Inbound marketing para indústrias: como aplicar de maneira eficaz?

Conquistar e manter a atenção do mercado é um desafio para o seu negócio? Se sim, temos uma boa notícia: o inbound marketing para indústrias é a peça que faltava para melhorar os seus resultados.

O foco aqui está em uma abordagem totalmente centrada no cliente. O objetivo é oferecer valor antes mesmo de fazer uma venda. Mas como assim? 

É isso que vamos explicar no artigo de hoje. Continue lendo para saber o que é inbound marketing e que vantagens proporciona. Além disso, receba dicas para planejar e executar essa estratégia com sucesso na sua empresa. 

O que é inbound marketing e quais são as suas vantagens para as indústrias?

Sabe quando você está escutando uma música ou assistindo a um filme e é interrompido por uma propaganda? Ou ainda quando está passeando e recebe um panfleto com uma superoferta de uma loja? Bem, isso não é inbound marketing

No inbound, em vez de ser surpreendido por uma ação comercial, você encontra o que está buscando de forma intencional.

Percebeu a diferença? Se foi você quem procurou por aquele conteúdo, é porque tem interesse em saber mais sobre tal produto ou serviço. Vamos definir melhor?

A definição de inbound marketing

Podemos definir o inbound marketing como uma estratégia que consiste em conteúdos relevantes e úteis. Ele objetiva sanar dúvidas, resolver dores ou educar o cliente.

Quando você faz uma busca no Google, os resultados fazem parte da metodologia inbound. São artigos de blog e materiais ricos, como e-books e infográficos, que estão disponíveis em canais digitais.  

Ao ter contato com esses conteúdos, você provavelmente também vai saber que pertence a tal empresa, que oferece tal produto ou serviço. Mas cabe ressaltar novamente que aqui o caminho da publicidade é o oposto: ela não vai aparecer se você não buscar.

Essa metodologia é amplamente utilizada com o intuito de atrair, engajar e fidelizar clientes. Afinal, criar uma conexão real possibilita que a empresa envolva esses visitantes com mais conteúdos. Assim, vai capturar suas informações de contato para nutri-los durante o ciclo de compra até que estejam prontos para se tornarem clientes.

A base está nos princípios de permissão e confiança. Isso porque os consumidores optam por interagir com uma marca apenas quando veem valor genuíno em seu conteúdo.

As diferenças entre inbound marketing e outbound marketing

O inbound marketing e o outbound marketing são duas abordagens distintas utilizadas para alcançar e envolver os clientes. A primeira é sutil e centrada no interesse dos potenciais clientes. Já a segunda se baseia em um método de interrupção, quase sempre sem solicitação.

No inbound marketing para indústrias, o objetivo é estabelecer uma relação positiva e  duradoura. Dessa forma, depois da fase de descoberta, é possível conduzir o usuário pelas demais etapas do funil até a compra. 

Já o outbound marketing utiliza a prospecção ativa para impactar possíveis clientes por meio de anúncios em massa. Embora possa alcançar um grande número de pessoas de uma só vez, não há foco. Muitas vezes, é considerado irritante ou indesejado, o que pode prejudicar a reputação da marca.

Os benefícios do inbound marketing para indústrias

Atrair aqueles que têm interesse genuíno no que a sua indústria oferece é muito mais vantajoso. Em outras palavras, vale mais do que investir em uma estratégia que vai mirar em muitos e acertar poucos, concorda? 

Comecemos com isso, para, a seguir, conferir outros benefícios importantes

Reduz o custo de aquisição de clientes

A redução do CAC é uma das vantagens mais significativas da estratégia de inbound marketing. Ela se concentra na atração de forma orgânica, ao invés de depender apenas de publicidade paga

Para isso, deve-se atentar à produção de conteúdo útil e otimizado para os mecanismos de busca (SEO). Trata-se de uma das grandes responsáveis pelo aumento da visibilidade on-line e do tráfego qualificado para seus canais digitais. 

Esse tráfego orgânico resulta em leads que já têm interesse nos seus produtos ou serviços. Dessa maneira, elimina a necessidade de investimentos em campanhas de publicidade tradicional para alcançar um público amplo e menos qualificado.

Além disso, o inbound se vale do marketing de conteúdo para educar e engajar nos diferentes estágios do ciclo de compra. Nesse sentido, essa jornada pode ser mais curta e eficiente, reduzindo-se tempo e recursos para converter leads em clientes.

[inbound marketing para indústrias]

Aumenta a autoridade da marca

E quando você consegue transmitir sua expertise e seu conhecimento para alguém? É natural que essa pessoa passe a considerá-lo como uma referência para aquele assunto em questão, certo? 

O mesmo ocorre ao oferecer conteúdo educativo, informativo e proveitoso para o seu público-alvo. Essas pessoas passam a entender a sua empresa como uma autoridade no setor

A construção dessa presença forte, consistente e relevante no ambiente digital contribui para fortalecer também o seu posicionamento digital. Até porque, quando os consumidores percebem uma marca como confiável, respeitada e experiente, tendem a preferir seus produtos ou serviços. 

