O marketing para pequenos negócios vem sendo cada vez mais procurado no Brasil. Tais estratégias vão ao encontro de um dos principais objetivos de todas as empresas: crescer. Isso porque as soluções que o marketing oferece proporcionam:
- a atração, a conversão, a nutrição e a fidelização de leads;
- o fortalecimento e a geração de autoridade para a marca;
- a redução de custos;
- a assertividade para as tomadas de decisão;
- e, consequentemente, mais vendas.
Se você não sabe muito bem por onde começar, não tem problema! Acompanhe a leitura e entenda o que não pode faltar na sua estratégia de marketing para pequenos negócios.
Tenha um plano de negócio e de marketing
O plano de marketing para pequenos negócios é uma ferramenta fundamental. Ele guia as ações do setor e contribui para o crescimento da empresa. Esse planejamento inclui:
- análises de mercado;
- identificação de tendências;
- antecipação a transformações;
- estabelecimento de metas e de estratégias que serão usadas para alcançar os resultados pretendidos.
Além disso, esse guia permite definir o que será feito, de acordo com as possibilidades da empresa. Ele ilustra como essas ações serão efetuadas, levando em consideração os canais utilizados e o orçamento disponível.
Já o plano de negócio é um documento que lista os objetivos da empresa e como alcançá-los. É importante tanto para o momento de abertura quanto para períodos de expansão do negócio.
As duas ferramentas são complementares e se conectam especialmente pelo propósito de elevar a competitividade.
Veja agora quais são as estratégias essenciais do seu plano de marketing para pequenos negócios.
Esteja no Google Meu Negócio
Atualmente, muitas compras começam com uma pesquisa na internet. Essa é uma tendência de comportamento do consumidor que vem ganhando cada vez mais força. Pode ser atribuída à facilidade oportunizada pelo uso dos celulares, que estão literalmente sempre à mão.
Exatamente por isso, se a sua empresa tem endereço físico, cadastrá-la no Google Meu Negócio é essencial. Você pode priorizar as informações que considera mais relevantes para aumentar a probabilidade de ser encontrado pelos consumidores.
A ferramenta do Google é gratuita e fácil de usar. Oferece benefícios como receber e responder avaliações, conversar com consumidores e conhecer o seu público.
O Google Meu Negócio dá destaque aos pequenos negócios nas páginas de resultados de pesquisa e no próprio Google Maps. Por isso mesmo, não pode ficar de fora das estratégias de marketing para pequenos negócios.
Invista em marketing local
O marketing local é especialmente utilizado para conceber um plano de ação de acordo com as segmentações geográficas. Ele considera as especificidades de cada localidade e as características do público.
Dessa forma, os investimentos realizados para a divulgação do negócio são otimizados. Isso porque o foco da estratégia está no público próximo à sua empresa. Como vantagens, a estratégia:
- faz com que sua taxa de conversão seja maior;
- aumenta a lucratividade;
- potencializa a credibilidade do seu negócio e o engajamento do público.
Esteja nas redes sociais
A presença nas redes sociais é imprescindível no marketing para pequenos negócios. Mas essa presença precisa ter o planejamento certo para trabalhar a favor da empresa.
O uso das redes é cada vez mais comum. Aplica-se inclusive para pesquisas de intenção de compra, por exemplo. Também é fundamental para entender a comunicação entre consumidor e empresa quanto a determinados produtos ou serviços. Por isso, pense nesse ambiente como uma comunidade que você pode criar para a sua marca.
A interação com os clientes é mais do que bem-vinda. Além de trazer mais oportunidades de negócio, faz com que a sua empresa ganhe divulgação orgânica. Isso ocorre através de uma estratégia que vai muito além do que as suas próprias publicações: o gatilho de prova social.
Quando um cliente fala sobre sua marca para outro cliente, a palavra dele tem muito mais peso que a sua. As redes sociais popularizaram a troca de experiências, com a possibilidade de avaliar, e mesmo de criticar, abertamente uma empresa.
O que você pode tirar disso? Uma noção mais exata sobre o que funciona e o que deve ser aprimorado, por exemplo.
Tenha um WhatsApp Business
Com o WhatsApp Business você leve seu negócio para outro patamar, se tornando mais profissional e tendo acesso a funcionalidades importantes, tais como:
- Envio de mensagem automática;
- Dados sobre estatísticas de conversas;
- Exibição de catálogo de produtos ou serviços;
- Uso de etiqueta para conversas;
- Entre outras funcionalidades.
Como você pode ver, ter o WhatsApp Business não é só garantia de maior credibilidade, mas é uma forma da empresa e do cliente terem diversos benefícios.
Faça marketing de conteúdo
Outra estratégia preciosa do marketing para pequenos negócios é o marketing de conteúdo. Produza e distribua conteúdo relevante, direcionado para solucionar as dores da sua persona. Informar seu público e dar dicas é uma das estratégias fundamentais para gerar autoridade e fortalecer o posicionamento da marca.
Quando o seu público percebe valor nos seus conteúdos, passa a buscá-los. É a você que ele recorre para se manter atualizado sobre temas da realidade e do interesse dele.
Lembre-se de pensar nos seus conteúdos para além do seu produto ou serviço. Explore temas relacionados ao segmento de mercado em que sua empresa atua. Uma loja de produtos naturais, por exemplo, pode falar sobre alimentação saudável. Pode ainda dar dicas de como fazer substituições adequadas para ter bem-estar e qualidade de vida.
Mensure os resultados
Mensurar os resultados é importante para entender se o que você desenhou no plano de marketing está funcionando de fato. Métricas e indicadores permitem acompanhar:
- os acessos ao seu site;
- o padrão de comportamento dos visitantes;
- de onde eles vêm;
- quanto tempo permanecem em cada um dos blocos de conteúdo das suas páginas.
Nas redes, é possível:
- identificar as publicações com maior engajamento;
- verificar o crescimento do público;
- guiar a produção de novos conteúdos.
O marketing para pequenos negócios se beneficia muito desse monitoramento. Afinal, a análise desses dados é extremamente positiva para melhorar sua performance on-line.
Crie metas
Estipular metas de marketing condizentes com os objetivos do seu negócio é parte fundamental de uma boa estratégia. Lembre-se de pensar em finalidades específicas e atingíveis. Por exemplo, aumentar as visitas em seu site, melhorar a taxa de conversão, conquistar mais seguidores, entre outras.
Com a mensuração de resultados, você pode acompanhar o andamento das suas ações. Ela permite verificar se a performance está correspondendo às metas que você definiu e, desse modo, adequar seus esforços.
Assim que batida, você pode traçar um plano mais audacioso. O marketing para pequenos negócios então cumpre o papel de contribuir para o crescimento da marca, tornando-a cada vez mais conhecida.
Conte com ajuda de especialistas
Deseja que a estratégia de marketing para pequenos negócios seja ainda mais eficiente e traga os melhores resultados? Nesse caso, é importante receber a ajuda de especialistas.
O know-how e a experiência dos profissionais de marketing colaboram para construir e dar andamento ao seu plano. Isso acontece de acordo com a realidade do mercado e da sua empresa. Dessa maneira, o sucesso estará mais próximo do que os erros do percurso.
Conte com uma agência especializada em acelerar resultados e ajudar empresas a crescer. Fale com a Elévon e coloque em prática as melhores estratégias de marketing para pequenos negócios.
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