uma marca. E você deve usar isso a seu favor!
Para ser eficaz, no entanto, esse tipo de estratégia precisa estar de acordo com as suas personas. Caso contrário, você corre o risco de contratar um influenciador que não tem a ver com o seu público e perderá tempo e dinheiro.
Solicite ao influenciador o seu Mídia Kit e acompanhe o seu trabalho por um tempo. Assim, você terá mais tranquilidade de saber que está trabalhando com a pessoa certa.
Também é importante acompanhar os resultados obtidos. Peça sempre para o influenciador encaminhar as pessoas ao site e crie uma URL específica para ele. Com isso, você conseguirá mensurar qual o impacto que ele gerou.
Dica bônus: use gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são excelentes para aumentar as vendas de ingressos. Gatinhos como o de escassez ou de benefícios por tempo limitado, por exemplo, podem ajudá-lo a maximizar os resultados.
Criar lotes de vendas é um exemplo de gatilho mental que pode ser incorporado às estratégias de marketing para eventos. Assim, as pessoas sentem que vão perder dinheiro se comprarem os ingressos mais para frente e antecipam a ação.
Outro exemplo aqui são os cupons promocionais limitados a um número de pessoas ou a um prazo. Assim como os brindes para quem comprar os ingressos até uma data pré-determinada.
As estratégias de marketing para eventos podem ser exatamente o que falta para você dar um passo além nesse mercado. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre as possibilidades e ficar atento às novidades.
Quer mais uma dica? Veja esse case do Fórum da Liberdade para entender como o marketing pode trazer resultados incríveis para o seu evento!