Para que as estratégias de marketing digital para construtoras sejam ainda mais eficientes, é preciso entender a quem são dirigidas, certo? Isso significa que, antes de tudo, é fundamental conhecer quais são o público-alvo e a persona ideal que você planeja alcançar.
Ter essa definição bem clara contribui para ações muito bem-sucedidas, já que atingir o alvo é o primeiro passo para ter sucesso nos resultados.
Por isso, hoje vamos te contar como mapear e estabelecer o público-alvo e a persona do seu negócio. Assim, as próximas campanhas terão uma excelente repercussão. Acompanhe a leitura!
Público-alvo e persona: o que são?
A primeira informação importante que você precisa ter em mente: público-alvo e persona ideal do seu negócio são coisas distintas.
O público-alvo é um grupo de pessoas que compartilham características demográficas, comportamentais e psicográficas semelhantes. Juntos, têm potencial para se interessar por algo, comprar um produto ou serviço oferecido por uma empresa.
Já a persona é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa. Ela é criada a partir de dados reais sobre comportamentos, hábitos, interesses e objetivos dos consumidores. A persona ajuda as empresas a entenderem melhor seus clientes e a criarem estratégias de marketing mais efetivas para atingi-los.
Enquanto o público-alvo é mais amplo e genérico, a persona ideal é uma concepção mais detalhada e específica do cliente ideal. Conhecer ambos permite uma maior compreensão de suas necessidades e desejos.
Como definir o público-alvo
O público-alvo de uma construtora pode variar, conforme o tipo de empreendimento que ela oferece. Um studio localizado no centro da cidade, por exemplo, costuma ser procurado por estudantes ou casais sem filhos que buscam praticidade, localização privilegiada e um estilo de vida mais urbano em um espaço compacto e funcional.
Já em Jurerê Internacional, bairro planejado de alto padrão na Ilha de Florianópolis, tem um público mais exigente em relação a conforto, qualidade de acabamento e serviços oferecidos. São pessoas ou famílias de alto poder aquisitivo, que já possuem outros imóveis e estão interessadas em uma casa de praia para férias ou investimento.
Quanto aos apartamentos simples, de dois quartos, localizados em bairros próximos à universidade da UFSC, é provável terem um público-alvo mais variado. Mas, geralmente, são empreendimentos que atraem pessoas que buscam um primeiro imóvel, jovens estudantes, famílias pequenas ou, ainda, quem deseja investir em imóveis para aluguel.
Para te ajudar a determinar o público-alvo da sua construtora, elencamos algumas etapas importantes. Veja quais são!
Analisar o mercado
Antes de mais nada, é essencial compreender o mercado onde a construtora está inserida. Identifique a concorrência, tendências, oportunidades e ameaças. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado. Outras ferramentas são análise de dados do setor imobiliário e observação de tendências de comportamento de compra do público.
Identificar as características demográficas
Sua construtora precisa definir qual é o perfil do cliente que busca pelo tipo de imóvel que você oferece. Para isso, é importante analisar as características demográficas, como idade, gênero, renda e localização, entre outras.
Analisar comportamentos
Entender como o público-alvo se comporta em relação à compra de imóveis envolve conhecer os canais de comunicação mais utilizados. Descubra como as pessoas fazem pesquisas sobre imóveis para conhecer as necessidades e expectativas em relação ao imóvel.
Identificar interesses e necessidades
Com base nas informações coletadas, a construtora deve identificar quais são os interesses e necessidades do público-alvo. Isso pode incluir a necessidade de ter um imóvel próximo ao trabalho, escolas e comodidades. Ou então preferências por certas características de projeto, como áreas de lazer, sustentabilidade e segurança, por exemplo.
A partir dos resultados obtidos em cada uma dessas etapas, é possível determinar o seu público-alvo. Assim, se pode direcionar as ações e estratégias de marketing para construtoras, comunicação e vendas com muito mais eficácia.
Como determinar quem é a sua persona?
Para construir uma ou mais personas em uma estratégia bem-sucedida de marketing para construtoras, é necessário existir uma base sólida de informações. Levante dados reais sobre o cliente ideal do negócio. Para isso, você precisará:
Colete dados
A coleta de dados para a definição de personas pode ser realizada de várias formas. Algumas ferramentas são: pesquisas, entrevistas, observação e análise de dados do setor imobiliário. Essa base precisa ser bastante completa e detalhada. Inclua informações demográficas como idade, gênero, renda, localização, comportamentos, hábitos, necessidades e desejos relacionados à compra de imóveis.
