Você sabia que as novas regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o marketing médico já estão valendo?
É isso mesmo! Foram três anos de debates e uma consulta pública que envolveu a opinião de mais de duas mil pessoas. Depois desse processo, entraram em vigor, no dia 11 de março, as normas atualizadas para a publicidade desses profissionais.
Hoje, queremos te contar quais são as principais mudanças. Entenda como aproveitá-las para divulgar o seu trabalho ou consultório e conquistar ainda mais clientes.
O que diz a norma sobre marketing médico?
A Resolução CFM no 2.336/2023 substitui a Resolução CFM no 1.974/2011. Ambas tratam das diretrizes sobre o marketing médico, incluindo propaganda e publicidade.
Uma das atualizações mais significativas é a adaptação às redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok, entre outras. A norma reconhece a necessidade dos profissionais de saúde de utilizar essas plataformas para promover suas atividades e captar clientes.
A nova norma passa a autorizar o uso de bancos de imagens comparativas, como “antes e depois” de procedimentos. Porém, a identidade dos pacientes deve ser preservada.
Segue proibida a divulgação de conteúdos sensacionalistas ou a utilização de imagens manipuladas. O foco do marketing médico deve estar na informação e na educação do seu público-alvo.
Além disso, algumas informações são obrigatórias em todas as publicações:
- Nome do profissional.
- Número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM).
- Número do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) – quando aplicável.
- Médicos com pós-graduação, mas sem especialização, precisam incluir a designação “não especialista”.
- Clínicas e hospitais devem utilizar o nome do diretor técnico-médico com CRM e do diretor técnico com RQE – se houver oferta de especialidades médicas.
As novas medidas trazem equilíbrio entre promoção das atividades médicas e ética na divulgação. O objetivo é proteger os interesses dos pacientes e manter a integridade da profissão.
Por isso, a Resolução CFM no 2.336/2023 representa uma atualização necessária. Primeiramente, ela acompanha as transformações na comunicação digital e nas práticas de marketing. Ao mesmo tempo, estabelece padrões claros para a conduta dos profissionais de saúde.

Entenda as principais mudanças da Resolução no 2.336/2023 do CFM
Além da autorização para o uso das redes sociais, as novas normas do marketing médico dão conta de outras mudanças importantes. Conheça as principais.
Uso da imagem de pacientes
Com a nova resolução, os médicos passam a ter permissão para usar imagens com finalidade educativa. Mas é claro que existem regras para proteger a privacidade e o bem-estar dos pacientes.
Por exemplo, os médicos podem usar fotos de pacientes para criar material educativo sobre doenças e procedimentos médicos. O propósito é informar a população sobre sinais de doenças e quando é importante procurar ajuda médica.
No entanto, essas imagens devem ser acompanhadas de explicações claras sobre o tratamento, possíveis resultados e complicações que podem ocorrer.
Para mostrar os resultados de tratamentos ou procedimentos, as fotos de “antes e depois” devem ser apresentadas de forma completa. Deve-se mostrar não somente as melhorias, mas também possíveis complicações.
É proibido usar imagens de procedimentos que identifiquem os pacientes, garantindo assim a privacidade deles.
Além disso, as imagens não podem ser editadas e/ou manipuladas de forma alguma. Se um médico compartilhar fotos de pacientes nas redes sociais, elas devem ser respeitosas e sem promessas exageradas de resultados.
Caso as imagens venham de um banco de imagens, é preciso citar a fonte corretamente para respeitar os direitos autorais. E se as fotos forem do próprio médico ou do serviço médico ao qual ele pertence? Então é necessário ter a autorização do paciente e garantir seu anonimato.
Essas regras são essenciais para que o uso da imagem de pacientes seja ético e respeitoso. É indispensável proteger a privacidade e a dignidade das pessoas, que confiam em seus médicos para cuidar delas.
Uso de depoimentos de pacientes
A utilização de depoimentos de pacientes é uma prática comum. Permite que outras pessoas conheçam as experiências positivas de quem já foi atendido pelo profissional de saúde.
De acordo com a resolução, esses depoimentos precisam ser discretos e não sugerir superioridade e/ou promessas de resultados garantidos. Essa orientação protege a integridade da profissão médica e evita práticas que possam ser interpretadas como propaganda enganosa.
Os depoimentos dos pacientes, quando utilizados pelo profissional, devem refletir de maneira genuína a qualidade do atendimento e dos serviços prestados. Ou seja, não podem criar expectativas irreais em relação aos resultados.
É claro que o paciente tem o direito de se expressar da forma que achar melhor nas suas redes. Cabe ao médico, portanto, repostar apenas conteúdos que atendam às normas do CFM, priorizando relatos honestos e equilibrados.
Divulgação de valor da consulta
Os médicos estão autorizados a informar os valores das consultas, bem como os meios e as formas de pagamento disponíveis.
A medida traz maior transparência à relação com os pacientes. Afinal, se trata de uma informação essencial para tomar decisões sobre saúde e planejar despesas conforme as possibilidades financeiras.
Deixar claro quais são os meios e as formas de pagamento aceitos também facilita o acesso aos serviços. Assim, torna o processo de pagamento conveniente e acessível.
É importante destacar que a divulgação dos valores das consultas deve ser realizada de forma ética e responsável. Evite práticas que possam ser interpretadas como publicidade enganosa ou que desrespeitem as normas do CFM.

Outras condutas expressamente permitidas pelas novas regras de marketing médico
Além das três mudanças que destacamos nos tópicos anteriores, conheça outras atualizações das normas, que vão contribuir para suas estratégias:
- Publicar fotos ou vídeos do seu ambiente de trabalho, selfies e imagens da equipe.
- Anunciar aparelhos e recursos tecnológicos disponíveis para os tratamentos.
- Divulgar os serviços realizados em sua clínica ou seu consultório.
- Orientar pacientes sobre estacionamento, segurança, privacidade, conforto e localização da clínica ou do consultório.
- Incluir as formas de marcação de consulta e os horários de atendimento na divulgação.
- Organizar cursos e grupos de trabalho com caráter educativo para leigos e anunciar seus valores.
- Revelar resultados de tratamentos e procedimentos, desde que sejam verídicos e não identifiquem pacientes.
Novas regras de marketing médico devem ser compatibilizadas com outras leis
Algumas das regras atualizadas pela Resolução CFM no 2.336/2023 devem ser seguidas de acordo com outras leis. É o caso dos perfis criados para médicos e seus ambientes de trabalho nas redes sociais. Eles devem obedecer a critérios definidos em lei, resoluções normativas e Manual da Codame.
Esse manual regulamenta o anúncio de descontos e promoções em campanhas, que não podem ser vinculadas a vendas casadas ou premiações.
Já a apresentação do ambiente de trabalho e dos equipamentos precisa estar de acordo com informações da Anvisa ou agência governamental.
Ações de marketing médico que não devem ser praticadas
Algumas proibições também constam na resolução vigente:
- Caso não seja um especialista, é proibido divulgar tratamentos de doenças específicas.
- Conceder selos de qualidade para produtos alimentícios, de higiene pessoal ou ambientes, material esportivo e outros.
- Participar de propagandas enganosas.
- Divulgar métodos ou técnicas não reconhecidos pelo CFM.
- Transmitir imagens de consultas e procedimentos em tempo real.
- Manter materiais publicitários em seu consultório.
- Ter um comportamento sensacionalista ou autopromocional, entre outras ações.
Boas práticas para divulgar seu trabalho e sua clínica
A divulgação do seu trabalho e da sua clínica precisa seguir as regras da Resolução CFM no 2.336/2023. Faz-se necessário ter como prioridade a transparência e a ética em todas as ações de marketing.
Isso significa que você deve fornecer informações precisas e honestas sobre serviços oferecidos, procedimentos realizados e custos envolvidos. Também é importante que todas as práticas de divulgação estejam em conformidade com as diretrizes dos órgãos reguladores da profissão.
Lembre-se de que um aspecto fundamental é a criação de conteúdo educativo e informativo. Este pode incluir artigos, vídeos, infográficos e postagens que abordem temas relevantes para a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Da mesma forma, você precisa saber como usar as plataformas de maneira estratégica para alcançar o seu público-alvo. Tenha um site profissional e otimizado e mantenha uma presença ativa nas redes sociais. Isso contribui para a ampliar a sua presença digital e fortalecer o relacionamento e o engajamento com pacientes.
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