O Marketing Digital para construtoras abre uma infinidade de oportunidades. Tanto para divulgar empreendimentos, quanto para consolidar marcas e conquistar clientes.
Com as perspectivas de um mercado plenamente aquecido para a construção civil em 2023, não vão faltar oportunidades para fechar bons negócios. Mas, para criar vantagem competitiva e efetivamente vender mais, não basta apenas divulgar os lançamentos. Uma boa estratégia de marketing para construtoras consegue conquistar o cliente na fase de prospecção e conduzi-lo com facilidade até o pós-venda.
Isso pode parecer um desafio à primeira vista. Afinal, a jornada de compra do cliente de uma construtora costuma ser mesmo mais longa. Isso se dá devido ao alto investimento para adquirir um imóvel.
Mas, com as ações certas é possível fisgar o seu público e fidelizá-lo. Isso inclui desde a captação de leads até a entrega das chaves. Sem esquecer, é claro, das fases de negociação, atendimento, acompanhamento da obra e pós-venda.
Quer entender um pouco mais sobre os benefícios do Marketing Digital para construtoras e as melhores estratégias? Siga com a leitura!

Qual a importância do marketing para construtoras?
Você sabia que, antes de buscar pelo nome da construtora, os usuários procuram por oportunidades que correspondem com os seus desejos?! Dessa forma, a pesquisa é iniciada com algo como “apartamento 2 quartos em Florianópolis”. E, após visitar alguns sites, o usuário se decide pela construtora ou empreendimento e se necessário vai até o stand de vendas.
Por estratégias bem planejadas e executadas, é possível aumentar a visibilidade da empresa. O marketing também fortalece sua marca, cria autoridade e, assim, amplia as oportunidades de negócios.
Uma das principais vantagens do marketing para construtoras é a possibilidade de segmentar o público-alvo. Com isso, você direciona as ações conforme as necessidades e desejos de cada perfil de cliente. Assim, é possível criar campanhas mais assertivas e personalizadas, sendo possível acompanhá-las e otimizar os resultados em tempo real, aumentando a efetividade das ações e diminuindo custos.
Os investimentos em marketing também aumentam satisfação dos clientes em todas as etapas do processo, com um atendimento personalizado e eficiente, é possível fidelizar o público e ampliar a rede de indicações. É uma ótima ferramenta para empresa se tornar uma referência no segmento.
Por isso, o marketing para construtoras é um investimento capaz de trazer excelentes resultados a curto e longo prazo. Ele pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio.
Como o marketing para construtoras auxilia na prospecção de leads?
Para a prospecção de leads, o marketing para construtoras é extremamente eficaz. Ele aumenta a presença online e a visibilidade da empresa, estabelecendo uma boa reputação. Construindo, assim, um relacionamento com o seu público-alvo.
Boas estratégias para atrair clientes podem incluir:
Desenvolvimento de uma forte presença digital
É fundamental ter um site bem projetado e otimizado para mecanismos de busca. Ele deve destacar a experiência da empresa em construção e seus projetos anteriores. Também é importante manter uma presença ativa nas redes sociais para engajar o público-alvo e promover a marca.
Quando trazemos este cenário para o mercado imobiliário, é notável que os clientes querem o máximo possível de dados. Ou seja, disponibilizar fotos, descrição completa e, principalmente, endereço e os valores fazem toda a diferença aqui.
Para tanto, é fundamental apostar em um site atrativo, de fácil navegação e que seja otimizado para os mecanismos de busca.
Quanto mais informações forem disponibilizadas sobre o empreendimento, o bairro, condições de pagamento, mais fácil será de atrair clientes. E, se você ainda não aposta neste tipo de estratégia, pode ter certeza que está perdendo oportunidades.
Anúncios online
A publicidade paga é uma maneira eficaz de alcançar um público maior e direcionado para a construtora. Anúncios em redes sociais, como Facebook e Instagram podem ser bem direcionados. Também é possível realizar anúncios em plataformas de pesquisa, como as campanhas de Google ADS. Eles podem ser altamente segmentados para atingir pessoas com base em suas características demográficas, interesses e comportamentos de navegação na internet.
É possível segmentar os anúncios para cada empreendimento conversar com o seu público. Além disso, você pode realizar testes A/B para entender qual atributo do imóvel chama mais atenção. E, com isso, otimizar ainda mais os seus resultados.
É uma boa maneira de obter um ROI mais efetivo e também entender, de fato, onde encontrar o seu público para trazer mais clientes para a construtora. Uma das melhores oportunidades conquistadas ao anunciar imóveis online é a diversificação de mídias.
Ressalte os dados importantes e direcione os anúncios para uma Landing Page. Assim, você poderá coletar leads para, posteriormente, impactá-los com outras comunicações.
Marketing de conteúdo e Inbound Marketing
A criação de conteúdo relevante, como blogs, infográficos e vídeos, costuma atrair leads qualificados para o site da construtora.
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais poderosas para conquistar novos clientes para sua construtora. Por meio de um conjunto de técnicas, que envolvem desde o bom trabalho com mídia e divulgação até estudos precisos de palavras-chave e otimização de sites para sistemas de busca (SEO).
Esses materiais educativos também ajudam a estabelecer a empresa como líder em seu setor. Gradualmente, sua empresa construindo a sua autoridade no mercado e conquista a confiança do público-alvo.
O Inbound Marketing é uma metologia que consiste em atrair leads qualificados por meio de um relacionamento próximo.
Para que isso aconteça, é preciso partir de um profundo conhecimento das personas do seu negócio. Ou seja, dos desejos, dores e interesses do seu público.
A partir daí, são criados conteúdos que ajudem essas personas a resolverem problemas e, em simultâneo, se educarem a respeito do mercado. Por exemplo, posts sobre como financiar um imóvel, como escolher um bom bairro, entre outros.
Os conteúdos podem ser publicados no blog, redes sociais ou enviados por e-mail. A ideia aqui é justamente ir educando as personas para elas seguirem pela jornada de compras.
Assim, quando chegarem próximo ao momento final ou forem visitar o decorado do imóvel, elas estejam mais preparadas para fechar negócio.
Com isso, o Inbound Marketing permite qualificar os leads e segmentar as ações conforme os grupos de interesse. Como resultado, os esforços de Marketing e Vendas são mais direcionados. E, consequentemente, mais eficazes.

