O Marketing Digital para planos de saúde é uma oportunidade para aumentar as vendas. Afinal, ele custa mais barato do que ações de divulgação tradicionais. Além disso, é possível segmentar as campanhas para impactar o perfil de clientes de desejado.
Mesmo com todo o potencial, o Marketing Digital para planos de saúde envolve conhecimento das ferramentas. Mesmo porque, obter resultados concretos está diretamente relacionado a explorar ao máximo o potencial de cada frente.
Quer entender melhor sobre como usar o Marketing Digital para vender mais planos de saúde? Siga com a leitura e veja algumas dicas imperdíveis que vão ajudá-lo nessa tarefa!
Como funciona Marketing Digital para planos de saúde?
O Marketing Digital para planos de saúde compreende o uso das estratégias e ferramentas digitais para alcançar os objetivos desejados.
Dessa forma, o seu grande objetivo é gerar mais orçamentos qualificados para os corretores. Assim, o esforço para adquirir um novo cliente é menor e mais focado, diminuindo o custo e o tempo que o corretor gasta para cada venda.
Além disso, o marketing digital permite manter uma constância de oportunidades para a empresa e para os corretores, afinal de nada adianta um corretor receber muitos orçamentos em uma semana e poucos em outra. Com isso, todo o processo de vendas pode ser monitorado e analisado, desde a pesquisa online do potencial cliente até o fechamento do corretor.
O resultado, além de maior agilidade e qualidade de vendas, é a compreensão de quem são os corretores com melhor performance.
Benefícios do Marketing Digital
É mais barato do que o marketing tradicional, como anúncios em outdoor, rádios, revistas e, inclusive, visitas porta a porta. Afinal, quem define os valores a serem investidos nas campanhas é você mesmo. Além disso, manter um blog da sua empresa atualizado, por exemplo, pode sair de graça se você contar com uma pessoa na equipe para essa finalidade.
É possível segmentar as campanhas para impactar exatamente o seu cliente ideal. Dessa forma, você garante resultados melhores ao realizar investimentos mais certeiros.
Permite acompanhar os resultados e adaptá-los em tempo real. E isso faz toda a diferença para aproveitar oportunidades e, novamente, otimizar os investimentos.
Não há nada pior do que chegar ao final do mês e não conseguir entender de onde as suas vendas estão vindo.
Como usar o Marketing Digital para Planos de Saúde
Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do Marketing Digital para planos de saúde, é chegado o momento de dar mais um passo.
Veja, a seguir, algumas dicas para você colocar em ação uma estratégia com grandes chances de dar certo!
1 – Parta sempre de um planejamento
É preciso conter a ansiedade para não sair por aí criando páginas nas redes sociais e investindo em campanhas sem uma estratégia definida. Imagine que fazer isso seria o equivalente a pegar a estrada para conhecer uma nova cidade sem um GPS.
Para ser eficaz, o Marketing Digital para planos de saúde precisa estar pautado em um planejamento adequado.
Comece identificando as sazonalidades por produtos. Depois, compare os seus serviços com o dos concorrentes para identificar pontos fortes e fracos. Assim, ficará mais fácil de direcionar a comunicação.
Também é importante levantar quem são as personas do negócio. Entenda qual o momento de vida delas, o que elas buscam (segurança, proteção para a família etc) e o que elas valorizam ao comprar um plano de saúde (preço, cobertura, rede credenciada, carência, serviços adicionais…). Muitas vezes você tem públicos diferentes que valorizam coisas diferentes, veja o exemplo abaixo:
Cliente PJ: Nesse caso, o enfoque é em resolver o problema da empresa. Obviamente a solução para o funcionário é importante, mas a venda será baseada na percepção de valor do dono ou do responsável pelo RH/Administrativo em relação ao que a empresa ganha com o produto.
Cliente Servidor Público: Talvez essa persona não esteja tão preocupada com o preço, pois geralmente tem margem para desconto em folha. Aqui a ênfase pode ser outro aspecto, como a cobertura por exemplo.
Cliente Pessoa Física (familiar): Dependendo do perfil socioeconômico, o preço pode ser importante para essa persona. As vezes um diferencial agregado como um cartão de desconto em medicamentos ou consultas, pode ser um argumento mais importante que todo o restante, pois contribui na economia de dinheiro do cliente.
Por fim, estabeleça metas de quantos planos devem ser vendidos por mês e quais os produtos que devem ser priorizados.
Não se esqueça de também considerar os responsáveis, os prazos e os investimentos necessários neste momento. Assim, você evita que as ações fiquem “jogadas” e garante um acompanhamento próximo para medir o retorno.
2 – Use as landing pages a ser favor
As landing pages são primordiais para captar leads qualificados e aumentar a conversão das campanhas. Elas são páginas de destino focadas em apenas um tema ou oferta.
Com isso, ao clicar em uma campanha sobre planos de saúde odontológicos, por exemplo, o usuário é encaminhado para uma landing page que trata apenas deste assunto.
Ao elaborar uma landing page, porém, é fundamental sempre priorizar a experiência do usuário.
Para isso, apresente as informações mais importantes para a sua persona de forma clara. Além de trabalhar o design de forma atrativa para facilitar a compreensão a mensagem.
Uma boa dica aqui é construir o texto com base nas dores das suas personas e já destacar os planos mais adequados juntamente com os valores.
Além disso, você também deve criar formulários solicitando dados específicos, como qual tipo de plano ela tem interesse e de que cidade ela é. Isso facilita a distribuição dos leads para os vendedores específicos.
