Há um milhão de coisas para pensar se você está começando a organizar um evento interno na sua empresa. São palestras, convites, divulgação, engajamento, chega a dar um desespero! Mas a principal delas é: qual retorno você terá investindo nesse evento? Quais resultados de fato você vai trazer para os seus colaboradores?
Bem, uma coisa é certa: existem inúmeros tipos de eventos corporativos. Quanto mais prática em planejar eventos você tem, melhor será a experiência que poderá oferecer aos seus colaboradores. Mas isso não se limita apenas às habilidades de um organizador de eventos, e sim à capacidade de inovar e valorizar os feedbacks que farão do seu evento um sucesso.
Por isso, listamos as 3 razões para fazer um evento interno na sua empresa e oferecer a melhor experiência aos seus participantes. Continue a leitura e descubra!
1. Troca de conhecimentos e treinamentos para melhorar o desempenho
A primeira razão que você deve ter em mente para fazer um evento corporativo é, sem dúvidas, a troca de conhecimentos e os treinamentos para melhorar os resultados e até mesmo o desempenho dos seus colaboradores.
À primeira vista o treinamento e o compartilhamento de conhecimento parecem não estar relacionados. No entanto, os novos contatos e o networking que os participantes vão ter no evento, podem trazer muitos benefícios.
Você precisa deixar seus participantes felizes e satisfeitos. Sem eles, não haverão resultados, então busque mostrar que o seu evento vai fazer realmente a diferença na carreira deles.
Como?
Bem, a acumulação de conhecimento ocorre quando um indivíduo possui técnicas que seriam benéficas para os outros membros da sua equipe, mas não possui tempo nem experiência para compartilhá-las, o que dificulta essa troca e acesso à informações.
O evento pode ajudar nisso!
Encontre formas de encantar e entusiasmar seus colaboradores! Pode ser um mestre de cerimônias diferente ou até mesmo um aplicativo com o recurso de gamification que facilite essa troca. Quem sabe fazer muito bem isso é a Disney e nesse texto, separamos 3 dicas da Disney para encantar. Dá uma olhada lá!
2. Alinhamento de objetivos e estratégias
Independentemente do tipo de empresa, muitas organizações encontram dificuldades quando se trata do alinhamento de objetivos e estratégias.
Mesmo com o planejamento e a definição de metas, alguns colaboradores podem se sentir perdidos ou até mesmo não concordarem com as metas que foram propostas. Isso é mais comum do que imagina!
O resultado? Um enorme prejuízo para a produtividade de qualquer negócio que queira crescer. Além disso, essa acumulação causa desconfiança entre equipes.
É aí que entra o evento!
Nele, você relembra e esclarece todos os esforços que estão sendo feitos. Assim, você aumenta a colaboração e faz valer seu tempo e dinheiro.
3. Redução de custos
Muitas pessoas desistem ou nem cogitam fazer eventos pelos gastos que ele pode trazer. Mas na verdade, você pode organizar excelentes eventos mesmo em tempos de crise!
É difícil oferecer uma visão geral do custo real para sua empresa. Esse custo geralmente depende da estrutura, tamanho e habilidades de sua equipe. De qualquer forma, olhar para o orçamento é um excelente começo, mas indico observar o cenário como um todo antes de tomar uma decisão.
A dica é: existem muitas formas de escapar dos tão temidos “gastos superficiais” e usar a tecnologia ao seu favor. Na verdade, um boa forma é começar com um pequeno investimento e, em seguida, pensar em investimentos maiores.
Ferramentas de baixo custo ou até mesmo gratuitas são uma ótima forma para começar. Você pode iniciar com algo simples e depois ir aumentando esse investimento de acordo com o retorno. Essa é uma saída de baixo risco e custo!
Entendeu a importância dos eventos corporativos para a sua empresa? Se precisar de alguma dica mais aprofundada, nós da mobLee podemos te ajudar! Basta marcar um bate-papo com a gente! 🙂
Se ainda ficou com dúvidas se vale ou não a pena fazer um evento na sua empresa, confira o nosso texto: Eventos corporativos: por que vale a pena investir e como fazer?
*Este texto foi escrito pela Júlia Vidigal Munhoz, Head de Conteúdo da mobLee.