E-mail Marketing
É importante saber criar uma lista de contatos, para conseguirmos realizar uma estratégia de e-mail marketing para construtora. Para ser assertiva essa estratégia, é necessário que os dados dos seus clientes estejam estruturadas em uma base organizada.
O e-mail é uma poderosa estratégia de relacionamento. E, para ser eficaz, precisa de segmentação e direcionamento de conteúdo. Portanto, quanto mais informações você disponibilizar ao público, maiores as chances de ele seguir pela jornada de compra.
Utilizar e-mail marketing na sua estratégia de marketing imobiliário é essencial para gerar vendas com leads que já estão na sua base de contatos ou até mesmo através de recompra por clientes já ativos. Assim, com ela é possível fidelizar e encantar seus clientes e também convencer aqueles que estão numa etapa da jornada de compra de imóvel entre consideração da solução ou reconhecimento do problema.
O Poder das imagens nas redes sociais
O Marketing Digital para construtoras, na maioria das vezes, lida com os sonhos das pessoas. Portanto, a decisão acaba indo muito além dos aspectos racionais.
Além disso, comprar um imóvel é uma atividade bastante visual. E isso significa que explorar fotos e vídeos do empreendimento é muito importante. Especialmente porque estamos falando de ações na internet e, normalmente, a pessoa ainda não foi visitar o stand de vendas.
Neste sentido, você pode explorar os recursos das redes sociais para disponibilizar fotos, vídeos e captações de imagem com drone e, até mesmo, um tour 360º do imóvel. O importante é que os materiais tenham alta qualidade e despertem o desejo das pessoas.
Invista em imagens com qualidade profissional para que a pessoa se sinta no empreendimento. Você ainda pode ir atualizando as fotos conforme a evolução da obra. E, assim, transmitir mais segurança aos potenciais clientes.
Geração e nutrição de leads
A geração e a nutrição de leads são estratégias importantes que visam atrair potenciais clientes e cultivá-los ao longo do tempo. Dessa forma, eles se tornam clientes efetivos da empresa.
Mas, como atrair pessoas interessadas e dispostas a fornecer suas informações de contato para receber mais informações? Ou então, como convencê-los a receber um contato da sua construtora? É interessante investir em anúncios pagos, otimização para motores de busca (SEO), marketing de conteúdo e mídia social, por exemplo.
Já a nutrição do relacionamento com os leads gerados passa pela entrega de valor, com informações úteis e relevantes. Aqui, cabe o uso de fluxos de e-mail marketing, newsletters, webinars, conteúdo educativo, entre outras táticas. Elas permitem manter o interesse do público, mesmo que eles ainda não estejam prontos para realizar a compra.
Ao implementar essas estratégias de marketing para construtoras na fase de prospecção, fica muito mais fácil atrair e nutrir leads qualificados. Com isso, sua empresa terá bons resultados.
Como o marketing pode contribuir para o pós-venda?
O marketing para construtoras também é bastante útil para o processo de pós-venda. É interessante nutrir um relacionamento próximo com os clientes mesmo após fechar negócio. Isso é fundamental para engajar e fidelizar o público, aumentar a sua satisfação e oferecer suporte ativo e personalizado.
Algumas estratégias simples, mas que costumam trazer ótimos resultados incluem:
Pesquisas de satisfação
A construtora pode enviar pesquisas para seus clientes após a entrega do imóvel. Solicitar feedbacks sobre a qualidade do atendimento, a qualidade da obra e a experiência geral de compra. Com base nesses dados, é possível identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria para aprimorar a oferta de produtos e serviços.
Programas de fidelidade
Que tal criar um programa de fidelidade para recompensar os clientes que adquiriram mais de um imóvel da empresa ou que indicaram novos clientes? É possível oferecer descontos para novas compras, benefícios exclusivos ou, ainda, pontos que podem ser trocados por prêmios.
Atendimento personalizado
O marketing para construtoras também é excelente para facilitar a oferta de atendimento personalizado aos clientes. Mantenha contato constante e fornecendo suporte em caso de dúvidas ou problemas. Isso demonstra que a empresa se preocupa com a satisfação do cliente e está disposta a resolver qualquer questão que possa surgir.
Eventos exclusivos
Criar uma conexão ainda mais forte com o cliente e mantê-lo engajado com a sua empresa é fundamental para a construção de autoridade. Também contribui para o bom posicionamento da marca. A promoção de eventos exclusivos, como lançamentos de novos empreendimentos, happy hours ou workshops são uma excelente pedida.

Canais digitais
Os canais digitais estão aí para te ajudar a manter uma comunicação ativa com os seus clientes. Seja por e-mail ou redes sociais, esses canais favorecem o envio de atualizações sobre o andamento de obras e novos empreendimentos ou suporte ao cliente.
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