O Marketing Digital para clínicas odontológicas é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar pacientes. Por meio dele, é possível criar uma imagem mais moderna e confiável para a sua clínica. Aumentando a confiança no trabalho realizado e atraindo pacientes novos de forma natural.
Contar apenas com indicações de pacientes atuais faz com que a sua clínica fique limitada. E em um mercado cada vez mais competitivo, isso pode fazer com que a sua clínica feche as portas muito em breve.
Continue com a leitura deste artigo e entenda melhor como desenvolver uma boa estratégia sem desrespeitar as regras de divulgação para a área!
O que é marketing odontológico
O marketing odontológico nada mais é do que o uso das estratégias e técnicas de marketing direcionados à odontologia.
Quando falamos do Marketing Digital para clínicas odontológicas, essas estratégias têm como objetivo construir uma presença na internet. Para isso, usam-se canais como o site, blog, redes sociais, anúncios no Google, entre outros.
Para ser efetivo, o marketing odontológico precisa partir de um planejamento bem estruturado. Nele, será definido o perfil dos seus pacientes, as oportunidades de mercado e os diferenciais da clínica.
A partir daí, as estratégias vão englobar uma linguagem para a clínica se comunicar na internet. Bem como os canais e os investimentos que serão realizados para que os objetivos sejam conquistados.
Tenha em mente que, atualmente, não estar presente na internet está se tornando o equivalente a não existir. Já é comum que as pessoas procurem por dentistas e médicos no Google e leiam as avaliações em redes sociais.
Por isso, construir uma presença forte e positiva nestes meios é o que fará toda a diferença para que a sua clínica se destaque!
As vantagens do Marketing Digital para clínicas odontológicas
Engana-se quem ainda acredita que a internet serve apenas para o lazer. Para você ter uma ideia, a última Pesquisa Brasileira de Mídia revelou que 67% dos usuários de internet utilizam o meio para se informar.
Ou seja, pode apostar que potenciais pacientes já estão buscando pela sua clínica na internet. Agora, é o momento de estruturar estes canais para que eles tragam retorno para você.
Falando em retorno, esse é outro motivo bastante convincente para investir em Marketing Digital para clínicas odontológicas. O retorno das ações realizados na internet é alto e comprovado.
É possível monitorar todas as estratégias realizadas nas redes sociais, site, campanhas, entre outros. Com isso, você consegue saber exatamente quanto de retorno cada uma das iniciativas gerou. E, assim, otimizar ainda mais os investimentos para seguir crescendo.
Por fim, vale reforçar que o Marketing Digital para clínicas odontológicas é uma maneira altamente eficaz de se tornar autoridade na área. E, quando isso acontece, a sua clínica é reconhecida como a melhor e os pacientes são atraídos naturalmente.
Conheça as regras de divulgação para clínicas odontológicas
É importante lembrar que o marketing odontológico possui algumas restrições. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), algumas práticas são consideradas ilegais pelo código de ética.
Portanto, antes de sair fazendo, é importante estar a par das normas deste documento. Assim, você não comete nenhuma irregularidade e não corre o risco de comprometer a imagem da sua clínica.
A seguir, listamos algumas das regras que você precisa conhecer. São elas:
Regra #1 – Fotos de “antes e depois” de tratamentos não podem ser usadas como recurso de marketing ou divulgação.
(Segundo a mais recente Resolução do CFO 196/2019, atualmente, está autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos quando realizados por cirurgião-dentista).*
Regra #2 – É proibida a divulgação de preços e formas de pagamento dos procedimentos nos anúncios da clínica. O valor só pode ser passado diretamente ao paciente, caso ele solicite por algum meio de contato.
Regra #3 – É considerado antiético divulgar procedimentos ou técnicas sem comprovação científica. O mesmo vale para equipamentos e instalações que não estejam validados pelos órgão competentes. Criticar as técnicas usadas por outros colegas como ultrapassadas ou inadequadas também é uma infração ética.
Regra #4 – Não é permitido oferecer tratamentos gratuitos com a intenção de atrair pacientes ou promover o consultório.
Regra #5 – Nas divulgações do consultório é obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica. Assim como o nome do dentista responsável.
Como desenvolver uma estratégia de marketing odontológico
O Marketing Digital para clínicas odontológicas pode começar pequeno. Assim, conforme as ações forem dando resultados, você pode ir reinvestindo em outros canais.
No entanto, mesmo com uma estratégia focada, é importante partir de um plano de marketing. Afinal, sem ele as ações ficarão perdidas e dificilmente você conseguirá conquistar os objetivos pretendidos.
Para começar, você pode fazer os seguintes passos:
1 – Entenda quem é o seu público
O Marketing Digital para clínicas odontológicas jamais será eficaz se você quiser falar com todos. Focar em um perfil específico de pacientes que tenham a ver com a proposta da sua clínica é o caminho para o sucesso.
Quanto mais conhecimento você tiver dos problemas e das necessidades dos seus pacientes, mais fácil será de direcionar a comunicação. Assim, você consegue criar uma conexão com eles. E isso fará toda a diferença para que a divulgação da clínica seja um sucesso!
Uma dica aqui é definir uma persona, ou seja, um perfil semi-fictício dos seus pacientes. Dê um nome a essa persona e trace a sua personalidade, anseios e momento de vida. Com isso, fica mais fácil de visualizar quem é o seu público e focar os esforços nos lugares certos.