Identifique padrões e tendências
Com os dados já coletados e organizados, a construtora precisa identificar padrões e tendências. Analise padrões de necessidades, interesses e comportamentos do consumidor. Busque informações que ajudem a entender o que motiva o cliente a comprar um imóvel. Quais são as suas expectativas e preferências? O que ele espera da empresa e como ele se comporta durante o processo de compra?
Defina a persona
O próximo passo é utilizar os dados, padrões e tendências para definir a persona ideal. É fundamental dar um nome e rosto fictícios que representam as características definidas, humanizando a persona. Isso ajuda a criar uma conexão emocional e facilita a comunicação da construtora com seus potenciais clientes.
Conheça algumas personas comuns no mercado imobiliário
Use a sua própria experiência no mercado imobiliário para elencar alguns grupos de perfis de clientes e atribuir características relativas a cada uma das personas. Veja alguns exemplos:
- Comprador da primeira casa: geralmente é um jovem adulto inexperiente no processo de compra, e procura um imóvel com menos necessidade de manutenção, orçamento e localização acessíveis.
- Investidor: persona interessada em comprar imóveis para investimento e retorno financeiro, que podem buscar desde propriedades de luxo para revender ou alugar, até um imóvel amplo, confortável e seguro para a família.
- Família: persona composta por famílias que podem ou não estar crescendo, mas buscam uma residência mais ampla, com espaço interno e externo para morar com mais conforto.
- Conhecedor: costuma ter conhecimento sobre o mercado imobiliário e exige o mesmo do corretor. O atendimento precisa ser conduzido com atenção e flexibilidade.
- Solteiro: pode ser desde um comprador comum, até um investidor. Normalmente, deseja aliar estabilidade e segurança à compra do imóvel.
Como usar a persona em ações de marketing para construtoras
Com a persona definida, as estratégias do marketing para construtoras podem utilizar essa representação fictícia para direcionar ações de comunicação. Isso as torna muito mais efetivas, produzindo resultados melhores.
Personalize a sua mensagem
Com base nas características e necessidades da persona, é possível personalizar a mensagem do marketing para construtoras. Assim, você trabalha os benefícios do empreendimento para o perfil de cliente ideal.
Selecione os canais de comunicação
Cada persona tem preferências distintas em relação aos canais de comunicação. Alguns preferem redes sociais, outros e-mails marketing ou eventos presenciais, por exemplo. Com base nas informações da sua persona, é possível selecionar os canais mais adequados para, de fato, conversar com o seu cliente ideal.
Crie conteúdo relevante
Definir a persona também ajuda a criar conteúdo relevante e útil para atrair e engajar as pessoas certas. Isso porque, a partir das informações que você já tem, é possível focar nas dores, necessidades e interesses da persona. Então, poderá produzir materiais que atendam a essas demandas e agreguem valor para o cliente. Por exemplo, um blog com dicas de decoração para apartamentos pequenos pode ser interessante para uma persona que busca imóveis compactos.
Definir o tom de voz
Em uma estratégia de marketing para construtoras, também é a persona que influencia o tom de voz das comunicações. Uma persona mais jovem pede uma linguagem mais informal e descontraída. Um cliente conservador, por outro lado, vai se interessar por um vocabulário mais formal, sério e objetivo.
Ofereça soluções personalizadas
A oferta personalizada de soluções que supram as necessidades do público-alvo também fica muito mais fácil com uma persona bem definida.
Acompanhe os resultados
Mensurar e acompanhar os resultados das ações de marketing para construtoras é fundamental para avaliar a efetividade da estratégia. É preciso analisar as ações direcionadas à cada persona e fazer ajustes, sempre que necessário. Você pode utilizar ferramentas de análise de dados e feedbacks dos clientes para verificar o sucesso das suas campanhas.
Agora, responda: a partir dessas informações, você já tem uma ideia de quem é seu público-alvo ou persona? Também ficou mais clara a importância de fazer essas definições para que os seus esforços de marketing para construtoras tragam resultados ainda melhores?
Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog!