Se você acompanha as últimas novidades sobre o comportamento do consumidor, sabe que é preciso adequar seus esforços e estratégias para conquistar melhores resultados. Para isso, é fundamental estar atento ao mercado e conhecer o marketing para construtoras.
A transformação digital, a própria pandemia e os novos hábitos de consumo que surgiram contribuíram para delinear a jornada de compra. Também mudaram a abordagem das empresas do setor.
Hoje, vamos te contar quais são as tendências de marketing para construtoras 2023 e como você pode aproveitar as práticas mais eficazes para crescer!
Estratégias de marketing para construtoras 2023
As estratégias de marketing para construtoras 2023 envolvem todas as técnicas aplicadas para a divulgação do seu negócio. Pense no fortalecimento da marca e conexão com o seu público-alvo a fim de gerar mais vendas.
Trata-se, portanto, de uma forma de analisar o mercado, os consumidores, os produtos e serviços do seu negócio. Só então você deve elaborar um plano de comunicação com capacidade para atrair e fidelizar clientes.
Hoje, por exemplo, sabe-se que a maioria das buscas por uma casa ou apartamento passa quase que obrigatoriamente pela internet. E, se é assim que a jornada de compra começa, é lá que a sua empresa precisa estar, certo?
No entanto, direcionar acessos para o seu site pode não ser suficiente para a construção de uma sólida relação com o cliente. É necessário criar condições para nutrir esse público e encontrar meios para conduzi-lo. Leve-o da pesquisa “comprar imóvel” para o efetivo fechamento do negócio.
É aí que entram as estratégias e as tendências de marketing para construtoras 2023. Aplique-as para destacar a sua empresa perante a concorrência e aumentar os seus lucros.
Quando você presta mais atenção no modo como a jornada de compra acontece, a adaptação a tantas mudanças fica muito mais fácil. Entenda o comportamento do consumidor e esteja por dentro das novidades para o seu segmento.
Para o mercado de atuação das construtoras, é fundamental que a marca transmita credibilidade e segurança, já que se trata de um investimento alto.
Gerar essa conexão, fortalecer a confiança no relacionamento e conduzir esse cliente até a compra é papel do marketing. Com as tendências de marketing para construtoras 2023, fica mais prático acelerar esses processos.
Quais são as principais tendências de marketing para sua construtora em 2023?
As tendências de marketing para construtoras 2023 trazem novidades. É que a tecnologia trouxe inovações para todos os segmentos, e não seria diferente com o mercado da construção civil, certo?
Selecionamos as principais e mais poderosas para que você possa colocar em prática e potencializar o crescimento da sua empresa. Confira!
Estratégias de Branding no Ambiente Digital
Ter um posicionamento consistente da marca no digital é a forma de conquistar reconhecimento, confiança e credibilidade. Assim, você pode influenciar a percepção do público sobre o seu negócio.
Essa é uma estratégia decisiva para a sua empresa ganhar autoridade no seu segmento. É um aspecto fundamental para que, ao cogitar a compra de um imóvel, o seu cliente se lembre automaticamente da sua marca. Sua empresa é importante demais para passar despercebida, não acha?
Para desenvolver um forte posicionamento de marca, é interessante guiar os seus conteúdos conforme a imagem que a empresa deseja passar. Considere as características da sua persona e do seu público-alvo. Com isso, passe à definição de tipos e temas atrativos para fisgar o seu cliente.
Corretor famoso: Marketing Pessoal o Mercado Imobiliário
Entre as tendências de marketing para construtoras 2023 está o investimento em marketing pessoal para corretores. Isso envolve capacitação, atualização, treinamentos e, além disso, a capacidade para gerenciar sua própria imagem.
O branding para corretores permite que este profissional venda a sua imagem antes mesmo de vender o imóvel. E o que exatamente isso significa? Que a confiança e a credibilidade do corretor exercem uma grande influência na hora de fechar negócio.
Para se tornar um corretor celebridade e vender mais, é fundamental ter conhecimento, experiência. Além disso, deve-se usar os canais certos para se comunicar com o público-alvo.
As redes sociais, por exemplo, são um caminho sem volta para quem quer estabelecer esse canal mais direto com o cliente. Elas permitem a interação e aumentam o engajamento. Use-as como uma vitrine para mostrar o seu negócio.
