Como o Inbound Marketing pode resolver os desafios das Fintechs

Como o Inbound Marketing pode resolver os desafios das Fintechs

O Inbound Marketing para Fintechs pode ser um poderoso aliado para superar os desafios enfrentados no mercado. Especialmente nesse momento em que vivemos de transformação digital, que tem levado ao surgimento de cada vez mais empresas do tipo, aumentando a concorrência.

A Fintechs enfrentam obstáculos complexos em um mercado bastante tradicional e visto com receio pelos consumidores. Por isso, é preciso derrubar barreiras, criar aproximação com os usuários e ainda acompanhar com velocidade um mercado altamente dinâmico.

Tudo isso sem esquecer de vender os produtos e serviços. E, claro, melhorar a lucratividade e manter os investidores por perto.

Afinal, em um um cenário em que é preciso tirar o melhor das disrupções, também é necessário adotar as melhores estratégias. Seja para atrair clientes, investidores ou, até mesmo, talentos.

Continue com a leitura deste artigo e entenda como o Inbound Marketing para Fintechs pode colaborar para estes e outros objetivos!

Benefícios do Inbound Marketing para Fintechs

1. Aumento de awareness e captação de leads

Ser ouvido e atrair leads qualificados é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Porém, como as Fintechs estão em um mercado altamente competitivo, essas tarefas são ainda mais difíceis.

E é exatamente nesse ponto que o Inbound Marketing para Fintechs pode ajudar.

Tenha em mente que de nada adianta contar com as melhores tecnologias e softwares se o marketing não andar lado a lado. Afinal, nem os melhores produtos se vendem sozinhos. Por isso, é essencial que as pessoas conheçam e entendam os benefícios agregados ao que está sendo vendido.

O Inbound Marketing para Fintechs permite aumentar o conhecimento de marca. Ao mesmo tempo em que as conecta com leads altamente qualificados. E, portanto, com grande potencial de converterem e se tornarem clientes.

A base de uma Fintech é entender as necessidades do usuário. E, assim, oferecer produtos que possam ajudá-lo a tornar a vida mais fácil e simples. E o Inbound Marketing é uma metodologia que vai totalmente ao encontro desse olhar.

Por meio dele, é possível compreender a fundo quem são as personas que devem ser impactadas. E, então, criar conteúdo e estratégias que permitam agregar valor às suas vidas. Tudo isso por meio de educação, outra base fundamental no mercado de Fintechs.

Como resultado, é possível aumentar os acessos orgânicos ao site a medida em que a marca se estabelece como autoridade no mercado. Aumentando, assim, a captação de leads e melhorando o tempo e a eficácia de conversão.

2. Diminuição da rotatividade e aumento da retenção de clientes

O Inbound Marketing para Fintechs é pautado em estratégias que, além de atrair, retém os clientes. Não é à toa que uma das etapas é justamente o encantamento dos leads que foram convertidos.

Com isso, o conteúdo gerado para as estratégias não deve apenas focar em captar, como também, em reter clientes. Mesmo porque, esse é um dos grandes desafios dos bancos atuais: diminuir a rotatividade.

Para tanto, é preciso pensar em formas de trazer novas abordagens para temas e dúvidas já existentes. Inserir mais o usuário na comunicação das Fintechs e tratar os leads de acordo com a etapa do processo de compra em que eles se encontram.

Com todo esse cuidado para a comunicação, você mostra aos clientes que valoriza os seus problemas. Afinal, essa é uma estratégia que permite trabalhar com mensagens personalizadas.

Assim, o usuário deixa de ser “mais um cliente do banco” e entende que suas necessidades são ouvidas. Muito mais do que mais um número, as Fintechs precisam provar que podem ganhar a confiança dos clientes.

Some a tudo isso o fato de que ainda é preciso garantir para o usuário que ele está seguro ao usar seus produtos e serviços. Com isso, você terá a receita do sucesso para diminuir drasticamente a rotatividade e ganhar de vez o coração dos clientes!

3. Atração de investidores

Sim, o Inbound Marketing também pode ajudar a atrair investidores para as Fintechs. Você não leu errado.

Assim como é importante atrair leads, manter os investidores no radar é igualmente essencial para um negócio do tipo. Mesmo porque, as Fintechs não estão se aventurando em um mercado exatamente fácil e tranquilo. E conquistar um bom patamar pode levar muito tempo e custar caro.

A boa notícia aqui é que o foco do Inbound Marketing é construir conhecimento de marca, credibilidade e confiança. E, uma vez que você estabelece uma base de clientes com essas premissas, você tem a segurança que os investidores tanto precisam.