Por exemplo, ao identificar um lead com interesse em plano empresarial, você pode enviar a um vendedor especializado em venda PJ.
Destaque também o telefone da sua empresa e permita que a pessoa simule os planos. Assim, ela tem mais segurança ao ligar ou ao solicitar um contato de corretor:
Por fim, apresente a área de cobertura de forma fácil de entender e bastante visual, como no exemplo abaixo:
Inserir depoimentos de alguns clientes para gerar mais credibilidade e confiança no trabalho realizado também pode fazer toda a diferença!
3 – Veicule anúncios de Leads
Pense que o Marketing Digital para planos de saúde é uma excelente forma para captar leads qualificados. Com isso, a sua equipe de vendas recebe contatos mais quentes para trabalhar. Tornando todo o processo mais ágil, certeiro e lucrativo.
Para isso, vale a pena traçar uma estratégia de Leads Ads. Ou seja, de campanhas focadas justamente em capturar esses leads que tenham grande potencial de conversão.
Essas campanhas podem ser realizadas no Facebook e no Instagram. A grande vantagem delas é que o lead preenche um formulário na própria rede social. Com isso, o poder de conversão se torna maior, já que a pessoa não precisa nem mudar de site.
Além disso, os Leads Ads não demandam a criação de um site ou landing page. Tornando todo o processo mais certeiro e reduzindo os custos!
O importante é que essas campanhas sejam segmentadas e tragam algum benefício imediato para que a pessoa deixe os seus dados no formulário. Uma promoção com tempo limitado, um plano de saúde personalizado ou um “brinde” para fechamentos breves são alguns exemplos que podem ser trabalhados.
4 – Integre a estratégia com o CRM
Já que estamos falando de captação de leads, é fundamental fazer uma boa gestão desses contatos. Por isso, o Marketing Digital para planos de saúde deve estar integrado ao CRM.
A integração com o CRM ainda permite monitorar o recebimento de lead por corretor e os fechamentos. Pense que, ao receber mais informações sobre quem é aquele lead, o corretor terá mais chances de ajudá-lo a avançar pelas etapa do funil de vendas.
Assim, é possível saber em qual estágio o lead está (primeiro contato, proposta, negociação ou fechamento) e o que pode ser feito para que ele siga em frente.
Uma estratégia integrada ainda permite implementar ações mais certeiras. Dessa forma, você não se verá em uma situação em que há um esforço grande para captar leads para, depois, simplesmente perdê-los.
5 – Mantenha a equipe de vendas e marketing alinhados
É comum que as equipes de Marketing e de Vendas tenham diferenças. E, muitas vezes, é a ausência de orientações claras e de sinergia entre os times que faz com que a empresa não consiga evoluir.
Uma boa estratégia de Marketing Digital para planos de saúde, porém, demanda que as equipes estejam alinhadas. Para tanto, você precisará definir muito bem o papel de cada time e garantir um trabalho em conjunto.
Defina quais as responsabilidades de Marketing, como a captação e qualificação de leads. Depois, determine em qual momento um lead deve ir para Vendas e com qual velocidade o contato deve ser realizado.
Assim, você não perde uma venda por demora ou por falta de comunicação entre as áreas.
É importante também definir um padrão de quantos contatos serão realizados com um lead. Com isso, as oportunidades não são perdidas ao mesmo tem que a empresa não fica caracterizada como inconveniente.
Por fim, determine metas para cada uma das equipes e promova reuniões para que as estratégias sejam discutidas em conjunto.
O resultado será uma sinergia muito maior entre Marketing e Vendas. E, consequentemente, um trabalho muito mais eficaz e de alto retorno.
6 – Considere os chatbots para Facebook
Chatbot é um software automatizado para entender as perguntas feitas pelo chat do Facebook e dar respostas.
Em outras palavras, o chatbot faz um pré-atendimento no Facebook da sua empresa. Assim, ele torna o atendimento mais rápido e mais eficaz. Trazendo benefícios tanto para os clientes quanto para o seu negócio.
Esse recurso está se tornando cada vez mais comum no Facebook. Provavelmente, você já conversou com um chatbot e nem notou.
O grande ponto positivo aqui está em oferecer um atendimento de excelência. Afinal, já é comum que as pessoas recorram às redes sociais para tirar dúvidas e solucionar problemas.
Tenha em mente que estamos vivendo em uma era em que a qualidade já não é mais um diferencial. Por isso, a experiência que você oferece aos seus leads e clientes é que o realmente fará com que você se destaque dos concorrentes.
7 – Analise os resultados e teste constantemente
Por fim, a nossa última dica de Marketing Digital para planos de saúde está relacionada ao monitoramento de resultados. É fundamental acompanhar sempre a evolução para otimizar os investimentos e focar naquilo que dá certo.
Acompanhe métricas como o custo de aquisição por cliente (CAC) e o custo por cada ação do lead (como solicitar um orçamento). É importante também monitorar o tempo que leva para um lead se transformar em cliente e a taxa de conversão de cada uma das campanhas.
Tenha em mente que, apesar de o mercado de planos de saúde lidar com um assunto sério, é importante inovar. Esse é um mercado que está prester a sofrer grandes mudanças como aconteceu com os táxis x Uber.
Aposte em um planejamento criativo e tente sair da zona de conforto. Dessa forma, você aumenta as chances de conquistar o seu público. E, consequentemente, os resultados serão maiores!
Que tal contar com a expertise de quem entende de Marketing Digital para planos de saúde? Entre em contato com a gente e vamos, juntos, conquistar resultados maiores!