O Marketing Digital para clínicas médicas já é uma realidade para muitos consultórios e hospitais. Afinal, ele permite atrair e reter os pacientes, tirando a dependência da indicação e dos planos de saúde.
As estratégias de Marketing Digital permitem que a sua clínica se posicione como referência na área. Com isso, a agenda fica mais movimentada e a confiança dos pacientes é maior.
Além disso, estabelecer um posicionamento de confiança nos meios online aumenta a visibilidade da clínica. Como resultado, é possível se destacar em um mercado que está cada vez mais concorrido.
Será que não está na hora de apostar no Marketing Digital para clínicas médicas?
Siga com a leitura deste artigo e entenda melhor sobre o assunto antes de tomar essa importante decisão!
A importância do Marketing Digital para clínicas médicas
Se você ainda acredita que o Marketing Digital é uma realidade muito distante para a área da saúde, saiba que você está atrasado! Muitas clínicas e consultórios estão investindo em produção de conteúdo, comunicação em redes sociais e campanhas no Google para atrair pacientes.
E saiba que isso está acontecendo porque as pessoas estão cada vez mais conectadas. Afinal, já é comum recorrer ao Google Maps para encontrar estabelecimentos próximos. Ou, então, pesquisar nas redes sociais opiniões sobre serviços médicos.
E, mesmo que você não estabeleça uma presença oficial nos canais digitais, pode ter certeza que uma hora será citado neles. Então, por que não se estabelecer e aproveitar todo o potencial do Marketing Digital o quanto antes?
Um bom plano de Marketing Digital para clínicas médicas permite conquistar uma posição de referência. Além de divulgar os serviços e atendimentos do consultório para a pessoa certa, no momento mais adequado.
Por fim, vale dizer que o Marketing Digital para clínicas médicas ainda pode ser usado de maneira educativa. Com isso, é possível alertar a população sobre determinadas doenças e difundir atitudes preventivas.
Conheça as restrições do Marketing Médico
O Conselho Federal de Medicina (CFM) determina alguns limites para orientar a divulgação de clínicas e demais serviços médicos. Com isso, o documento tem como objetivo garantir uma promoção ética e que não prejudique a população.
Vale dizer, no entanto, que as regras do CFM não impedem que você divulgue a sua clínica. Pelo contrário, o Marketing Digital para clínicas médicas traz diversas possibilidades. Basta estar atento às regras e estruturar um bom planejamento estratégico.
1 – Fotos de pacientes
Mesmo com autorização do paciente, é terminantemente proibido usar fotos em materiais de divulgação dos tratamentos realizados. Dessa forma, o uso de fotos apenas é admitido em trabalhos científicos, perante a autorização do paciente.
2 – Divulgação em redes sociais
A partir de 2015, tornou-se permitida a divulgação do endereço e telefone da clínica em redes sociais. As publicações, no entanto, não podem ter um tom sensacionalista. Tampouco, devem garantir resultados de tratamentos.
Ainda assim, as redes sociais são excelentes para compartilhar conhecimentos da sua área de atuação. Além de serem uma ótima maneira de manter a comunicação e o relacionamento com pacientes.
3 – Divulgação de equipamentos usados
As clínicas médicas podem anunciar os equipamentos usados nos tratamentos. Desde que a comunicação não dê a entender que tais equipamentos garantem o sucesso do mesmo.
4 – Divulgação de títulos e sociedades médicas
O médico também pode divulgar os seus títulos de especialista e o registro no CRM local no Marketing Digital para clínicas médicas. Porém, a menção deve se restringir a duas especialidades, no máximo.
Por fim, o profissional ainda pode listar as sociedades das quais é membro.
5 – Expressões vetadas
É preciso tomar cuidado com expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “resultados garantidos” e “o único capacitado” nas divulgações. Isso porque estes termos são considerados como sensacionalistas e podem caracterizar propaganda enganosa.
Vale reforçar que a clínica médica também não pode oferecer nenhuma garantia de resultado nos tratamentos. Afinal, cada organismo reage de uma forma e não é possível prever com certeza o que acontecerá com os pacientes.
6 – Participações em entrevistas
Os médicos não podem participar de anúncios de produtos ou marcas comerciais. No entanto, é possível dar entrevistas a órgãos de imprensa com o intuito de esclarecer a sociedade.
Com isso, o profissional não pode se autopromover ou disponibilizar os contatos de suas clínicas. Tampouco, deve tentar captar pacientes para a clínica durante as entrevistas.
7 – Divulgação de preços
Divulgar anúncios que informem preços ou formas de pagamento de tratamentos é proibido. Oferecer descontos ou promoções de serviços também.