Parcerias entre marcas: Colaboração que geram resultados
As parcerias entre marcas têm se tornado cada vez mais comuns no mundo dos negócios, já que elas possibilitam uma colaboração mútua que pode gerar excelentes resultados.
Ao unir forças, as empresas podem ampliar sua visibilidade, conquistar novos clientes e aumentar suas vendas. Além disso, as parcerias permitem que as marcas complementem suas ofertas e serviços, oferecendo aos clientes uma experiência mais completa e personalizada.
Quando bem executadas, essas colaborações podem ser uma poderosa ferramenta para alavancar os negócios e fortalecer a imagem das empresas envolvidas.
No caso das tendências de marketing para construtoras 2023, a estratégia também encontra seu espaço e chama a atenção do consumidor.
E isso não quer dizer que você precisa se aliar a um concorrente para usar essa tática. Mas, até pode! Isso depende do seu objetivo. Pense, por exemplo, em um collab entre a sua construtora e uma marca de móveis refinados e sob medida.
Essa parceria pode render posts em redes sociais e até mesmo blogposts mútuos. Eles podem conter informações e dicas interessantes sobre os ambientes de uma residência e como aproveitá-los com elegância.
Ações de engajamento para influenciadores digitais
Os influenciadores digitais desempenham hoje um papel fundamental, que é, justamente, “influenciar pessoas”.
Isso quer dizer que, se você lança um novo empreendimento, pode convidar essas pessoas para vivenciar experiências no imóvel. Seja um jantar, uma recepção mais intimista, um pequeno concerto musical. Lembre-se, claro, de avaliar a proximidade e a identificação entre o influencer e o público que você deseja atingir.
Tudo isso com certeza bombará nas redes sociais e despertará o interesse do público para conhecer a sua marca e os seus imóveis.
Espaços instagramáveis: Lugares que encantam
Espaços instagramáveis também são uma grande aposta do marketing para construtoras 2023. A tendência que surgiu em 2018 segue atual e cada vez mais criativa.
Consiste em ofertar lugares ou cenários bem decorados, visualmente atrativos e propícios para a interação com o público. Essa interação pode acontecer em formato de fotos e vídeos para o compartilhamento nas redes sociais.
Geralmente, a publicação é acompanhada de uma marcação da sua empresa. Assim, desperta-se o interesse da rede de amigos desse perfil para também conhecer e participar da atividade.
A força do vídeo: Tendência para o marketing digital
Se você acompanha, mesmo que de longe, as transformações que acompanharam as redes sociais nos últimos anos, sabe exatamente do que estamos falando.
A preferência por vídeos é um fato, mais ainda por vídeos curtos. E isso pode ser facilmente comprovado. Veja o exemplo do próprio Instagram, que mudou completamente a sua estratégia para acompanhar as novidades da concorrência.
O que antes era um mar de fotografias de pratos de comida esteticamente deliciosos, hoje incentiva o formato que mais agrada os usuários. Inclusive há novas ferramentas, como os reels, do remix dos reels e de outras opções de edição.
Invista nos vídeos para diferentes plataformas, conforme as preferências da sua persona.
Excelência no atendimento pelo WhatsApp: Profissionalismo em foco
Verificar as novas tendências de marketing para construtoras 2023 requer um tanto de pesquisa, outro de auto-observação. Repare nas suas próprias preferências quando deseja se comunicar com outra empresa.
Nosso desejo por respostas cada vez mais ágeis abriu caminhos. Um aplicativo antes usado apenas para contatos pessoais e muitos “bons-dias” em grupos de família hoje é um fenômeno para a comunicação entre cliente e empresa.
O atendimento ao cliente pelo WhatsApp é fundamental para estar mais próximo do seu cliente. A ferramenta está sempre à mão, é prática, versátil e oferece justamente o que o consumidor quer: velocidade.
É claro que, da mesma forma como você trata todos os pontos de contato com o cliente, também é necessário profissionalismo pelo WhatsApp:
- Crie e use um perfil empresarial.
- Envie respostas automáticas que orientem o cliente, mesmo fora do horário de atendimento.
- Agende o disparo de mensagens.
- Utilize etiquetas para segmentar conversas e facilitar a gestão dos atendimentos.
- Use uma comunicação conforme o tom e voz da sua marca.
Essa é uma maneira excelente para ganhar produtividade e alcançar melhores resultados.
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