Melhora o relacionamento com seus clientes

A palavra-chave aqui é encantamento! O inbound marketing para indústrias valoriza a transparência e a autenticidade nas comunicações. 

Em vez de adotar uma abordagem agressiva de vendas, o foco está em educar para auxiliar na tomada de decisão. Esse aspecto favorece a criação de uma conexão emocional mais forte entre marca e público. Tal conexão se baseia na confiança e na credibilidade ao longo do tempo.

As empresas devem investir em uma comunicação aberta e receptiva. Faz-se indispensável responder a perguntas, comentários e preocupações dos consumidores de forma rápida e eficiente. Desse modo, demonstram um compromisso genuíno com a satisfação do cliente

Essa preocupação com o bem-estar e a experiência do consumidor fortalece os laços e incentiva a fidelização e o engajamento contínuo. 

[inbound marketing para indústrias]

Como planejar uma estratégia de inbound marketing para a sua indústria?

O planejamento da estratégia de inbound marketing envolve entender profundamente o mercado B2B, o setor em que atua e o público-alvo. Então definem-se os objetivos e escolhem-se as táticas para atingi-los. 

Comece com uma análise abrangente sobre o mercado para identificar tendências, necessidades e comportamentos dos potenciais clientes. Lembre-se de examinar a concorrência para entender seus pontos fortes e fracos e identificar oportunidades de diferenciação.

Em seguida, delimite o perfil das empresas que podem se tornar clientes. Mais do que dados demográficos, é necessário descobrir quais são os desafios específicos enfrentados por elas. Assim, oriente a criação de conteúdo e a comunicação.

Também é interessante estabelecer parcerias estratégicas com redes de vendedores que atendem ao mesmo setor. Com isso, amplie seu alcance e atinja novos públicos com eficácia.

O networking nas redes sociais também tem relevância no mercado B2B. Plataformas como LinkedIn são especialmente importantes para:

  • estabelecer conexões com profissionais e empresas;
  • participar de grupos de discussão;
  • e compartilhar conteúdo. 

Essas interações levam a oportunidades de negócios, parcerias e aprofundamento do relacionamento com clientes existentes.

Jornada do cliente

A jornada do cliente é o caminho que ele percorre. Abrange desde que se descobre uma marca ou um produto até o momento em que se realiza uma compra e além. 

Mapear esse ciclo facilita a criação de conteúdo e de estratégias que atendam as necessidades e interesses do público em cada etapa.

No mercado B2B, essa jornada tende a ser mais longa e complexa, em comparação com o B2C. Por razões específicas, no ambiente empresarial as decisões de compra envolvem um número maior de stakeholders e exigem análise detalhada

Em muitos casos, uma única decisão precisa ser aprovada por vários departamentos ou indivíduos dentro da empresa. Isso inclui gerentes, diretores, equipes de compras, financeiro e até mesmo usuários finais do produto ou serviço.

Além disso, o ciclo de vendas continua após a venda, com serviços de suporte, treinamento e acompanhamento pós-venda. Estes são essenciais para a satisfação do cliente e a renovação do contrato.

Funil de vendas

O funil de vendas é a representação visual das etapas da jornada de compra do cliente. Ele geralmente é dividido em três estágios:

  • Topo do funil.
  • Meio do funil.
  • Fundo do funil.
[inbound marketing para indústrias]

No topo do funil, os potenciais clientes percebem um desafio ou uma necessidade, mas ainda não buscam ativamente uma solução. Por isso, nessa etapa, é importante disponibilizar conteúdos para educar e conscientizar sobre a existência do problema. Nesse contexto, explique como ele vai impactar os negócios.

No meio do funil, eles estão considerando opções e avaliando as soluções disponíveis. Por isso, as estratégias devem se concentrar em demonstrar como seu produto ou serviço vai resolver o problema. Aborde, aliás, como a sua indústria se diferencia da concorrência.

No fundo do funil, eles já consideraram suas opções e avaliaram diferentes fornecedores. Afinal, estão decididos a resolver o problema o mais rápido possível. Nesse estágio, é preciso focar a conversão desses leads em clientes.

[inbound marketing para indústrias]

Persona

Para criar uma persona para uma indústria, é essencial desenvolver um perfil detalhado do seu cliente ideal

Para facilitar o entendimento, vamos citar um exemplo. Marcelo é gerente de operações em uma fábrica de médio porte na indústria de tecnologia de automação industrial. Com mais de 15 anos de experiência, ele está focado em aumentar a eficiência e reduzir custos na linha de produção. 

Seus desafios incluem otimizar processos, integrar tecnologias de automação e garantir a qualidade dos produtos. Por isso, ele busca soluções que possam aumentar a produtividade, reduzir erros e minimizar o tempo de inatividade da máquina. 

Marcelo se mantém informado através de conferências, blogs especializados e redes sociais profissionais, como o LinkedIn. Para atraí-lo, a indústria de tecnologia de automação industrial precisa oferecer conteúdo educacional. Deve também demonstrar casos de sucesso e fornecer consultoria personalizada que aborde suas necessidades específicas. 

