Foi-se o tempo em que o Instagram era apenas um aplicativo para publicar selfies e fotos de comida esteticamente perfeitas. Um relatório da We Are Social e da Hootsuite aponta outra tendência para essa plataforma. Hoje, ela ocupa a terceira posição entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários.
Com tanta gente por lá, as empresas vêm utilizando o espaço para ampliar a estratégia de marketing digital e alcançar novos clientes. Se você ainda não sabe como vender seu peixe no Instagram, siga a leitura. Esse é o nosso tema de hoje!
Instagram: vale a pena apostar na rede para empresas?
Assim como outras redes, o Instagram também preparou o terreno para o mundo dos negócios com o Instagram for Business. A ferramenta permite que empresas:
- posicionem a sua marca;
- conquistem novos seguidores;
- estabeleçam um relacionamento com essas pessoas;
- e, é claro, vendam muito mais.
Isso porque perfis comerciais têm acesso a dados que oportunizam mensurar o sucesso da sua estratégia na rede. Podemos citar o número de impressões, o alcance e o engajamento das publicações.
Também é possível analisar dados desses seguidores, como gênero, idade, localização, dias e horários em que costumam acessar o aplicativo. Esses detalhes possibilitam conhecer quem são essas pessoas e planejar seu calendário editorial a partir desse perfil de público.
Por fim, você ainda pode investir em anúncios pagos com o Instagram Ads e vender seus produtos na plataforma.
Instagram: como sua presença digital influencia sua marca?
Ampliar a sua presença digital nas redes sociais é uma forma consolidada de encontrar seu público onde ele realmente está. Pesquisas recentes mostram que o brasileiro passa, em média, 3h47 por dia conectado às redes sociais.
Por isso, torna-se imperativo que as empresas estabeleçam um posicionamento sólido nas redes para alcançar esses usuários. Traçar uma estratégia eficaz de comunicação dentro de aplicativos como o Instagram pode trazer resultados surpreendentes. Aliás, tais resultados se sobressaem no que diz respeito ao engajamento, à interação e à captação de leads.
Assim, você mostra de diferentes formas o que a sua empresa faz, quais são os seus valores e princípios. A aproximação com o seu perfil ideal de cliente acontece pela identificação com os conteúdos publicados.
Toda essa exposição contribui para o posicionamento e a autoridade da sua marca, ou seja, você só tem a ganhar!
5 dicas práticas para utilizar no Instagram
Se você já utiliza o Instagram, deve saber que o desafio está em engajar seus seguidores e transformá-los em clientes. Mas, com algumas dicas práticas, esse processo fica bem mais simples. Veja!
Aposte nas hashtags para encontrar seu público
As hashtags vieram mesmo para ficar. Afinal, elas permitem filtrar, acessar e acompanhar seus conteúdos preferidos de maneira bastante prática.
Para a sua empresa, vale usar a criatividade e apostar em hashtags próprias, incentivando seus seguidores a utilizá-las também. Só não pode exagerar, o ideal é escolher entre 4 e 5 hashtags.

Gere conteúdo de interesse além de seu produto
Falar apenas sobre seus produtos e serviços pode surtir o efeito contrário e afastar o seu público. Por isso, uma boa prática no Instagram é produzir conteúdos relevantes, de acordo com o interesse dos seus seguidores.
Experimente educar sua persona, mostrar um pouco do dia a dia da sua empresa. Fale também sobre o seu segmento e as tendências de mercado.
Se você tem um restaurante, por exemplo, além dos pratos, é legal contar a história de cada criação. Explique como se alimentar de forma saudável, traga curiosidades, entre outros tópicos relevantes.
Tenha um planejamento de posts e frequência
Para engajar o seu público, também é importante fazer o planejamento de posts e estabelecer uma frequência para suas publicações. O planejamento serve como um guia para que você organize seus editoriais, com:
- temas;
- formatos de posts;
- dias e horários para cada post.
Aqui, cabe ainda mais uma dica: explore os diferentes formatos que o Instagram oferece – vídeos, stories, reels e fotos. Mas lembre-se: textos muito longos não são indicados para essa rede social.
Patrocine anúncios
Anúncios pagos são o meio mais fácil de atingir as pessoas certas e gerar leads. O Instagram Ads permite que você segmente seu público por dados demográficos e outras características, como interesses e comportamento.
Os formatos aceitos são o carrossel de fotos, o retargeting para campanhas no Facebook e o padrão patrocinado. Use aquele mais adequado aos seus objetivos.
Alinhe-se a influenciadores que tenham o perfil da sua marca
Contar com a parceria de influenciadores para divulgar seus produtos é uma boa forma de aumentar o alcance da marca. Contudo, tenha cautela antes de optar por um perfil mais famoso. É importante avaliar se essa personalidade está, de fato, alinhada aos seus interesses e valores.
Você pode fazer isso observando os conteúdos que o influenciador publica em seu perfil. Verifique de que forma se posiciona sobre certos temas, como interage com os seguidores, entre outras coisas.
Pode ser que um microinfluenciador tenha uma identificação maior com o seu produto e nicho de mercado. Aí a química é bem melhor, com custos menores.
O marketing de influência pode ajudar a impactar novos públicos e estimular a conversão dos consumidores a favor da sua marca
Inclua o Instagram na sua estratégia de marketing digital! Como vimos, a plataforma pode ser o passo que faltava. Com ela, você vai conquistar novos clientes, aumentar o alcance da sua marca e vender muito mais.
Conte com uma agência experiente para elaborar a sua estratégia no Instagram. Fale com a Elévon!