Em tempos de mercados cada vez mais competitivo, um posicionamento de marca forte é essencial para obter destaque. Afinal, é o posicionamento que vai determinar o espaço que a marca ocupará na mente dos consumidores. Portanto, ele o grande responsável por transmitir os diferenciais competitivos do negócio. Existem vários exemplos de posicionamento de marca que sempre lembramos quando entramos no tema. Podemos citar alguns como a Havaianas, a Pepsi ou a Apple.
A grande questão, no entanto, é que o posicionamento de marca é um processo contínuo. Portanto, ele demanda sinergia com os valores da empresa além de uma comunicação que crie conexões com os públicos envolvidos. Ou seja, não apenas com os consumidores, mas com colaboradores, fornecedores e parceiros do negócio.
Conheça outros exemplos de posicionamento de marca para se inspirar:
1. Colcci
A Colcci é um dos exemplo de posicionamento de marca bem parecido com o caso da Havaianas. Afinal, a marca mudou completamente a sua abordagem para ganhar um espaço maior no mercado.
No início, a Colcci era uma rede de lojas com roupas básicas para o público adolescente. No entanto, esse modelo se esgotou nos anos 90 e a marca se viu sem mais espaço para crescer.
Para voltar ao mercado, a Colcci resolveu apostar na imagem de uma marca fashion e badalada. Para isso, escolheu ninguém menos do que Gisele Bündchen para ser sua garota propaganda.
Ao aliar a sua imagem com a da supermodelo, a Colcci conseguiu figurar no topo da São Paulo Fashion Week.
Ao mesmo tempo, a marca mudou completamente as suas peças para acompanhar o novo posicionamento. E, com isso, passou a alinhar os lançamentos com as últimas tendências da moda.
Atualmente, a Colcci se descreve como “uma das marcas mais influentes da moda brasileira com estilo fashionista e forte DNA Jeanswear. Marca que acompanha as maiores tendências internacionais e de suma importância no cenário Fashion atual”.
2. Melissa
A Melissa também é um caso famoso entre os exemplo de posicionamento de marca. Para mudar por completo a abordagem, assim como a Colcci, a marca resolveu se aventurar no universo fashion.
A Melissa, inclusive, é uma marca bastante dinâmica em seu posicionamento, o que reforça que essa não é uma tarefa pontual. Afinal, a marca lança constantemente novos modelos que conseguem se tornar o hype do momento com grande rapidez.
O grande segredo do posicionamento da marca é a criatividade e o conceito artístico. A partir deles, a Melissa une o design com a cultura pop para criar sandálias plásticas modernas e desejadas.
A grande prova desse sucesso está nas clientes da marca: assumidas como “Melisseiras” são verdadeiras fãs ávidas por comprarem o último modelo lançado.
Com isso, a Melissa lançou um verdadeiro estilo de vida que ocupa um espaço especial no coração de seus consumidores.
Atualmente, a marca tem como suas aspirações máximas a criatividade, a diversidade e a parceria. Em seus 40 anos de existência, ainda afirma que “o futuro é só o começo”.
3. Amazon
Em 2019 a Amazon se tornou a marca mais valiosa do mundo, passando Apple e Google, que ocupavam as primeiras posições desde 2007. Com seu negócio pautado no relacionamento com o cliente, é possível dizer que a marca é obcecada em atender bem.
O mais impressionante desse exemplo de posicionamento de marca, é que a Amazon conseguiu um lugar na mente dos consumidores em todo o mundo.
Em qualquer lugar do planeta, as pessoas sabem que a Amazon vende muito. E vende produtos baratos e com entrega extremamente rápida.
Com isso, sua missão envolve as dores mais “básicas” do consumidor: eliminar o desconforto de sair de casa para comprar, mas não precisar esperar para o produto chegar.
“Trabalhe duro, divirta-se, faça história” é atualmente o slogan, ou seja, a expressão do posicionamento da marca.
4. Dove
A Dove, assim como a Amazon, está entre os exemplos de posicionamento de marca que ouviu o consumidor.
