Mensurar resultados no Instagram é fundamental para obter o retorno esperado. Caso contrário, você estará realizando um investimento no escuro. E, portanto, jamais saberá se está no caminho certo ou não.
O Instagram é a rede social queridinha do momento. Portanto, essa é uma excelente ferramenta para divulgar o seu negócio e construir um relacionamento com clientes.
Para você ter uma ideia, 60% dos usuários afirmam terem descobertos novas marcas por causa do Instagram.
Em outras palavras, o Instagram está em um dos seus momentos mais promissores. Por isso, saber aproveitar todos os recursos da ferramenta é o que fará a diferença para você se destacar!
Quer entender melhor como mensurar resultados no Instagram e, assim, melhorar a sua performance? Então, não deixe de ler este artigo!
Mas eu realmente preciso mensurar resultados no Instagram?
Se você acha que o Instagram da sua empresa está bombando e, portanto, não precisa mensurar resultados, ainda não abandone este texto!
Muitas vezes, baseamos os resultados das redes sociais na quantidade de seguidores ou interações. No entanto, nem sempre esses indicadores revelam o real retorno que a estratégia está trazendo.
Pense que as análises de resultados é que permitirão o entendimento de que o Instagram está, de fato, agregando valor para a empresa.
Ao fazer esse tipo de acompanhamento, você compreende melhor quais as publicações que funcionam para o seu público. Além de direcionar os investimentos e explorar ao máximo o potencial de cada recurso.
Por fim, mensurar resultados no Instagram é importante para corrigir erros e identificar oportunidades. Com isso, a estratégia na rede vai colaborar para que a sua empresa cresça como um todo!
Dicas para analisar os resultados
Agora que você já está convencido da importância de mensurar resultados no Instagram, vamos colocar a mão na massa!
Separamos uma série de ferramentas e indicadores que vão ajudá-lo com esta tarefa:
1 – Analise indicadores semanalmente e compile em uma planilha
Mensurar resultados no Instagram deve se tornar uma tarefa frequente da sua rotina. Pense que os dados e a evolução das estratégias devem estar registrados para que isso aconteça.
Assim, você conseguirá ter uma visão geral da rede. Além de conseguir analisar melhor o que está ou não dando certo.
Para tanto, a nossa dica é construir um template de relatório com as métricas importantes para a sua empresa. A partir daí, você poderá atualizar os dados mensalmente e construir gráficos para acompanhar a evolução.
Os relatórios podem ser feitos em documentos de Word ou Excel. Ou, então, você pode acompanhar as informações trazidas por algumas ferramentas de Instagram (vamos recomendar algumas mais para frente no texto).
O importante aqui é que as informações do relatório estejam alinhadas aos objetivos da empresa e às métricas do Instagram. Portanto, se o desejo é vender mais pela rede, pode não fazer tanto sentido acompanhar o crescimento de seguidores apenas.
2 – Acompanhe os insights do próprio Instagram
Quando você tem uma conta comercial no Instagram, é possível ter acesso aos Insights, que reúne uma série de informações do seu perfil.
Para tanto, basta acessar o ícone de gráfico no canto superior direito do aplicativo:
Depois, você terá acesso a informações sobre os seus seguidores, publicações na timeline e Stories.
Métricas gerais da conta
Os primeiros dados apresentados trazem uma visão geral da sua conta no Instagram. Aqui, é possível ver a quantidade de interações recebidas por dia. E isso pode ajudá-lo a identificar padrões de comportamento ou oportunidades de conteúdo.
As métricas são as seguintes:
- Impressões: número de vezes que todos os posts foram vistos. Sendo que uma pessoa pode ver o post por mais de uma vez.
- Alcance: número de usuários únicos no Instagram que viram os posts.
- Visitas ao perfil: quantidade de vezes que o seu perfil foi visualizado.
- Cliques no site: quantidade de cliques no site exibido no perfil.
- Cliques para e-mail: número de cliques com a intenção de enviar um e-mail para a empresa.
Métricas dos posts no feed
Para chegar a esses dados, basta clicar na opção “conteúdo”. Então, vão aparecer os últimos posts do seu feed e você poderá clicar em “ver tudo” para ter acesso às informações de todo o feed.
Uma funcionalidade bacana dessa área é que você pode filtrar os posts com base em alguns indicadores. São eles:
- Tipo de conteúdo: filtro por fotos, vídeos, entre outros;
- Métricas: como cliques no site, comentários, impressões, curtidas, posts salvos etc;
- Tempo: com opções de 7 dias, 30 dias, 3 meses, 6 meses ou 1 ou 2 anos.
Esses dados são ótimos para você entender quais tipos de conteúdo performam melhor. Assim, você pode ver quais os posts com melhor engajamento, por exemplo, para focar a estratégia neles.
Outra dica bacana para mensurar resultados no Instagram com base no feed é ir na própria publicação. E, então, clicar em “ver informações”.
Além de ver os dados de engajamento do post, você saberá quantos usuários que não seguem a sua conta que conseguiu impactar. Bem como a quantidade de novos seguidores que conquistou a partir daquela publicação.