2 – Aposte em estratégias de curto prazo
O Marketing Digital para clínicas odontológicas também é uma excelente maneira de atrair pacientes a curto prazo. Para isso, no entanto, você vai precisar estar presente nos lugares certos.
O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma ferramenta gratuita e que dará uma excelente visibilidade para a clínica. Nele, é possível cadastrar o endereço, procedimentos e, até mesmo, fotos do consultório.
Para ser efetivo, no entanto, é importante que você use as palavras-chave importantes para o seu negócio. Assim, se você é referência em clareamento dental, garanta com que o termo apareça no perfil.
3 – Facilite o contato do paciente com a clínica
Outro ponto importante nas estratégias de curto prazo é facilitar o contato do paciente. Pode parecer óbvio, mas muitas clínicas ainda disponibilizam apenas o telefone de contato, que está sempre ocupado.
Na era da internet, o acesso precisa ser rápido, fácil e com várias opções. Por isso, deixe a disposição várias formas de contato, como e-mail, telefone e WhatsApp.
Se o seu site tiver um formulário de contato, deixe-o mais simples possível. Afinal, ninguém mais tem paciência de ficar preenchendo vários campos para conseguir marcar uma consulta ou tirar uma dúvida.
4 – Marque presença em portais de dentistas
Sites segmentados como Doctorália, Consulte.me e Boa Consulta estão ficando populares entre os pacientes. Por isso, vale a pena se cadastrar neles.
Muitos destes portais oferecem planos gratuitos. No entanto, você pode pagar para ter mais destaque nas buscas.
O ideal é que você peça para os pacientes te avaliarem e que você interaja com eles. Assim, você aumenta a sua visibilidade e transmite mais confiança no momento em que alguém estiver buscando por um novo dentista.
5 – Use o poder do Google AdWords
O Google AdWords é a ferramenta do Google que permite anunciar nos resultados das buscas e em sites parceiros.
Hoje, esse é um dos canais mais eficazes para trazer retorno a curto prazo. Afinal, você tem as chances de aparecer bem no momento em que uma pessoa estiver buscando pelos procedimentos oferecidos.
O mais interessante do Google AdWords para dentistas é que você mesmo consegue definir quanto será investido. Ou seja, esse não é um meio caro como costumam ser os anúncios de revistas.
Outra grande vantagem é que você só paga quando o seu anúncio é clicado ou exibido mil vezes. Com isso, as chances de obter resultados aumentam e você otimiza os seus investimentos em marketing.
6 – Anuncie também no Facebook
Outra estratégia poderosa de Marketing Digital para clínicas odontológicas são os anúncios no Facebook e Instagram.
Saiba que as pessoas não estão nas redes sociais apenas para se divertirem. E divulgar os diferenciais da sua clínica nesses canais é importante para aumentar a sua presença e construir uma marca de autoridade.
Aqui, é fundamental investir em conteúdo de qualidade e fotos e vídeos profissionais. Por isso, ofereça dicas de cuidados e de saúde para os seus pacientes. Tirar dúvidas também costuma ajudar bastante a ganhar mais confiança.
Apenas tome cuidado para não infringir as regras de divulgação. Tenha em mente que o caminho aqui é o conteúdo informativo, e não a promoção.
7 – Traga a indicação de pacientes para a internet
A indicação de atuais pacientes costuma ser uma frente bem importante para as clínicas odontológicas. E você também pode trazer isso para a internet e potencializar a sua estratégia de Marketing Digital.
Incentive os pacientes a deixarem avaliações no Google Meu Negócio, nas redes sociais e nos portais odontológicos.
Assim, a sua clínica transmite mais credibilidade e a atração de pacientes traz mais resultados a curto prazo.
8 – Se transforme em referência
Deste tópico em diante abordaremos algumas ações e estratégias com retorno mais a longo prazo. A primeira delas é o marketing de conteúdo.
Disponibilizar dicas, vídeos, posts e blog e outros materiais que ajudem a sanar dúvidas dos seus pacientes faz toda a diferença no Marketing Digital para clínicas odontológicas.
O conteúdo é uma ferramenta poderosa para educar o seu público. E, assim, conquistar uma posição de autoridade na área.
Para isso, é fundamental criar conteúdos exclusivos e de interesse do seu público. Além de manter uma frequência consistente e definir uma linguagem que reflita a identidade da sua clínica.
Conheça o case da Dentalprev, que foi de 3.000 para 200.000 acessos mensais em 3 anos.
9 – Aproveite o poder das redes sociais
As redes sociais podem ser usadas para divulgar os conteúdos produzidos. Além das novidades da clínica e depoimentos de pacientes.
Use o Facebook, Instagram e outro canais para construir um relacionamento mais próximo com o seu público. Interaja com eles, responda dúvidas e faça lives.
Publicar dicas rápidas de saúde, estética e cuidados bucais também faz toda a diferença para uma boa estratégia. Assim, você fortalece ainda mais a sua posição de autoridade.
10 – Foque na experiência dos seus pacientes
O mercado como um todo está mais concorrido. Por isso, o que mais diferencia uma clínica das demais é o atendimento que ela oferece aos pacientes.
Para tanto, responda com agilidade e cordialidade os contatos recebidos. Lembre os pacientes das consultas e faça pesquisas de satisfação para medir os níveis de qualidade da clínica.