A marca foi uma das primeiras a trazer o empoderamento feminino para o segmento da beleza. Na época, a campanha “Real Beleza” foi totalmente revolucionária e, ao mesmo tempo, com uma sensibilidade enorme.
Com uma comunicação bastante emocional, a Dove levantou a bandeira da beleza sem padrões. Um argumento totalmente novo naquela época e que conquistou as consumidoras. Não é à toa que a marca mantém esse posicionamento até hoje.
Com a Dove e com a Amazon podemos aprender que o foco no cliente sempre vale a pena para as marcas!
5. McDonald’s
Quando se consolidou no mercado, o McDonald’s se posicionava como sinônimo do estilo de vida americano. Reforçando o seu preço e sua comodidade como maiores atributos.
A fórmula funcionou por meio século. No entanto, nem a rede de fast food mais famosa do mundo está imune às mudanças no consumo.
Agora, é preciso repensar o posicionamento da marca, especialmente por causa da demanda pela alimentação saudável. E também devido à explosão das hamburguerias artesanais.
Como nova estratégia, o McDonald’s tem buscado incluir opções mais saudáveis e carnes artesanais em seus sanduíches.
Além disso, a marca está focando a sua comunicação e as lojas na experiência. Para, assim, valorizar mais os momentos e os sabores diferenciados.
Atualmente, a missão do McDonald’s é “servir comida de qualidade, proporcionando sempre uma experiência extraordinária”.
Ainda não sabemos se essa mudança de posicionamento de marca vai dar certo. No entanto, esse é mais um exemplo de que é preciso se atentar às mudanças para manter a empresa competitiva no mercado.
6. Red Bull
Você já reparou que a Red Bull se tornou mundialmente famosa sem precisar mencionar o seu produto? É exatamente por isso que esse caso está entre os ótimos exemplos de posicionamento de marca.
A Red Bull não vende um produto, e sim, um estilo de vida que une energia e esporte. E é por isso que nunca precisou falar de energéticos. Afinal, quem não se lembra do famoso slogan “Red Bull te dá asas”?
Esse é um exemplo muito bem-sucedido e interessante de como o posicionamento pode ser baseado apenas em valores. Além de trazer um apelo inconsciente que permita um engajamento contínuo com o público.
Atualmente, a Red Bull investe no entretenimento e no patrocínio do esporte para fixar ainda mais seu posicionamento. Além disso, seu marketing é focado em influenciadores e em marketing de conteúdo.
7. Natura
A Natura também é um exemplo de posicionamento de marca baseado em valores. No caso da marca, em humanização e valorização da natureza brasileira.
Recentemente, no início de 2019, a marca reforçou ainda mais essa posição em sua campanha: “O que uma marca de beleza pode fazer pelo mundo?”.
8. Dolly
Você não leu errado! A Dolly é sim um bom exemplo de posicionamento de marca. Nesse caso, porém, tudo aconteceu de forma ingênua.
O Dollynho, as animações de baixo orçamento e os jingles da marca são inesquecíveis. Inspirados no Teletubbies, a intenção era ter um apelo infantil mais forte.
Ao notar, porém, que as campanhas ganharam um apelo cômico, a Dolly abraçou a imagem e ganhou a sua fatia de mercado.
O que aprendemos com esses cases?
Entre esses exemplos de posicionamento de marca, podemos notar várias estratégias diferentes. O que elas têm em comum, porém, é que todas buscam conquistar um lugar único na mente dos consumidores.
O grande segredo de um bom posicionamento, portanto, está em não focar apenas em vender produtos ou serviços. É claro que oferecer qualidade é importante, no entanto, é preciso vender valores, personalidade de marca, estilos de vida e propósito.
Lembre-se de que, no mercado atual, a qualidade já se tornou uma commodity. Portanto, contar apenas com isso, pode não ser mais suficiente.
Agora, para se diferenciar é preciso buscar conexões profundas com seu público. Por isso, ter um propósito e associar a marca ao que realmente importa para o seu público são fundamentais.
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