Métricas de Stories
Logo abaixo dos dados dos posts do feed, na área de Insights do Instagram, você encontra o desempenho dos Stories.
As métricas, porém, vão até o período de 14 dias. São elas:
- Impressões: quantidade de vezes que a história foi visualizada.
- Alcance: número de pessoas que viram o conteúdo.
- Avançar e voltar: número de toques para visualizar o próximo conteúdo do seu Stories e número de toques para visualizar o conteúdo anterior, respectivamente.
- Saiu: número de toques para sair das suas histórias.
- Respostas: quantidade de respostas àquele Stories.
- Próxima história: número de toques para visualizar a próxima história, ou seja, de uma conta diferente.
- Aberturas do link: quantidade de cliques no link da história (se houver).
Novamente, esses dados ajudam a entender quais os conteúdos que performam melhor nos Stories.
Métricas dos seguidores
Por fim, o Instagram disponibiliza informações sobre os seus seguidores. E esses dados podem valer ouro para melhorar os resultados!
Na aba de “público” dos Insights, você encontra dados como: gênero e idade dos seguidores e localização.
Uma informação especialmente interessante são os dias e horas em que os seguidores ficam mais online. Elas podem ser usadas para que você comece a publicar os conteúdos nos momentos mais apropriados. Aumentando, assim, o alcance e o engajamento com eles.
3 – Integre as suas análises
Vale dizer que é importante integrar a atividade de mensurar resultados no Instagram com as demais atividades da empresa.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, vale a pena acompanhar pelo Google Analytics as visitas e vendas geradas pela rede social.
O mesmo se aplica para quem vende infoprodutos ou, então, deseja aumentar os cadastros ao site.
Lembre-se de que nem sempre ter muitos seguidores significa que os resultados estão satisfatórios. Para ser eficaz, a estratégia de Instagram devem cumprir com um objetivo maior. E esse objetivo precisa estar alinhado às metas do seu negócio.
Como melhorar os resultados com o Instagram
Agora que você já sabe como e onde encontrar os dados para mensurar resultados no Instagram, vamos ao próximo passo.
Aqui, separamos algumas dicas para você melhorar ainda mais a performance do seu negócio com a rede social!
1 – Conteúdo focado na persona sem ferir as regras de uso
Para que o seu Instagram tenha um performance boa, você precisa pensar a sua estratégia com base nas personas. Ou seja, nas dores e desejos do seu cliente ideal.
Tenha em mente que, quanto mais direcionado para as personas o conteúdo for, maiores as chances de criar conexões com os seguidores. E, consequentemente, de melhorar o engajamento, as vendas ou qualquer outro objetivo.
Para isso, entenda o que o seu público considera como importante e pense o conteúdo com base nisso. Os Insights do próprio Instagram podem ajudá-lo nesta tarefa!
Não se esqueça, porém, que o Instagram conta com regras de uso. Portanto, é fundamental que você conheça e atue de acordo com elas. Caso contrário, o seu perfil pode ser banido da rede.
2 – Use ferramentas de interação e programação de posts
Não é fácil produzir conteúdo, postar, mensurar resultados no Instagram e ainda interagir com os seguidores. Por isso, vale a pena apostar em algumas ferramentas que automatizam essas atividades.
A mLabs, por exemplo, é uma ferramenta que permite agendar posts e ainda gera relatórios automáticos do desempenho do seu perfil. Ela ainda centraliza os directs do Instagram, facilitando a interação com os seguidores.
O Hootsuite é outra ferramenta com uma proposta parecida. A grande vantagem é que ele conta com uma versão gratuita. O que pode ser bastante interessante para quem está começando.
Ainda existem as ferramentas que automatizam as interações no Instagram. Como exemplo, o Instaeasy ou o Bume, que seguem pessoas com base nas configurações inseridas nessas ferramentas. E ainda curtem fotos e permitem configurar mensagens automáticas no direct dos novos seguidores.
O Postgrain é outra ferramenta do tipo. Sendo que ambas também trazem relatórios com os indicadores de performance da conta.
3 – Aposte em anúncios no Instagram
Por fim, vale a pena citar os anúncios patrocinados no Instagram. Apesar de a rede estar em alta e permitir um alcance maior, com as campanhas você consegue potencializar ainda mais os resultados.
Você consegue fazer um anúncio no Instagram com foco em engajamento, novos seguidores ou cliques no link. Tudo vai depender dos seus objetivos.
As campanhas podem ser criadas diretamente no aplicativo ou, então, pelo Gerenciador de Negócios do Facebook. Sendo este último mais recomendado por oferecer mais opções de segmentação e gestão.
Você pode mensurar resultados no Instagram de posts patrocinados também pelos Insights. Os dados estarão disponíveis na aba “conteúdo”, ao rolar a tela para baixo.
Lá, você encontra o valor investido, o número de impressões e de engajamento e a audiência demográfica do post.
Caso a campanha tenha sido criada pelo Gerenciador de Negócios do Facebook, as métricas poderão ser visualizadas por lá.
Que tal começar a mensurar resultados no Instagram ainda hoje? Com certeza, as suas estratégias se tornarão muito mais eficazes e você conseguirá ir para outro patamar!