Desenvolver personas precisas e alinhadas ao seu negócio ajuda, portanto, a:

  • adaptar os seus processos de inbound marketing;
  • criar conteúdo direcionado;
  • e oferecer experiências personalizadas aos clientes em potencial, aumentando as chances de conversão e fidelização.

Estratégias de conteúdo

As melhores estratégias de conteúdo no inbound marketing para indústrias envolvem a distribuição em formatos que envolvam, eduquem e informem o público. Com uma rede profissional qualificada, o perfil do LinkedIn, por exemplo, é perfeito para compartilhar:

  • novidades do setor;
  • atualizações regulares;
  • e estudos de caso. 

Blogs corporativos também são uma ferramenta poderosa para fornecer conteúdo rico em informações e estabelecer autoridade de marca no mercado.

[inbound marketing para indústrias]

Outra estratégia eficaz é a criação de vídeos no YouTube, com a possibilidade de abordar uma variedade de tópicos. Abordam-se desde demonstrações de produtos até discussões sobre tendências do setor, proporcionando uma experiência visual e envolvente para o público-alvo.

Mas o verdadeiro diferencial está no compromisso com a produção de conteúdo genuinamente valioso e relevante. Focado na qualidade e em soluções práticas e insights úteis, ele estabelece conexões significativas. 

Táticas para executar uma estratégia de inbound marketing para a sua indústria

O emprego de táticas coordenadas e bem planejadas é essencial. Elas possibilitam alcançar resultados significativos em termos de geração de leads, aumento da visibilidade da marca e impulsionamento das vendas.

Listamos a seguir, alguns métodos eficientes para incorporar na sua estratégia!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste na criação e no compartilhamento de conteúdo valioso e relevante para o público-alvo. O objetivo é atrair, engajar e converter clientes em potencial. 

Trata-se de uma estratégia cuidadosamente planejada. Com o intuito de produzir recursos que abordem desafios e interesses específicos do público-alvo, oferece soluções práticas e insights úteis.

Com isso, é possível estabelecer a autoridade da marca, educar o mercado e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

[inbound marketing para indústrias]

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é fundamental. Ele garante que o seu conteúdo seja encontrado pelos clientes em potencial nos mecanismos de busca, como o Google. Envolve:

  • a otimização do conteúdo do site;
  • a pesquisa de palavras-chave relevantes;
  • a criação de links de qualidade;
  • e a melhoria da experiência do usuário. 

Ao implementar uma estratégia de SEO eficaz, sua indústria aumenta a visibilidade on-line. Igualmente, atrai tráfego orgânico qualificado e aumenta as chances de conversão.

[inbound marketing para indústrias]

Redes sociais

As redes sociais são canais excepcionais para a distribuição de conteúdo e o engajamento do público-alvo. Por isso, marcar presença nas plataformas relevantes para seu setor é essencial para alcançar e interagir com clientes em potencial. 

Você pode criar perfis corporativos em redes como LinkedIn, Facebook, YouTube e Instagram. Compartilhe conteúdo útil, participe de conversas relevantes e construa relacionamentos com clientes e stakeholders.

[inbound marketing para indústrias]
[inbound marketing para indústrias]

Automação de marketing

Ao automatizar tarefas rotineiras, como o envio de e-mail marketing e newsletters, sua equipe direciona esforços para outras iniciativas. Entre elas, o desenvolvimento de conteúdo de alta qualidade e a análise de dados.

Com ferramentas adequadas, como o RD CRM, divida sua base de leads em segmentos com base em critérios específicos. Por exemplo, comportamento de navegação, histórico de compras e preferências declaradas.

Assim, é viável entregar mensagens personalizadas para cada grupo de audiência. Essa medida aumenta a eficácia das campanhas e melhora a experiência do seu cliente.

Outro ponto importante é o remarketing. Ele possibilita alcançar novamente os visitantes do site ou leads que mostraram interesse, mas ainda não converteram. 

Ao configurar fluxos de trabalho automatizados, você pode enviar lembretes, ofertas especiais ou conteúdo adicional para esses contatos. Com isso, incentive-os a retornar e completar a ação desejada. 

A Elévon é especializada em inbound marketing. Solicite um orçamento!

No último ano, nossos clientes alcançaram mais de R$ 100 milhões em vendas e mais de 1 milhão de leads gerados

Sabemos que você também quer atrair clientes e ser reconhecido como autoridade no seu setor. Igualmente, deseja alcançar as primeiras posições no Google, gerar vendas consistentes e fidelizar seu público, certo? 

A Elévon é especialista em inbound marketing e vai impulsionar a sua empresa para o próximo nível! Definimos metas claras e objetivas para a sua estratégia de curto e médio prazo. Cada ação é direcionada para o crescimento sustentável, garantindo visibilidade e vendas todos os meses.

Conte com um time de especialistas dedicados ao seu sucesso. Fale conosco e descubra como podemos transformar o seu negócio com o poder do inbound marketing para indústrias!