Muita gente deve estar confusa, já que, há pouquíssimo tempo, Philip Kotler e outros autores lançaram o livro Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Agora, o autor retorna para divulgar um novo conceito – o Marketing 5.0 – após as mudanças causadas pela pandemia.
Ele nasce de uma evolução do marketing, adaptado às mudanças provocadas por inovações tecnológicas e aspectos que transformaram a sociedade – como a pandemia de covid-19. Nesse contexto, inteligência humana e inteligência artificial se unem para enriquecer a experiência do usuário, minimizar pontos negativos e impulsionar mudanças.
A evolução do marketing
Desde o século passado, o marketing enfrenta diversas mudanças ligadas às revoluções industrial, tecnológica, informatizada e digital. No início, ele se desenvolveu com base na divulgação dos serviços. Tal cenário era marcado por uma concorrência menor e por consumidores que não se mostravam tão exigentes. A estratégia era massificar a divulgação de produtos.
No Marketing 2.0, as empresas passaram a se adequar às necessidades dos consumidores. Para isso, moldaram os negócios ao objetivo de sanar as dores dos clientes.
Com a internet, o Marketing 3.0 se voltou aos valores humanos, e o consumidor ganhou um papel fundamental. Isso fez com que as empresas passassem a adaptar suas estratégias considerando o público-alvo.
A transformação digital, provocada por uma nova realidade apoiada na internet, fez surgir o Marketing 4.0. Esse conceito estimulou o engajamento, a interação e a conectividade.
De lá para cá, o marketing baseado em dados deve fazer parte dos processos e das estratégias dos negócios. As denominações 4.0 e 5.0 são didáticas e servem para explicar a evolução constante do marketing.
No 4.0, há uma integração maior entre os canais de marketing e o consumo do marketing de conteúdo. Este é impulsionado pelos motores de busca, principalmente pelo Google.
O conceito do Marketing 5.0 une tecnologia à capacidade humana. Até então, o uso da tecnologia era experimental, aleatório; agora, as estratégias adotadas pelas empresas precisam abranger o processo natural dos negócios que nasceram no âmbito digital. Assim, percorrem toda a jornada do consumidor até a entrega final do produto.
O que é o Marketing 5.0?
A pandemia da covid-19 acelerou muitas mudanças, principalmente aquelas ligadas à tecnologia. O Marketing 5.0 é uma das maiores transformações que o “novo normal” vai deixar como legado para a humanidade. Já não se trata de adaptar os negócios ao mundo digital. Agora, os negócios devem ser criados em um modelo em que o digital faz parte da essência.
O Marketing 5.0 tem como foco a mudança cultural pela qual o mercado vem passando. Consumidores estão mais atentos aos valores das marcas e se preocupam em consumir de empresas com que se sintam conectados. Valores humanos como justiça, responsabilidade social e ambiental são considerados relevantes. O público espera vê-los refletidos nas ações e na comunicação das marcas.
Já não basta que as empresas ofereçam um produto ou serviço útil, até porque a variedade de opções é imensa. O produto ou serviço precisa vir acompanhado de valores. Os clientes querem consumir aquilo que desperta neles emoções e sentidos positivos.
Para aplicar o Marketing 5.0, é necessário considerar alguns de seus objetivos, como os citados a seguir.
Apoio a causas justas
A marca precisa atuar com propósito para sobreviver a um mercado consumidor exigente, como por exemplo: causas ambientais, sociais e educacionais. Quando uma empresa assume uma causa, ela estabelece vínculo e contribui para uma sociedade melhor.
Consumidores como embaixadores das marcas
O objetivo do embaixador é transmitir ao público os valores da marca e tornar o relacionamento mais humanizado. Isso ajuda a expor os produtos para um maior número de pessoas.
Responsabilidade social
É essencial envolver a responsabilidade social nas atividades da empresa, seguindo algumas etapas:
- Identificação de valores do consumidor e da própria instituição;
- Mapeamento de causas sociais que permeiam esses valores;
- Escolha de uma ou mais causas, com definição clara de objetivos em curto, médio e longo prazo.
Responsabilidade ambiental
O foco é avaliar os impactos ambientais causados pela atividade da empresa e reduzir esses danos. Mais do que nunca, isso se torna um diferencial em relação aos concorrentes. Também atrai fornecedores com o mesmo objetivo, o que ajuda a criar uma estrutura realmente focada na responsabilidade social.
Os cinco elementos do Marketing 5.0
De acordo com Iwan Setiawan, um dos autores do livro Marketing 5.0, os cinco elementos que envolvem esse conceito são:
Marketing baseado em dados
Aqui, o objetivo de selecionar o correto mix de mídia requer algumas análises:
- lucro e segmentação do público;
- mapeamento da jornada do cliente;
- análise do conteúdo;
- hábitos de mídia;
- efetividade do Inbound Marketing.
Os dados vêm de variadas fontes: do social, da mídia, da web, do ponto de venda, da inteligência artificial e do engajamento.
Marketing preditivo
Pressupõe a gestão do cliente, do produto e da marca.
- Cliente: identificar as oportunidades de up-selling e cross-selling; prever a fidelidade do cliente, bem como o churn (cancelamentos); determinar as melhores ações para cada cliente.
- Produto: prever a probabilidade de sucesso do produto lançado; personalizar a proposta de valor do produto para cada cliente; recomendar outros produtos do portfólio.
- Marca: estabelecer critérios para o sucesso de uma campanha; definir o conteúdo que combina com o público; guiar os clientes pela jornada digital.
Marketing contextual
Utiliza a inteligência artificial para identificar o cliente e aprender com ele, prevendo e entregando respostas personalizadas. Para isso, depende:
- de gatilhos, através de IoT (pessoa, perfil, lugar, momento, humor);
- e de respostas pela IA (experiência, mídia, promoção, produto e mensagem).
Marketing aumentado
Acontece pelo funil de vendas, que captura leads por meio de materiais ricos ou de conversas por chatbot, por exemplo. Esses leads são nutridos com conteúdo educacional, por meio de automações de marketing. E, quando maduros para fechar o negócio, são enviados para o time de vendas.
Marketing ágil
Baseia-se em análises que retornam resultados em tempo real, com destaque para recursos humanos e tecnológicos. No primeiro grupo, estão as equipes descentralizadas. Já no segundo, predominam processos de experimentação rápida e abertura à inovação. O resultado é um fluxo mais ágil, sem burocracia, além de maior aproximação e satisfação dos clientes.
A tecnologia presente no marketing deve ser aplicada para criar e entregar valor ao cliente, fortalecendo conexões. Dentro desse contexto, o Marketing 5.0 propõe associar a tecnologia à inteligência humana. Assim, os profissionais conseguem transitar entre dois campos fundamentais para o marketing – a criatividade e a análise de dados.
Nesse novo desafio, a adaptação é a capacidade mais necessária. Será preciso conduzir sua marca ou empresa por um novo formato de marketing, sem esquecer o público.
Preparado para colocar em prática o que aprendeu neste artigo? Esperamos que sim. Mas, antes de fechar esta janela, o que acha de continuar navegando no blog e ler outros conteúdos como este? Aproveite!
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