O resultado, portanto, é uma facilidade muito maior em captar novos investimentos para o negócio. No final, o Inbound Marketing para Fintechs é benéfico para todos os lados: clientes, empresa e investidores.

4. Atração e retenção de talentos

É claro que, após falarmos dos investidores, os colaboradores não poderiam ficar de fora. Mesmo porque, para uma Fintech, contar com os talentos certos é vital para o crescimento do negócio.

Por meio da metodologia de Inbound Marketing, é possível construir confiança e relevância para a empresa.

A grande questão aqui é que o valor de marca e o seu reconhecimento no mercado também impactam diretamente na gestão de pessoas. Afinal, as pessoas desejam trabalhar em lugares que contem com propósitos e valores similares aos seus.

Com isso, fica mais fácil para o departamento de Recursos Humanos encontrar e recrutar talentos. Especialmente porque estamos falando de uma área carente de cientistas de dados, desenvolvedores e engenheiros especializados.

Negócios que contam com uma boa estratégia de conteúdo recrutam mais talentos. Não é à toa, por exemplo, que vemos pessoas tão boas trabalhando em lugares como o Google e o Facebook.

Como as Fintechs podem tirar o máximo de proveito do Inbound Marketing

Agora que você já está convencido da importância do Inbound Marketing para Fintechs, vamos a algumas dicas rápidas para implementar a metodologia.

Tendo algumas premissas em mente, ficará mais fácil de desenvolver estratégias que possibilitem o negócio crescer. Além de manter uma posição de confiança e relevância no longo prazo.

1 – Identifique quem é o seu público

A concorrência no universo digital e no setor financeiro é enorme. Por isso, é ainda mais importante para as Fintechs delimitar muito bem com quem elas desejam falar.

Sem a definição de personas é impossível criar conteúdo de valor. Afinal, uma informação só tem algo a agregar se ela resolver uma dor de um grupo específico de pessoas.

Aqui, além de definir o perfil demográfico e comportamental, entenda como suas personas usam os meios digitais e redes sociais. Assim, você saberá exatamente o que deve dizer, onde e como.

Como resultado, todos os materiais produzidos irão contribuir para melhorar a vida das suas personas. Assim, pouco a pouco, você vai conquistando a confiança delas e, consequentemente, captando leads com grande potencial de conversão.

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2 – Mensure e adapte constantemente

Inbound Marketing é sobre aprendizado. Conforme as estratégias forem sendo implementadas, você receberá uma série de feedbacks valiosos para o negócio.

Por isso, jamais deixe de identificar e acompanhar as KPIs. Assim, você terá acesso a dados essenciais para aprimorar os conteúdos e identificar oportunidades de mercado.

Tenha em mente que todas as ações de marketing no meio digital podem ser mensuradas. E isso é extremamente valioso para atrair e reter clientes, assim como investidores e talentos.

Assim com o uma Fintech deve ser ágil para identificar gargalos e lançar soluções, também o deve ser para ouvir feedbacks e corrigir a comunicação. Por isso, não deixe de trazer essa cultura que permeia o negócio também para o marketing.

3 – Aposte em conteúdo criativo

Tenha em mente que o mercado financeiro ainda é visto com maus olhos no Brasil. Investir não faz parte da nossa educação. Além disso, criamos uma verdadeira aversão aos bancos tradicionais.

Neste sentido, as Fintechs têm enormes barreiras a serem quebradas. E falar de dinheiro de uma maneira leve, atrativa e palpável é uma delas.

Tudo isso só será possível a partir do momento em que o tema for encarado sob novas perspectivas. Por isso, a criatividade é determinante no Inbound Marketing para Fintechs.

Apresente os conteúdos em novos formatos, traga um olhar diferente, simplifique. Mantenha as suas personas em foco a todo momento para que o marketing de fato converse com elas e cause algum impacto positivo.

Lembre-se de que as pessoas são o centro de tudo. E, apesar de estarmos falando de tecnologia, é um ser humano que estará do outro lado da tela para ler os conteúdos e consumir os produtos.

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A Fintechs estão enfrentando um grande desafio. Afinal, precisam concorrer com bancos gigantes e tradicionais, que contam com grandes bases de clientes e altas verbas de marketing.

No entanto, este é um mercado que apresenta inúmeras possibilidades. Especialmente neste momento em que estamos vivendo de transformações digitais.

O Inbound Marketing para Fintechs, se bem usado, tem o poder de fazer o negócio dar a volta por cima.

Uma boa estratégia de conteúdo tem o poder de posicionar a sua empresa em um local de autoridade e confiança. E, uma vez que isso acontecer, não haverá banco tradicional ou grande o bastante para tirá-la de lá!