8 – Blog médico
De acordo com o CFM, o blog é uma ferramenta de disseminar o conhecimento científico da área médica. Portanto, essa iniciativa é encorajada, desde que o conteúdo tenha um caráter informativo.
Aqui, é importante ressaltar que o blog não pode ser usado para qualquer tipo de consultoria ao paciente. Ficando restrito apenas à informação.
As possibilidades do Marketing Digital para clínicas
Agora que você está a par do que não pode ser feito no Marketing Digital para clínicas médicas, vamos às estratégias que podem ser adotadas!
Como falamos no início do artigo, o Marketing Digital é uma excelente forma de compartilhar conteúdo relevante. E, assim, posicionar o seu consultório como referência na especialidade.
Além disso, as ferramentas do Marketing Digital permitem aumentar a visibilidade da sua clínica. Bem como manter um relacionamento próximo com os pacientes.
Conheça, a seguir, algumas estratégias que podem ajudá-lo com esses objetivos:
Agendamento online de consultas
Cada vez mais, as pessoas buscam por maneiras simples e rápidas de resolver questões do cotidiano. E agendar consultas e exames está entre as atividades que, quando realizadas online, proporcionam estes benefícios.
Você pode permitir o agendamento online de consultas por meio do site da clínica. Ou, então, contar com alguma plataforma específica que ofereça o serviço.
Essa é uma estratégia de Marketing Digital para clínicas médicas bastante simples. Porém, muito eficaz. Afinal, este é um grande diferencial para os pacientes e pode ser determinante para que ele opte pela consulta com você.
Site atrativo e com informações claras
Outro ponto importante do Marketing Digital para clínicas médicas é o site. Pense que ele é o equivalente ao cartão de visitas do seu consultório na internet.
Além disso, é cada vez mais forte o conceito de que se um negócio não está no Google, ele não existe.
Um bom site na área de saúde reúne alguns elementos. O primeiro deles é o design atrativo e fácil de navegar. Afinal, os seus pacientes precisam encontrar as informações com agilidade.
Também é importante prestar atenção no conteúdo do site, que deve refletir os diferenciais da clínica. Além de apontar os tratamentos oferecidos e os contatos.
Aqui, contar com um blog pode fazer toda a diferença para levar mais informações aos pacientes. Com isso, é possível tornar o site mais dinâmico e, ao mesmo tempo, contribuir para que ele apareça em uma posição melhor na busca do Google.
Conteúdo como base da estratégia
Como o Marketing Médico conta com restrições, o conteúdo é vital para que a estratégia seja efetiva. O Marketing de Conteúdo é o que vai permitir a construção de uma posição de autoridade na sua especialidade.
Dessa forma, por meio da criação de posts no blog e nas redes sociais, por exemplo, você pode levar informação relevante aos pacientes. Assim, é possível conscientizá-los a respeito dos sintomas e condições de saúde. Bem como apontar os caminhos para tratar as doenças.
Não deixe de compartilhar os conteúdos em todos os demais canais da clínica. Com isso, você consegue potencializar a visibilidade e, consequentemente, atrair mais pacientes.
Google Meu Negócio para aumentar a visibilidade
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e que pode ser fundamental para a divulgação da sua clínica.
Com ele, é possível aumentar a presença no Google, tanto na pesquisa quanto no Google Maps. Basta cadastrar a clínica com informações como endereço, horário de atendimento, especialidades, entre outros.
Uma boa dica para usar a ferramenta é pedir que os pacientes deixem os seus depoimentos. Com isso, você aumenta a credibilidade do consultório na internet e transmite muito mais segurança aos novos pacientes.
Anúncios no Google
O Marketing Digital para clínicas médicas ainda pode (e deve) incluir campanhas patrocinadas no Google. Por meio da compra de termos de busca importantes para o seu consultório, é possível exibir anúncios para potenciais pacientes.
O Google AdWords, ferramenta de anúncio do Google, funciona como um leilão de palavras-chave. Assim, você consegue definir os termos que deseja patrocinar e o valor que será investido.
Como resultado, é possível aparecer bem no momento em que um paciente está pesquisando sobre uma doença. Ou, até mesmo, procurando uma clínica para se tratar.
Combinadas, estas e outras estratégias de Marketing Digital para clínicas médicas vão ajudá-lo a atrair mais pacientes. Além de posicioná-lo como autoridade na área de atuação.
É importante que todas as ações sempre venham acompanhadas da avaliação de resultados. Afinal, o Marketing Digital demanda aperfeiçoamento constante para que as estratégias sejam otimizadas.
Tenha em mente que muitos profissionais e empresas da área da saúde já investem no Marketing Digital. Portanto, é fundamental estar atualizado e atento às mudanças da área para que a sua clínica não fique para trás!